Buenas pessoal!

Sou novo no mundo 4x4 e trago uma dúvida que deve ser bastante trivial para vocês.

Estou com uma L200 GLS 4x4 1995, e ela possui em ambos os cubos de roda dianteiros a chavezinha manual "Lock" e "Free". No meu entendimento esse dispositivo serve para bloquear a tração no eixo dianteiro, fazendo com que as rodas dianteiras sempre girem juntas e que, portanto, é uma função para se usar quando estiver com o 4x4 ligado e num perrengue maior tipo um atoleiro, onde é exigida melhor tração.

No entanto no manual dela diz exatamente o seguinte (segue abaixo o capítulo completo sobre os cubos da roda livre): "Se for usada a tração nas quatro rodas, os cubos de roda livre tanto do lado esquerdo como do lado direito devem ser colocados na posição LOCK. Não tente acionar o veículo com a alavanca de transferência tanto na posição 4H como na posição 4L se os cubos de roda livre estiverem na posição FREE."

Quando usar o bloqueio de cubo de roda livre manual? (L200 4x4 1995)-img_9365.jpgQuando usar o bloqueio de cubo de roda livre manual? (L200 4x4 1995)-img_9366.jpgQuando usar o bloqueio de cubo de roda livre manual? (L200 4x4 1995)-img_9367.jpg

Então pergunto: se eu estiver em uma rodovia sob forte chuva ou em uma estradinha de chão, não posso simplesmente parar a camionete, mudar a alavanca de tração para 4H e seguir dirigindo? Ou toda vez que for acionar o 4x4 vou ter que descer da camionete e girar a chave dos cubos de roda livre, fazendo o inverso quando for desligar o 4x4? No que interfere/prejudica se eu ligar o 4x4 mas os cubos estiverem na posição FREE, coisa que o manual da camionete não indica fazer?

Abraços!