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  • #1
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    Opa, legal ver o avanço dos trabalhos.

    Furou a temostarica? Não seria mais recomendado colocar uma com a abertura mais fria? Fiz isto na minha de 82C para 75C. Fica bem mais estável a temperatura, pois, com ela furada quando em descidas a temperatura cairá bastante.

    Seguindo seu conselho da capa para a turbina fui buscar uma solução para a minha e descobri que as turbinas Hitachi kt10 (minha) possuem um dissipador de calor que muitos tiram, encontrei a minha em um desmanche coloquei, realmente o calor do cofre reduz muito.

    Por ultimo, colocou os medidores de temperatura extras?. Acho essencial.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #2
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Opa, legal ver o avanço dos trabalhos.

    Furou a temostarica? Não seria mais recomendado colocar uma com a abertura mais fria? Fiz isto na minha de 82C para 75C. Fica bem mais estável a temperatura, pois, com ela furada quando em descidas a temperatura cairá bastante.

    Seguindo seu conselho da capa para a turbina fui buscar uma solução para a minha e descobri que as turbinas Hitachi kt10 (minha) possuem um dissipador de calor que muitos tiram, encontrei a minha em um desmanche coloquei, realmente o calor do cofre reduz muito.

    Por ultimo, colocou os medidores de temperatura extras?. Acho essencial.

    Falando em "medidores de temperatura" (termômetro, né, pessoal?), um pirômetro pra monitorar a EGT não seria mau negócio se a preparação for realmente pesada... é melhor ver que é necessário tirar o pé antes de derreter um pistão...
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Opa, legal ver o avanço dos trabalhos.

    Furou a temostarica? Não seria mais recomendado colocar uma com a abertura mais fria? Fiz isto na minha de 82C para 75C. Fica bem mais estável a temperatura, pois, com ela furada quando em descidas a temperatura cairá bastante.

    Seguindo seu conselho da capa para a turbina fui buscar uma solução para a minha e descobri que as turbinas Hitachi kt10 (minha) possuem um dissipador de calor que muitos tiram, encontrei a minha em um desmanche coloquei, realmente o calor do cofre reduz muito.

    Por ultimo, colocou os medidores de temperatura extras?. Acho essencial.
    Caso a temperatura comece a oscilar eu boto a de 75.. por enquando ta bem estavel!
    Na capa da turbina eu fiz uns furos nela e consegui botar os defletores no lugar

    Quanto aos medidores de temperatura, vou deixar minha carteira respirar primeiro.. kkkkk dai boto o pirometro antes de chipar. Me interessei mto no sistema agua/etanol. vou ver se bolo um depois de chipar.

  • #4
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    Uma opção mais viável no Brasil (lá fora existem kits prontos, mas até os americanos me parecem meia boca) seria replicar o sistema de bico injetor suplementar usado nos motores de ciclo Otto turbinados. Adapta-se um pedaço da tubulaçao de ar - pré turbo ou na linha de pressurização (as duas opções têm pros e contras) - onde é instalado um suporte de bico injetor de carro a alcool (Monza, Santana... Sai uns 100-150 o bico, mais uns 100-200 o pedaço de cano com suporte), acionado por um pulsador de bico específico para carro turbo (500 pilas). Com mais 500 compra-se um tanque plástico de 10L para barco, uma bomba de combustível, um regulador de pressão e uns metros de mangueira. Ficaria como se o carro tivesse uma injeção de álcool 50º monoponto paralela à injecao de diesel normal, que começa a jogar cachaça quando atinge certa pressão e vai aumentando conforme pressurização e aumenta a rotação. A maioria dos sistemas de injeção de cachaça é o liga-desliga, então tem de reduzir o rendimento em máxima para não encharcar em baixa...

