depende desse rodar na terra se passa por situações onde o bloqueio é necessário. Antes de bloqueio, pensar em pneus mais adaptados às situações que você precisa enfrentar (por exemplo MUD).
Qual a sua real necessidade do uso do bloqueio de diferencial? Vai usar para trilhas pesadas? Se nao for, é desnecessário e oneroso
Creio que, pela sua explicação, não terei essa necessidade do bloqueio. Não pretendo fazer trilhas pesadas, serão mais viagens, em que alguma parte do trajeto será terra.
Vale o mesmo pensamento para o bloqueio. Roda livre manual é mais confiável quando se faz um uso mais intenso do 4x4, como em trilhas. Mas daí não pode usar a calotinha central da roda (fica feio esteticamente no caso da xterra) e tem que descer do carro para acionar. Para o uso pouco rotineiro, a roda livre automática é muito melhor. Sem falar que não tem que usar 4x4 quando se está em estrada de terra, só precisa usar 4x4 quando o maior poder de tração se fizer necessário, sob pena de danificar o sistema. Em resumo, para estradas de terra comuns, raramente precisará fazer uso do 4x4 e o melhor é usar pneus de uso misto (ALL TERRAIN) e o carro original.