Postado originalmente por
enasor
Prezado amigo Marçal
Bom dia.
Primeiramente, sejas muito bem vindo ao fórum ...
Tenho um Pajero Full ... reforço os comentários dos amigos que postaram antes, e posso lhe afirmar que é um excelente veículo ... Estou muitíssimo satisfeito com o meu, e já penso, num futuro próximo, em trocá-lo por um modelo mais recente ... Se seu perfil não for rural, trilheiro esportivo, etc., que utilizam o veículo constantemente em regiões esburacadas e irregulares, mas, sim, urbano, com eventuais viagens com a família e amigos, tal como eu, não vais se arrepender pela escolha ... esse veículo é um “trator de luxo”, pode crer ... é um veículo que vai lhe proporcionar luxo, conforto, segurança, robustez na medida certa, para que você possa viajar com sua família com tranquilidade para qualquer lugar do Brasil e da América Latina ... e é estruturado para encarar duras situações em suas viagens, quando for solicitado ... conforme bem frisou o amigo Ramonpoa "é um carro mundial", portanto, já consolidado no mercado europeu e latino, encontrando-se peças facilmente, a preços baixos, e sua mecânica já está bem conhecida, de forma que a mão-de-obra de manutenções preventivas e corretivas e peças de reposição não são tão caros, comparativamente a outros modelos de luxo ...
Relativamente à escolha do modelo: Como pretendes um Full modelo 2008 em diante, estarás livre dos problemas com bomba injetora semi-eletrônica que equipam os modelos 2007 para trás (fica a sugestão para, na medida do possível, e de acordo com o seu tempo, consultares o fórum com calma, para entenderes o que estou falando) ... mas, se tiveres a sorte de adquirires um modelo de 2007 para trás com bom "pedigree" (dono zeloso, com histórico de manutenção confiável) estarás muito bem servido e terás um veículo para uso por longo tempo, sem problemas ... já os Fulls a partir do modelo 2008 já são dotados de sistema common rail, com bomba de alta pressão, onde o sistema de injeção está mais bem resolvido e, praticamente, não se vêem mais reclamações ...
Vi que pretendes uma GLS ... bem ... tem também as HPE ... tanto a GLS, quanto a HPE, apresentam o mesmo “trem de força”, incluindo o motor, design, parte elétrica/eletrônica, etc., PORÉM, a HPE apresenta uns “mimos” a mais, que poderão lhe atrair ainda mais, a exemplo de teto solar, xenon, A/C "dual-zone", etc. ... pesquise o fórum, e saberás o que a HPE oferece a mais ... talvez valha a pena, pois, o diferencial de preços entre ambas não deve ser tão grande ...
Relativamente à escolha entre SW4 e Full ... com ambas as viaturas estarás muito bem servido em termos de mecânica e robustez, com um baixo custo de manutenção ... porém, no quesito conforto, segurança e luxo o Full está num patamar acima da SW4 ... porém, apesar da SW4 ser inferior, apresenta-se no mercado com preço superior, tendo em vista que, no quesito desvalorização e liquidez na revenda, apresenta-se melhor que a Full, tendo em vista que é um veículo mais procurado, graças à merecida fama adquirida pela Toyota no trato com seus clientes ... A Mit andou "pisando na bola" com proprietários de Fulls modelo 2007 para trás, deixando-os "a ver navios", justamente quando esses mais precisaram de seu apoio, relativamente aos onerosos e chateantes problemas com bomba injetora ... parece que agora a Mit está "acordando" para isso, e dando mais atenção aos seus clientes ... já aparece no "ReclameAqui" como campeã no quesito de atendimento a reclamações ... de qualquer forma, sugiro-lhe que não tenha pressa em fazer essa aquisição ... leia bastante esse fórum, pois ele é riquíssimo em informações a respeito de ambos os veículos ... sobre o Pajero Full, indico-lhe 2 tópicos muito interessantes (Pajero Full – Comentários Gerais e Pajero Full – Dúvidas) ... faça test-drive em ambos os veículos para você apreciar as diferenças entre eles ... Se pensares em utilizar o veículo constantemente em pisos irregulares (estradas esburacadas, ruas com paralelepído, trilhas, etc.), sugiro-lhe fortemente a SW4, tendo em vista que tem menos tecnologia embarcada e, em consequência, é dotada de menos sensores elétricos/eletrônicos sensíveis a trancos e trepidações, além do que, a parte de isolamento acústico é mais bem resolvida pela Toyota, ... no Pajero Full, em razão de constantes trepidações, com o tempo vão aparecer “grilos” e barulhos internos que vão incomodá-lo, mas, nada que um bom “tira-grilos” não resolva ... entretanto, no uso constante em pisos irregulares, esses ruídos acabam retornando em outros lugares, havendo que sempre estar tirando grilos ... um amigo meu, produtor rural, teve uma e se cansou disso ... acabou vendendo logo em razão desses barulhos internos ... hoje está com uma SW4 e está muito satisfeito, apesar do menor conforto, segurança, etc., comparativamente ao que tinha antes ... outra coisa que é recomendável no Pajero Full: Trocar óleo do motor a cada 5.000 kms, conforme preconiza o manual do veículo, tendo em vista que esse óleo lubrifica partes e peças da turbina e da corrente de comando (umas das vantagens em relação à SW4) ... outra coisa que reclamam muito em Fulls: Enferrujamento do bocal do tanque de combustível, que pode se propagar para o tanque ... no meu caso, nunca apareceu isso, e acredito que isso se deva ao fato de não utilizar o veículo em áreas litorâneas e, ainda: Abasteço o veículo sempre em postos idôneos e de grande movimentação de combustível, a cada abastecimento coloco aditivo no diesel, mantenho o tanque sempre cheio e, apesar de rodar pouco, mantenho o veículo sempre em circulação utilizando-o no meu dia-a-dia ... esse veículo já está rodando há quase 5 anos e nunca teve manutenção corretiva, apenas preventivas a preços tabelados na css e a preços justos, tendo em vista o naipe desse veículo ... até agora, somente os recalls dos air-bags (gratuitos na css) e gastos com peças de reposição normais em qualquer veículo (pneus; bateria; peças para a troca do fluido da transmissão; pastilhas de freio; etc.) ...
Forte abraço e boa sorte na sua escolha ...