    ja tenho essa ideia na cabeça há muito tempo, mas minha caranga é meu único carro e ainda por cima é automática... No futuro penso fazer isso com uma L200 quadrada e tê-la só para curtir, envenenada até o talo.
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  • #5
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    O tópico onde a galera falou do sistema com injeção de Metanol e H20 foi este: http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-bi-turbo.html (MB-914 Bi-Turbo). Da uma olhada lá o Felipe que implantou na Band dele, vou anexar umas fotos do motor e do painel dele, mas o kit dele não é feito em casa, pelo que entendi o kit dele atua com sensores das turbinas (o motor dele é bi-turbo) e temperatura do escapamento, assim ele dosa a quantidade de álcool x metanol / etanol a ser injetada na admissão. Olha as fotos ai


    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img_5168.jpg
    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img_5171.jpg
    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img_5174.jpg

    Agora, muito importante o que o Walter disse, não vacile e não ponha todo o trabalho do seu projeto a perder, os termômetros auxiliares são importantes, o meu me salvou há coisa de 1 mês quando uma mangueira de 10mm rompeu e perdi água, antes da temperatura chegar a 75ºC parei a viatura (subiu mais rápido que o conta-giros, percebi o comportamento estranho na hora). Entendo que todos queremos o melhor dos mundos e isto implica em mais dinheiro para tanto, contudo, há alguns que são muito baratos e você pode fazer em casa a instalação (há alguns com sensor tipo "parafuso" que você instala na flange da Termostática) este tipo de solução e barata e depois pode ser substituída.
    Boa sorte e boa empreitada.
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    O tópico onde a galera falou do sistema com injeção de Metanol e H20 foi este: http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-bi-turbo.html (MB-914 Bi-Turbo). Da uma olhada lá o Felipe que implantou na Band dele, vou anexar umas fotos do motor e do painel dele, mas o kit dele não é feito em casa, pelo que entendi o kit dele atua com sensores das turbinas (o motor dele é bi-turbo) e temperatura do escapamento, assim ele dosa a quantidade de álcool x metanol / etanol a ser injetada na admissão. Olha as fotos ai


    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img_5168.jpg
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    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img_5174.jpg

    Agora, muito importante o que o Walter disse, não vacile e não ponha todo o trabalho do seu projeto a perder, os termômetros auxiliares são importantes, o meu me salvou há coisa de 1 mês quando uma mangueira de 10mm rompeu e perdi água, antes da temperatura chegar a 75ºC parei a viatura (subiu mais rápido que o conta-giros, percebi o comportamento estranho na hora). Entendo que todos queremos o melhor dos mundos e isto implica em mais dinheiro para tanto, contudo, há alguns que são muito baratos e você pode fazer em casa a instalação (há alguns com sensor tipo "parafuso" que você instala na flange da Termostática) este tipo de solução e barata e depois pode ser substituída.
    Boa sorte e boa empreitada.
    Estou pensando em botar esse sistema antes mesmo de chipar. é muito mais seguro alem de diminuir a temp. da EGR. Prefiro tomar todas as medidas preventivas antes de chipar. a proxima facada vao ser os manometros (Pres. Turbina, Temp. Agua e temp. EGT). Dai faço o sistema de injeção e por fim o chip.

    Aquele Sprint Boster eu cortei do projeto. andei pesquisando evi que ele funciona como um encurtamento do acelerador....

  • #7
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    Melo, recomendo fortemente instalar um termômetro digital. Fiz isso quando tive uma Sport 2010 e fiz uma expedição para o Atacama, já que tinha medo do 2.5 ferver subindo a cordilheira dos Andes e fritar um cabeçote a 3000 km de casa.
    Enquanto o termômetro digital variava mais de 20°C aquele picaretinha do painel nem se mexia.

    O termômetro que usei foi esse:
    Marcador Digital De Temperatura Do Motor Fixacao por Ima

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Melo, recomendo fortemente instalar um termômetro digital. Fiz isso quando tive uma Sport 2010 e fiz uma expedição para o Atacama, já que tinha medo do 2.5 ferver subindo a cordilheira dos Andes e fritar um cabeçote a 3000 km de casa.
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Enquanto o termômetro digital variava mais de 20°C aquele picaretinha do painel nem se mexia.

