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  • #13
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
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    A maior diferença entre Diesel e Gasolina não é o valor, e sim a autonomia....

  • #14
    Esse problema do tanque é muito antigo e já deu o que falar. Se pesquisar aqui mesmo pelo fórum, deverá encontrar alguns relatos.

    Essa de diesel x gasolina, sério, essa ladainha só existe por esses meios virtuais. E isso só vai acabar quando (se) algum dia liberarem pra qualquer veículo brasileiro a rodar com diesel. Aí, os "cumpanheiros" do fórum vão ver que toda a frota de táxis nacional não usará mais gás/gasolina, e sim diesel. E verá os pequenos motores a diesel, cheios de eletrônica atingirem 1,1 milhão de kms, sem abrir, como o táxi que vi em portugal e o melhor o dono não estar nem um pouco preocupado, e fazendo "só 30 km/l de diesel".

    Pergunta a um dono de frota de vans se ele quer van a gasolina. Ou pergunta a mim, dono de frota de táxis, se não quero um táxi a diesel? Em portugal, fiz boas amizades com taxistas de lá, troquei cartões e experiências. 99,9% dos táxis são diesel. Possuo uma frota de táxi aqui no rio e só de diferença de consumo gasolina (sem gás) x diesel são mais de R$ 30 mil! EU DISSE 30 MIL REAIS POR TÁXI POR ANO! Com o gás, a diferença cai para uns 15 mil. E ainda piora a manutenção. Gastar 8 mil em manutenção de bomba é caro!? Dá vontade de tirar foto da minha tabela de manutenção dos meus táxis! kkkkkkkk E estou falando de sedans! Não veículos 4x4 com motores com o dobro/triplo de tamanho e peso!

    Isso sem colocar manutenções como troca de correia dentada (os motores a diesel pequenos dos taxis europeus também possuem, mas no caso de SUVs, a maioria é tocada por corrente ou engrenagem nos diesel e nos a gasolina sempre com correia dentada), velas, cabo de velas e bobinas. Só nessas trocas por táxi (agravado pelo uso de gás, do contrário é impossível sobreviver) o gasto de manutenção CORRETIVA em 400 mil kms supera a manutenção CORRETIVA de uma van com 900 mil kms rodados, como já comparei por interesse em entrar nesse ramo, com várias em altas kms e que só trocam óleo e filtros, ou seja, praticamente só fazem preventiva! Enquanto eu, motor a gasolina com 200, 300, 400 mil kms!??!?!?! Vocês sabem o que é isso? Meus táxis atingem essa km em 3 anos de uso! Vela original dura 10-15 mil km. Correita dentada troca com 20 mil km! Bobina nova com 40 mil km já era. Eu tenho/tive praticamente todo carro a gasolina vendido no mercado, e só mantenho os bons de praça, que não pesam na manutenção. Nas vans? No geral, não tem surpresa! Você troca o que você sabe que vai precisar trocar! Esticador de correia de serviço, polias, alternador, coxins de motor, câmbio, etc, sem surpresas. E fazer essa comparação van x sedan é um absurdo. São propósitos completamente distintos e em curto /médio prazo (tipo 200 mil kms) a manutenção da van é muito mais cara devido a própria preventiva. Imagine comparar um sedan gasolina x sedan diesel em longo prazo. Com a diferença de gasto dá pra comprar um imóvel!

    Motor diesel sempre teve fama de ser um motor fresco. Não pode ligar e sair andando na mesma hora, vibra, fede, não rende em alta, vaza pra todo lado, etc, e várias outras coisas que foram sendo amenizadas e corrigidas com a evolução da engenharia. Os motores diesel atuais vibram menos, injetam só o necessário, evitando desperdício e carbonização, se protegem em caso de falhas, extraem centenas de cv e dezenas de kgf de torque, funcionam com lubrificantes melhores e são fabricados com materiais mais resistentes. Por isso são mais caros! Não tem a ver com fama, ideologia, etc. O fato de durarem mais não é um fato histórico devido a equiparem caminhonetes com motor de caminhão! Até porque o motor de caminhão segue a mesma concepção! O fato de ser HSD ou LSD só tem a ver com a aplicação. Não faz sentido fazer um motor de ônibus ou caminhão HSD, pois um ônibus não foi feito pra correr, e sim para carregar/transportar e necessita funcionar em baixas rotações para ser eficiente. Uma caminhonete moderna não faz sentido ser LSD, pois não irá transportar tanta carga assim a ponto de limitar seu funcionamento. A durabilidade maior desses motores é oriunda de sua maior eficiência em baixa rotação, concepção simples e necessidade de peças mais resistentes para suportar as altas taxas de compressão. E não me venham com obsolescência programada e teorias da conspiração, ou ao menos tenham o bom senso de aplicar a teoria aos carros a gasolina também, pois ninguém merece trocar 1 bobina por cilindro a cada 6 meses sabendo que o motor não vai virar os 400 mil kms sem travar! Ou pior, pelo fato de ter usado 1 mês inteiro só de gasolina ou álcool, ter o veículo sem dar partida pois o motor "viciou" no combustível e precisar ser guinchado devido a uma sonda lambda.

