Olá meus caros foristas, todos nós sabemos de que o nosso combustível não é dos melhores, isso juntando com a desonestidade que impera neste país, só tem a acarretar problemas.
Esse tão decantado S10, é um combustivel relativamente novo para nossos veículos, o S500 está no mercado a mais de 50 anos.
Se a recomendação do fabricante exige seu uso no veículo, nada posso dizer, afinal deve ter sido pesquisado e os componentes adequados a tal por inúmeros engenheiros, que possuem muito mais conhecimento do que este humilde usuário.
Conheço camioneiros calejados de estrada, que alem de usar o S500, ainda adicionavam no tanque mais um litro de oleo SAE 30, a fim de lubrificar a bomba e bicos, dizendo que rodavam por muitíssimos Km, sem problemas com o motor. Talvez seja somente uma ilusão, não posso comprovar o efetivo desempenho deste aditivo.
O que me parece que não devemos fazer, é usar o S10, em motores que não foram fabricados para usar este combustivel, somente porque faz menos fumaça, ou polui menos. Pela minha pequena esperiencia, já descrita acima, no outro post, não gostei, porque reduziu a Km, alem de ser mais caro. Não esperei dar pau em bicos, ou bomba, já adicionei o S500 novamente, e rodo com ele somente, na Sprinter e no Engesa com motor MWM 2.8.
No Gurgel, fui certa vez a Urubici, e S.Joaquim, ver frio e neve, fiquei com medo de congelar o diesel e acrescentei 5l de querosene, num tanque de 70L. O resultado foi que aqui onde moro não faz todo aquele frio, e quando regressei, estava até muito quente, diferentemente do ar lá da serra, e tinha sobrado combustivel para rodar. Rodei até terminar, e ele começou a fazer muita fumaça, principalmente frio. Levei lá para o Sr. Anisio, tive de fazer reparo nos 4 bicos, gastei pouco foi somente 140 Dilmas por bico. Então falei da querosene, onde ele me disse, em tom de gozação: Tens de por querosene mesmo, como tu acha que eu vou pagar aluguel, manter empregado e tudo mais....sem a querosene não virias aqui; ele é muito meu amigo hoje, e damos muitas risadas, das bobagens que as pessoas fazem (inclusive a minha), quando tentamos melhorar o desempenho de motores, com experiencias sem um fundo crível. Hoje não faço experiencias, deixo que rode com o combustível recomendado, somente escolho postos com bandeira, Shell e Br, e onde camioneiros abastecem a todo instante.
O Engesa está com 170.000 Km, a Sprinter 280.000 Km, até agora invictos. Bate na madeira.....
Um grande abraço a todos.
Flavio