    O termômetro que usei foi esse:
    Marcador Digital De Temperatura Do Motor Fixacao por Ima

    Vou colocar sim, aquele EVO digital da prosport. mas 20ºC!?! nao é muito pra variar e o ponteiro nao mexer n?? o meu da pra ver a variação. qnd a mangueira que esfria a egr estourou e o ponteiro ficou um pouquinho acima da metade ja desliguei o carro na hora. dai qnd abri o capo ja deu pra ver ela cuspindo agua.

  • #9
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    Depende de onde é instalado o sensor de temperatura.
    Eu coloquei fixado na superfície do cabeçote, onde as variações ocorrem mais rápido, conforme o esforço do motor.
    O mesmo termômetro está hoje no meu Troller e varia de 93 a 110º sem alteração no ponteiro do painel.
    De alguns anos para cá, quando os instrumentos passaram a ter motor de passo, as fábricas fazem essa picaretagem de programar o termômetro para ficar estável dentro de determinada faixa de temperatura. Tive uma TR4 que parecia que o painel era de velotrol de criança, com o termômetro fixo na mesma posição na cidade, na estrada, subindo serra, descendo serra, etc...

    Citação Postado originalmente por rmelo87 Ver Post
    Vou colocar sim, aquele EVO digital da prosport. mas 20ºC!?! nao é muito pra variar e o ponteiro nao mexer n?? o meu da pra ver a variação. qnd a mangueira que esfria a egr estourou e o ponteiro ficou um pouquinho acima da metade ja desliguei o carro na hora. dai qnd abri o capo ja deu pra ver ela cuspindo agua.

  • #10
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Varia sim em 20C com muita facilidade, o meu eh de mercúrio que vai no fluido, a leitura eh muito precisa e vejo que eh uma reta andando em marcha baixa com giro em 1.500 rpm mesmo em um dia quente a temperatura cai no mínimo uns 5C.
    Esse sistema de injeção de metanol h2o não vai refrigerar seu motor ele vai impedir que a sua temperatura salte quando acionado / exigido, outra questão eh que os tanques senão me engalo são de 20 ou 30 litros, ou seja, não da muita coisa eh para uso pontual.

    Se for instalar o termômetro faça como o Walter e coloque no cabeçote, tem gente que usina e coloca direto na canaleta de água, dentro do cabeçote, fica show assim
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  • #11
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    A vantagem do termômetro na superfície metálica é que ele não depende da água para funcionar. Se estourar uma mangueira e perder água muito rapidamente, o termômetro que estava imerso na água não vai acusar aumento de temperatura, enquanto o de superfície vai soar um alarme sonoro, dando tempo de parar e salvar o motor.

    Na Camper eu tenho um Cronomac de "mercúrio" (na verdade não existe mais nenhum de mercúrio, que foi substituído por outra química) instalado no lugar do original, na água logo acima da válvula termostática. Uma vez, numa trilha, uma mangueira grossa rompeu-se e perdeu toda a água do radiador de uma só vez. O original do painel e o Cronomac começaram a cair a temperatura e eu rodei uns 5 km sem perceber que tinha algo errado. Até que a temp caiu demais e o motor começou a feder queimado, então eu parei para olhar e ví que estava sem água. Por sorte o cabeçote do motor 14B é de ferro e, por isso, não teve nenhuma consequência.
    Portanto, quem tem o termômetro com sensor imerso na água, deve desconfiar quando perceber uma diminuição anormal da temperatura, pois sem água ele não sente o aquecimento.

  • #12
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    Ola.voce pode dar mais detalhes como foi feita os furos no bloco para aumentar a passagem dq agua?? Foi necessário outra adaptação? Grato

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