    Citação Postado originalmente por tom_crf Ver Post
    Sou proprietário de uma Pajero Full 2007, há 03 anos. Adquiri o carro com 62.000 km, após ser avaliado em uma concessionaria da marca.
    E por fim, o que aconteceu no seu veículo não tem nada a ver com o motor a diesel. Tem a ver com um erro de projeto grotesco do tanque que condenou a sua injeção. E acredito que tenha havido um recall branco desse problema que afetou também a L200 Triton, até porque há muito tempo não vejo alguém falando mais disso, nem em L200, nem em Pajero.

    http://www.vrum.com.br/app/301,19/20...tsubishi.shtml

    E se o estrago já foi feito, sinceramente, a tendência é piorar. Eu não exitaria em trocar todos bicos e refazer a bomba, além de obviamente, resolver primeiro a causa do problema: trocar o tanque por um de plástico que não solte substâncias que irão atravessar o filtro e ferrar a bomba injetora. Se não existe original, pesquisaria um paralelo de boa qualidade.

    E não se surpreenda com o tratamento e qualidade da mitsubish. Eu já entrei com minha pajero diesel 2.8 99 enguiçada devido a uma má regulagem da bomba injetora numa autorizada e saí de lá com um orçamento de R$ 20.000,00 que cobria apenas uma nova bomba injetora. Segundo os "especialistas mitsubish" eu ainda precisaria gastar um pouco mais trocando o bocal do tanque de combustível enferrujado, limpar o tanque e talvez em bicos injetores novos.

    Gargalhei, tirei o veículo de lá, levei-o num bombista que mexia com vans e pequenos caminhões, o qual me cobrou em torno de R$ 150,00 na regulagem, me avisou pra não me preocupar pois, qualquer fuligem do bocal do tanque ficaria retida no filtro de combustível, bastando seguir a troca do filtro como prevista no manual impreterivelmente, me avisou que só limpava tanque de vans ou caminhões que tinham mais de 500 mil de kms rodados ou que tivessem mais de 20 anos de fabricação (do contrário, seria um gasto desnecessário, que bastaria trocar o filtro de combustível regularmente) e que os bicos só seriam afetados se eu marcasse bobeira na manutenção do filtro de ar/combustível.

    A pajero hoje está com em torno de 400 mil km, sendo usada diariamente por um familiar, com o mesmo bocal do tanque enferrujado, está com os mesmos bicos, e levo 1 vez por ano pra regular a bomba/válvulas (manutenções que as mais novas, como a sua, dispensam).
    4X4 Brasil

  • #15
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    Caro Jorgao ... belo comentário ... Tomei a liberdade de replicar no tópico abaixo o link da reportagem aqui aposto por você ... lá, um colega nosso está tentando encontrar solução (e as causas) para problemas na Triton dele, e vi certa semelhança do problema relatado por ele com o problema citado na reportagem ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ue-me-f-2.html (Quem aqui usa Diesel S-10?? Teve problemas nos bicos? Parece que foi isso que me F!!)

    Abs.
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  • #16
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    A l200 trinton, sofre de um problema semelhante, mas um pouco diferente, por ter tanque de plastico, o da Full é de metal, e por mais novo que seja, solta o revestimento. A mitsubishi entrou em contato e ficou de me dar um retorno de como poderia ser resolvido o problema.
    PAJERO FULL GLS 07 DIESEL

  • #17
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    Fiquei teu fã!

