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Convex Datacenter
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  • #1
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    11/01/2010
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    Rodei 1.700km sem barra estabilizadora - Pajero TR4..




    Olá !!! Preciso de uma orientação.....
    A história é esquisita....mas vou contar tudo pq é surreal....rss...

    Tenho uma TR42005 manual, gasolina. Está com 67mil km, peguei com 45mil, está comigo há 1 ano.

    Fiz 2 revisões nela, 1 há 6 meses, troquei 2pneus, velas, mangueiras, pastilhas de freio, balanceamento.. e outra na semana passada: troquei a bateria e fiz alinhamento..... Tudo em oficinas de confiança, que já mexiam em outros carros meus há anos..

    Todos me falaram que o carro estava perfeito.....

    Decidi pegar 3.400km ida/volta de estrada, SP pra Chapada Diamantina-BA...

    Peguei a estrada....... Nos 1os. 100km percebi q se o carro pegasse ondulações na pista, ele "bambeava", jogando o carro levemente de um lado pra outro.... E piorava se passasse de 100km/hora...

    Liguei pro meu mecânico... ele disse q era normal, q jipinho como a TR4 jogava mesmo no asfalto.....acreditei...

    E fui.... daí, com 400km, já em MG, estava inviável dirigir o carro, pois teve momentos em que dava a impressão de perda de controle...

    Comecei a ligar pras concessionárias da região (BH e Montes Claros), e consegui marcar pro dia seguinte pela manhã em Montes Claros. Rodei 960Km até lá... desse jeito...

    Na concessionária, o cara olhou o carro de cima abaixo... disse tb q tudo estava perfeito: amortecedores, molas, suspensão, etc... Daí disse pra fazer o alinhamento de novo....

    O cara do alinhamento (uma oficina "genérica" ao lado da concessionária - q foi indicada por eles) bateu o olho e disse que o carro estava faltando uma peça - a barra estabilizadora e me mostrou as marcas....

    Ele mesmo chamou o mecânico da concessionária, e ficaram lá embaixo do meu carro discutindo, um (o genérico) falando q faltava a peça... e o outro (o técnico certificado pela Mitsubishi) falando q ele tava doido... Chamaram o especialista em peças da concessionária, olharam... pegaram o manual técnico da suspensão do carro.....

    E de fato, estava faltando a BARRA ESTABILIZADORA........ Rodei 960Km sem essa peça !!!! E nem o cara da concessionária indicou o problema...

    Bom, resumindo: lá em Montes Claros eles não tinham a peça, iria demorar 1 semana pra chegar... e eu (com a minha família no carro) no meio do caminho.....E o pior: a peça completa (barra, buchas, etc) ficaria mais de R$ 1.400,00 (sem a mão de obra)....

    Decidimos ir a 80/90km por ora e continuar a viagem, e pesquisar alternativas durante a estada.....Rodamos mais 600Km desse jeito..

    Ou seja: no momento, estou numa cidade minúscula na Bahia, a concessionária Mitsubishi mais próxima fica a 350Km daqui....

    Daí preciso de uma forcinha da galera pra me ajudar a decidir as alternativas...

    1) Ir até a concessionária Mitsubishi (350Km), pagar R$ 1.400,00 e resolver...

    2) Comprar a peça fora (aceito sugestões), mandar entregar aqui na região e procurar um mecânico "genérico" pra colocá-la (não sei a complexidade do procedimento)

    3) Comprar a peça fora e ir na concessionária só pra eles instalarem (nem sei se eles aceitam fazer isso)

    Me ajudem !!! Não dá pra rodar os 1.700km de volta pra SP do mesmo jeito q viemos.... é muito arriscado...

    Desde já, muuuuuuito obrigada mesmo !!!!

  • #2
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    25/09/2006
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    Olá Cilene,

    Vc disse que está faltando uma barra estabilisadora. O TR4 tem barra estabilizadora na dianteira e na traseira. Qual delas está faltando?

