eu instalei no meu carro uma ventoinha auxiliar, pois com o ar-condicionado ligado em dias muito quentes, parado por muito tempo em semaforos o ar começava a ganhar temperatura, e o motor aquecer, pois a rotação da hélice de acoplamento viscoso nao gira na rotação que consiga vencer o calor gerado pelos radiadores, andando em media de 30km/h normal, o ar gela e tal.
pra resolver este problema comprei uma hélice do Tigra em um desmanche R$130,00, um relê 50amp R$16,00, terminais e fios de 4mm R$ 15,00, e instalei aqui em casa mesmo, mao de obra R$0,00.
a ventoinha é acionada pelo compressor, assim que ele acopla liga a ventoinha.
ficou outra coisa agora, posso ficar parado o tempo que for no sol em marcha lenta que nao esquenta nem o ar nem o motor, ficou uma maravilha.
entao "Claudio Alexandre" muita gente instala uma ventoinha extra nesses casos ae que vc citou, trilha, areiao etc, vc pode instalar uma chave e ligar quando estiver nessas situações.
no caso da L200, a ventoinha do ar-condicionado do Vectra serve perveitamente, batendo até as furações. é comum "mas nao legal" aquecer bastante nesta temperatura ambiente, instale uma ventoinha e seja feliz.