    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Esse problema do tanque é muito antigo e já deu o que falar. Se pesquisar aqui mesmo pelo fórum, deverá encontrar alguns relatos.

    Essa de diesel x gasolina, sério, essa ladainha só existe por esses meios virtuais. E isso só vai acabar quando (se) algum dia liberarem pra qualquer veículo brasileiro a rodar com diesel. Aí, os "cumpanheiros" do fórum vão ver que toda a frota de táxis nacional não usará mais gás/gasolina, e sim diesel. E verá os pequenos motores a diesel, cheios de eletrônica atingirem 1,1 milhão de kms, sem abrir, como o táxi que vi em portugal e o melhor o dono não estar nem um pouco preocupado, e fazendo "só 30 km/l de diesel".

    Pergunta a um dono de frota de vans se ele quer van a gasolina. Ou pergunta a mim, dono de frota de táxis, se não quero um táxi a diesel? Em portugal, fiz boas amizades com taxistas de lá, troquei cartões e experiências. 99,9% dos táxis são diesel. Possuo uma frota de táxi aqui no rio e só de diferença de consumo gasolina (sem gás) x diesel são mais de R$ 30 mil! EU DISSE 30 MIL REAIS POR TÁXI POR ANO! Com o gás, a diferença cai para uns 15 mil. E ainda piora a manutenção. Gastar 8 mil em manutenção de bomba é caro!? Dá vontade de tirar foto da minha tabela de manutenção dos meus táxis! kkkkkkkk E estou falando de sedans! Não veículos 4x4 com motores com o dobro/triplo de tamanho e peso!

    Isso sem colocar manutenções como troca de correia dentada (os motores a diesel pequenos dos taxis europeus também possuem, mas no caso de SUVs, a maioria é tocada por corrente ou engrenagem nos diesel e nos a gasolina sempre com correia dentada), velas, cabo de velas e bobinas. Só nessas trocas por táxi (agravado pelo uso de gás, do contrário é impossível sobreviver) o gasto de manutenção CORRETIVA em 400 mil kms supera a manutenção CORRETIVA de uma van com 900 mil kms rodados, como já comparei por interesse em entrar nesse ramo, com várias em altas kms e que só trocam óleo e filtros, ou seja, praticamente só fazem preventiva! Enquanto eu, motor a gasolina com 200, 300, 400 mil kms!??!?!?! Vocês sabem o que é isso? Meus táxis atingem essa km em 3 anos de uso! Vela original dura 10-15 mil km. Correita dentada troca com 20 mil km! Bobina nova com 40 mil km já era. Eu tenho/tive praticamente todo carro a gasolina vendido no mercado, e só mantenho os bons de praça, que não pesam na manutenção. Nas vans? No geral, não tem surpresa! Você troca o que você sabe que vai precisar trocar! Esticador de correia de serviço, polias, alternador, coxins de motor, câmbio, etc, sem surpresas. E fazer essa comparação van x sedan é um absurdo. São propósitos completamente distintos e em curto /médio prazo (tipo 200 mil kms) a manutenção da van é muito mais cara devido a própria preventiva. Imagine comparar um sedan gasolina x sedan diesel em longo prazo. Com a diferença de gasto dá pra comprar um imóvel!

    Motor diesel sempre teve fama de ser um motor fresco. Não pode ligar e sair andando na mesma hora, vibra, fede, não rende em alta, vaza pra todo lado, etc, e várias outras coisas que foram sendo amenizadas e corrigidas com a evolução da engenharia. Os motores diesel atuais vibram menos, injetam só o necessário, evitando desperdício e carbonização, se protegem em caso de falhas, extraem centenas de cv e dezenas de kgf de torque, funcionam com lubrificantes melhores e são fabricados com materiais mais resistentes. Por isso são mais caros! Não tem a ver com fama, ideologia, etc. O fato de durarem mais não é um fato histórico devido a equiparem caminhonetes com motor de caminhão! Até porque o motor de caminhão segue a mesma concepção! O fato de ser HSD ou LSD só tem a ver com a aplicação. Não faz sentido fazer um motor de ônibus ou caminhão HSD, pois um ônibus não foi feito pra correr, e sim para carregar/transportar e necessita funcionar em baixas rotações para ser eficiente. Uma caminhonete moderna não faz sentido ser LSD, pois não irá transportar tanta carga assim a ponto de limitar seu funcionamento. A durabilidade maior desses motores é oriunda de sua maior eficiência em baixa rotação, concepção simples e necessidade de peças mais resistentes para suportar as altas taxas de compressão. E não me venham com obsolescência programada e teorias da conspiração, ou ao menos tenham o bom senso de aplicar a teoria aos carros a gasolina também, pois ninguém merece trocar 1 bobina por cilindro a cada 6 meses sabendo que o motor não vai virar os 400 mil kms sem travar! Ou pior, pelo fato de ter usado 1 mês inteiro só de gasolina ou álcool, ter o veículo sem dar partida pois o motor "viciou" no combustível e precisar ser guinchado devido a uma sonda lambda.