    Vamos por partes tentar entender o que está acontecendo:

    1- Vc disse que começou a perceber instabilidade no seu carro já nos primeiros 100 km da viagem.

    2- Vc disse que mandou fazer uma revisão pouco antes da viagem.

    Pergunta 1: Antes da revisão vc não percebia esse comportamento, mesmo na cidade?

    Pergunta 2: Foi feita alguma intervenção na suspensão na revisão antes da viagem?

    A principal função da barra estabilizadora é conter a "rolagem" da carroceria nas curvas. Dirigindo em linha reta em piso plano, ela não tem efeito, mesmo em freadas (em linha reta). Em piso ondulado o efeito da barra e conter o balanço lateral da carroceria, melhorando o conforto.

    Na foto em anexo, aparece a montagem da barra estabilizadora dianteira, indicada com as setas vermelhas. As setas em azul indicam os pontos de fixação (abraçadeiras e buchas de borracha) da barra na carroceria. As setas em amarelo indicam a fixação das pontas da barra nos braços (bandejas) dianteiros através de duas pequenas "bieletas" (links)

    Do ponto de vista "estrutural" a ausência da barra não compromete em nada a integridade do veículo, ou seja, não vai cair nada pelo caminho, desde que o seu mecânico não tenha esquecido nada solto.

    Acredito que vc esteja com o carro carregado e essa condição é mais critica em curvas, com a ausência da barra estabilizadora, pois o carro tende a rolar mais do que o esperado.

    Não há motivo para desespero. Se vc não conseguir repor a peça, tente seguir viagem, redobrando o cuidado, principalmente nas curvas e nas ultrapassagens.
    Evite movimentos bruscos na direção que produza rolagem acentuada da carroceria (curvas fechadas). Ou seja, vc terá que guiar de forma diferente enquanto estiver sem a barra.

    Vc pode tentar baixar um pouco a calibragem dos pneus. Isso deixará o seu carro mais lento em resposta de direção (menor rolagem, como consequência). Mas não vá exagerar, principalmente se o seu carro estiver muito carregado. Faça um teste para conferir as reações.

    Comentários:

    Muito estranho o fato de "sumir" a barra. Vc já tentou perguntar para o seu mecânico se ele teve que mexer na barra por algum motivo durante a revisão e se ele não esquecer de recolocá-la?

    Se vc já está com o carro faz mais de um ano e nunca percebeu esse comportamento, e logo depois da revisão surge o problema e a barra não está no lugar, tem coisa errada nisso tudo.

    Pesquisei nos sites de possíveis fornecedores de barras, mas nenhum deles disponibiliza catálogos online. Fico devendo...

    Bem, desejo sorte e uma boa viagem.

    Sds,

    Octávio
    (19) 9173-0279
    4X4 Brasil

  • #3
    Cilene ,

    Vc não consegue saber se existe algum desmanche perto,nunca é o ideal,mas eventualmente pode resolver,tente se certificar se falta só a barra,veja se os suportes,borrachas,parafusos e porcas estão no lugar.
    Concordo com o Otavio,se não tiver jeito,vem devagar com CUIDADO que vc chega.
    Boa sorte e não deixe que isso estrague as suas ferias.

    Urbano

  • #4
    Usuário Avatar de ferramenteiro
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    Cilene,

    Tive um problema com uma pedra que bateu no na barra estabilizadora da minha Frontier lá no Chile-Atacama. Um dos suportes quebrou e ela ficava batendo, resolvi então retirar toda a barra. O carro rola um pouco mais nas curvas mas não acontece nada imprevisível. A própria inclinação acentuada vai fazer vc ir mais devagar. Rodei uns 4.000Km sem a barra e com o carro totalmente carregado e não tive nenhum problema. Se não conseguir nenhuma barra usada por aí pode rodar tranquilo.