    E por fim, o que aconteceu no seu veículo não tem nada a ver com o motor a diesel. Tem a ver com um erro de projeto grotesco do tanque que condenou a sua injeção. E acredito que tenha havido um recall branco desse problema que afetou também a L200 Triton, até porque há muito tempo não vejo alguém falando mais disso, nem em L200, nem em Pajero.

    http://www.vrum.com.br/app/301,19/20...tsubishi.shtml

    E se o estrago já foi feito, sinceramente, a tendência é piorar. Eu não exitaria em trocar todos bicos e refazer a bomba, além de obviamente, resolver primeiro a causa do problema: trocar o tanque por um de plástico que não solte substâncias que irão atravessar o filtro e ferrar a bomba injetora. Se não existe original, pesquisaria um paralelo de boa qualidade.

    E não se surpreenda com o tratamento e qualidade da mitsubish. Eu já entrei com minha pajero diesel 2.8 99 enguiçada devido a uma má regulagem da bomba injetora numa autorizada e saí de lá com um orçamento de R$ 20.000,00 que cobria apenas uma nova bomba injetora. Segundo os "especialistas mitsubish" eu ainda precisaria gastar um pouco mais trocando o bocal do tanque de combustível enferrujado, limpar o tanque e talvez em bicos injetores novos.

    Gargalhei, tirei o veículo de lá, levei-o num bombista que mexia com vans e pequenos caminhões, o qual me cobrou em torno de R$ 150,00 na regulagem, me avisou pra não me preocupar pois, qualquer fuligem do bocal do tanque ficaria retida no filtro de combustível, bastando seguir a troca do filtro como prevista no manual impreterivelmente, me avisou que só limpava tanque de vans ou caminhões que tinham mais de 500 mil de kms rodados ou que tivessem mais de 20 anos de fabricação (do contrário, seria um gasto desnecessário, que bastaria trocar o filtro de combustível regularmente) e que os bicos só seriam afetados se eu marcasse bobeira na manutenção do filtro de ar/combustível.

    A pajero hoje está com em torno de 400 mil km, sendo usada diariamente por um familiar, com o mesmo bocal do tanque enferrujado, está com os mesmos bicos, e levo 1 vez por ano pra regular a bomba/válvulas (manutenções que as mais novas, como a sua, dispensam).
    Velho, tu falou tudo o que eu penso e nunca tive saco pra escrever sobre isso!! Tens experiência, vivência e tem embasamento. Deu, acabou a discussão!

    Eu tenho uma 99 V6 3.5 que terei que refazer o motor com 92 mil km pq tá rajando bronzina (coisa de Chevette velho) e a pressão do óleo cai... vou tomar no rabo em 7-8 mil pra fazer o motor ou faço uma gambiarra e vendo pra comprar uma Diesel. E já tomei essa decisão.

    Já trabalhei na Dana, na parte de consultor de Promoção e vivia no meio dos técnicos. Diesel é o que é. Ponto final. Material de melhor qualidade, torque e durabilidade. Para nosso tipo de carro (4x4, grande, robusto), tem que ser Diesel.

    Tenho meu New Civic de uso diário e é meu melhor caro que já tive. Mas é pra uso doméstico, não pra sentar o pau como é um taxi. Para uso doméstico, vai de gasolina

    É o que está fora do motor a Diesel que ferra ele, não é ele que é ruim! É gasolina, tanque mal projetado, falhas na manutenção preventiva e Diesel de merda.

    A dica sobre trocar por um tanque de plástico é mais do que válida. Esse foi um puta erro de projeto da MIT.
    4X4 Brasil
    Toyota SW4 02 1KZTE (Marinete)




  • #18
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    Citação Postado originalmente por RValle Ver Post
    Velho, tu falou tudo o que eu penso e nunca tive saco pra escrever sobre isso!! Tens experiência, vivência e tem embasamento. Deu, acabou a discussão!

    Eu tenho uma 99 V6 3.5 que terei que refazer o motor com 92 mil km pq tá rajando bronzina (coisa de Chevette velho) e a pressão do óleo cai... vou tomar no rabo em 7-8 mil pra fazer o motor ou faço uma gambiarra e vendo pra comprar uma Diesel. E já tomei essa decisão.

    Já trabalhei na Dana, na parte de consultor de Promoção e vivia no meio dos técnicos. Diesel é o que é. Ponto final. Material de melhor qualidade, torque e durabilidade. Para nosso tipo de carro (4x4, grande, robusto), tem que ser Diesel.

    Tenho meu New Civic de uso diário e é meu melhor caro que já tive. Mas é pra uso doméstico, não pra sentar o pau como é um taxi. Para uso doméstico, vai de gasolina

    É o que está fora do motor a Diesel que ferra ele, não é ele que é ruim! É gasolina, tanque mal projetado, falhas na manutenção preventiva e Diesel de merda.

    A dica sobre trocar por um tanque de plástico é mais do que válida. Esse foi um puta erro de projeto da MIT.
    um entre tantos outros, e o pior que não reconhece, atuando preventivamente junto aos seus clientes (recal branco). é isso que frita o nome mitsubish no brasil.
    Ex L200 Outdoor 2008.
    ATUAL NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

  • #19
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    Seria ótimo se alguém da Mit (verdadeiramente “de peso” dentro da marca, com poder de decisão, inteligência e dotado de sensibilidade) lesse pelo menos este tópico ... Na Toyota, sei que até o presidente da empresa preocupa-se com os problemas dos clientes ... sei que até costuma ligar nas concessionárias e procura saber das coisas e da satisfação dos clientes ... daí o pós-venda diferenciado por lá, em que pese abusarem de preços por isso e outras ...

    Abs.
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  • #20
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    Citação Postado originalmente por tom_crf Ver Post
    ... A mitsubishi entrou em contato e ficou de me dar um retorno de como poderia ser resolvido o problema.
    Caro tom ... que ótimo que a Mit pelo menos entrou em contato com você ... já está melhorando, mas ainda deixa muito a desejar! ... de outra forma, tem marcas por aí que sequer respondem ao clamor e reivindicações de seus clientes ... simplesmente ignoram! ... veja isso no site "ReclameAqui" e congêneres ... e deixam seu departamento jurídico a postos, para quaisquer eventualidades ... nisso, não medem esforços em gastar ...

    Caro amigo, não deixe de nos manter informados de suas tratativas junto à Mit, da forma como estão lhe atendendo, de como está sendo solucionado seu problema e do desfecho (satisfatório, ou não) de sua "saga" ... isso é importante, não só para nos solidarizarmos com você, como também para pesarmos nossas decisões de compra num futuro próximo ... Forte abraço.
    4X4 Brasil
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  • #21
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    09/06/2013
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    Só atualizando os nobre colegas, na sexta dia 29/05/15, o SAC da mitsubishi entrou em contato comigo, na pessoa da senhora Daiana, que é a consultora responsável por meu caso. Primeiro ela me disse que o problema era por falta de revisões, pois ela não encontrou as revisões do meu carro no sistema, informei que todas as revisões haviam sido feitas na concessionaria, perguntei se era gostaria de uma foto do meu manual, além de ter todas as ordens de serviços do carro, ela me disse que entraria em contato novamente com a cc e me retornava. Me retornou em 30 min, informando que realmente todas as revisões haviam sido feitas, mas a cc não havia lançado no sistema nacional. Me passou o telefone do Senhor Fernando Gerente de Pós venda da empresa em Pernambuco. Ao entrar em contato com o senhor citado ele foi no minimo, pouco cuidadoso, para não dizer mau educado, disse " o problema do seu carro é que o senhor deveria ter trocado a bomba de óleo, mas não trocou", questionei que isso nunca me foi dito ele disse que havia sido dito, mas como tenho todas as ordem de serviços em nenhuma consta isso, ele pediu que levasse o carro, para ser verificado o problema, disse que o carro não tinha mais problemas, pois já havia resolvido do meu próprio bolso, ele teve a coragem de me perguntar de que eu estava reclamando. Desliguei e entrei em contato com o SAC que ficou de me retorna. Já estava com raiva agora piorou, estava pensado em pegar uma Triton e continuar com a Pajero, nunca mais piso na mitsubishi se antes ainda existia alguma credibilidade, pelo que o carro me proporciona quando funciona os funcionários acabaram em poucos dias.
    PAJERO FULL GLS 07 DIESEL