    Qualquer dúvida estamos aí

  • #5
    Cilene

    Tá estranho isso.
    Eu tinha uma Land Rover Defender 90 e retirei as barras para o carro ter um melhor desempenho nas trilhas, mas também usada tranquilamente o carro no dia-a-dia...o carro se comportava muito bem...e olha que eu sou pé pesado heimm...sempre gostei de fazer curva em alta velocidade, mesmo com jipe...não acredito que somente a falta da bara estabilizadora esteja impossibilitando que tu consiga passar dos 10 Km/h com segurança.

    [ ]'s
    Éverson (Chuck) Lopes EQUIPE JEEPBOM
    Hilux Japa em contrução - Clique aqui






  • #6
    Usuário Avatar de Paulo_CW
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    Muita calma... Não a necessidade de ficar desesperada por causa disto... eu mesmo retirei a barra da minha Pajero para melhorar o desempenho em trilhas e rodo sem problemas por aí.

    Como já comentado, claro q vc vai sentir mais a inclinação do veículo e o seu cuidado maior fica em baixar a velocidade para questão de segurança... e entrar nas curvas um mais atenção...

    Depois com calma vc pode ir atraz da barra estabilizadora.
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #7
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    10/11/2010
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    Bom dia, caros amigos.
    Tenho uma TR4 2006 e gostaría de saber se alguém pode me indicar qual a especificação da correia dentada do motor, que é gasolina. Sei que tem 121 dentes, mas falta dizer qual o passo (distância entre dentes) e largura. Alguém pode me ajudar. Desde já agradeço,
    Sds,
    Rinaldo Rios - RJ

  • #8
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    Citação Postado originalmente por rinaldorios Ver Post
    Bom dia, caros amigos.
    Tenho uma TR4 2006 e gostaría de saber se alguém pode me indicar qual a especificação da correia dentada do motor, que é gasolina. Sei que tem 121 dentes, mas falta dizer qual o passo (distância entre dentes) e largura. Alguém pode me ajudar. Desde já agradeço,
    Sds,
    Rinaldo Rios - RJ
    121d / 29 x 968 ( Catalogo Gates - http://www.gatesbrasil.com.br/signia...s-reduzido.pdf)

  • #9
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    Exclamation Minha TR4 balança como uma canoa

    Prezada Cilene,
    Minha TR4 apresenta o mesmo problema. Acima de 100km/h, balança como uma canoa.
    Gostaria de saber como vc resolveu esse problema na sua.
    Um abraço.

  • #10
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    06/02/2013
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    Olá, Boa noite! Comprei uma Pajero TR4 2008 e estou, exatamente, com o mesmo problema. É horrível de dirigir!! Por favor, você descobriu o problema? Conseguiu resolver? Era mesmo a barra estabilizadora?

    Obrigado,
    Luiz Zeniro

  • #11
    Usuário Avatar de glauco_paivah
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    Luiz,

    Já faz um bom tempo que vendi o TR4, mas trocando as buchas da suspenção traseira o problema foi resolvido!

    Abs.

    Glauco

  • #12
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    23/07/2010
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    Citação Postado originalmente por Luiz Zeniro Ver Post
    Olá, Boa noite! Comprei uma Pajero TR4 2008 e estou, exatamente, com o mesmo problema. É horrível de dirigir!! Por favor, você descobriu o problema? Conseguiu resolver? Era mesmo a barra estabilizadora?

    Obrigado,
    Luiz Zeniro


    Boa tarde Amigos,



    Tive um problema como minha Tr4 2004, que vale compartilhar, após os
    100km/h ela ficava jogando a traseira e rebolando; A solução foi trocar as
    bucha dianteira do tirante inferior
    traseiro
    , o mecânico verificou as outras buchas e
    estavam boas, pelo que parece esse é aque mais sofre impacto no
    carro;

    Em Brasilia, na autorizada cada bucha sai a mais ou menos 130,00; Não
    encontrei paralela no setor H norte em taguatinga;

    Consegui encontrar no site
    www.eletrocarsp.com.br
    por R$ 39,90 cada, pra quem interessar segue o codigo do produto no site
    BAC53557BU; Instalei e testei indo pra Goiania e parou o problema;



    Abs,

    Kleirion


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