  • #22
    Citação Postado originalmente por tom_crf Ver Post
    Só atualizando os nobre colegas, na sexta dia 29/05/15, o SAC da mitsubishi entrou em contato comigo, na pessoa da senhora Daiana, que é a consultora responsável por meu caso. Primeiro ela me disse que o problema era por falta de revisões, pois ela não encontrou as revisões do meu carro no sistema, informei que todas as revisões haviam sido feitas na concessionaria, perguntei se era gostaria de uma foto do meu manual, além de ter todas as ordens de serviços do carro, ela me disse que entraria em contato novamente com a cc e me retornava. Me retornou em 30 min, informando que realmente todas as revisões haviam sido feitas, mas a cc não havia lançado no sistema nacional. Me passou o telefone do Senhor Fernando Gerente de Pós venda da empresa em Pernambuco. Ao entrar em contato com o senhor citado ele foi no minimo, pouco cuidadoso, para não dizer mau educado, disse " o problema do seu carro é que o senhor deveria ter trocado a bomba de óleo, mas não trocou", questionei que isso nunca me foi dito ele disse que havia sido dito, mas como tenho todas as ordem de serviços em nenhuma consta isso, ele pediu que levasse o carro, para ser verificado o problema, disse que o carro não tinha mais problemas, pois já havia resolvido do meu próprio bolso, ele teve a coragem de me perguntar de que eu estava reclamando. Desliguei e entrei em contato com o SAC que ficou de me retorna. Já estava com raiva agora piorou, estava pensado em pegar uma Triton e continuar com a Pajero, nunca mais piso na mitsubishi se antes ainda existia alguma credibilidade, pelo que o carro me proporciona quando funciona os funcionários acabaram em poucos dias.
    Tom, fiz o mesmo após o tratamento que recebi há anos atrás. Só abro exceção quando preciso comparar preço de peça original e normalmente, me alegro em saber que o preço não é caro comparado ao paralelo e compro peça original mesmo. Só assim que piso em concessionária. Em hipótese alguma eu compraria um mitsubish zero km novamente. E nem um semi-novo que estivesse em garantia. Mantenho minha velha pajero 99 por conta própria e com mecânicos de confiança. E faço questão de dizer a todos que não dispõe de tempo, conhecimento e paciência pra manter um veículo por conta própria, que é o mais comum e precisa do auxílio da montadora, experimentem uma toyota ou uma honda e vocês nunca mais vão trocar de marca. Sei de poucos que tiveram problema com toyota, mas com honda, simplesmente nunca ouvi falar. Se pintar algum caso, me arrisco a dizer que é intriga e que se correr atrás e pedir dados reais do caso vai descobrir que é mentira. Os caras não deixam ninguém mal atendido ou insatisfeito! Falo sério. Se tivesse que indicar uma montadora pra alguém que não quer dor de cabeça, sem dúvida, toyota ou honda. Tem SUV, 4x4, picape, etc, se der pra encaixar um carro deles no uso, vale a pena. Enfim, só compartilhando do seu desabafo.

  • #23
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    Tom. Qual foi a autorizada Bosch que vc foi aqui em Recife?

  • #24
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    Em Recife fui na Norte Diesel, não sabem nada sobre a bomba do carro, dizem que fazem o serviço, tudo mentira, lhe pedem de 10 a 12 mil e mandam para Ouro Diesel em Campinas-SP, porque não tem o maquinário para calibrar a bomba. Existe em Pernambuco apenas uma autorizada Bosch que tem a mesa para calibragem da bomba fica em Belo Jardim, é de propriedade do senhor Edson, excelente profissional um ótimo atendimento e honesto.
    PAJERO FULL GLS 07 DIESEL

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