Olá, sou o feliz proprietário de uma L200 Outdoor HPE 10/11 "bala de prata".
Mas vamos la, esses dias ela começou a apresentar problema na carga da bateria sem que acendesse a luz no painel, fiz o teste e confirmei que era alguma coisa relacionado ao alternador, pois ao ligar a caminhonete e subir o giro, a voltagem caia pra aproximadamente 11,5v.
Ontem levei em uma autoelétrica conhecida aqui da cidade e me falaram que era problema no alternador e que só trocando ele inteiro, pois não adiantava tentar recondicionar de jeito nenhum porque não ficava bom, e a brincadeira ia beirar os R$1.000
Não contente levei em uma outra auto elétrica de um antigo conhecido e ele se prontificou a procurar o defeito.
Resultado, cheguei hoje la e ele me informou que havia estourado um retentor do motor logo acima do alternador e que isso tinha jogado óleo no alternador todo, impedindo que o mesmo produzisse corrente apropriada.
Trocou os 2 retentores, desmontou o alternador, fez uma limpeza e pronto! Alternador 100% novamente! E por R$153,00!!
Fica ai a dica pra quem tiver algum problema de alternador, para que verifiquem esse problema e não sejam enganados assim como tentaram me enganar!
Abraços a todos
Kendji, muito legal sua dica! Esse forum é bacana por contar com postagens como essa sua! A gente da um google com o problema e já aparece algo aqui do fórum. Valeu!
Kendji, covardia né cara, só metendo "bala de prata" pela goela abaixo, mas deixa esses tralhas pra lá e vamos ao que interessa, estava numa autoelétrica de um amigo aqui em SG/RJ (se fica por onde?) e tinha uma GLB 98 3.0, fazendo um reparo no alternador pois o eixo tinha desgastado ou quebrado não me lembro bem, e ele colocou um outro alternador, de Volkswagen Gol 3 ou 4 geração, e não foi trocado nada, a peça encaixa perfeitamente, só é trocado o braço de fixação (esticador), pois o curso de regulagem (na Pajero é maior) Magnet Marelli acho eu, converse com seu amigo e passe esses detalhes pra ele, e se vc for do Rio de passo o contato do meu.
Abraços
Marlos Castro
Pajero Full 3.8 V6 - GNV 2007
Valeu pela dica. Alternador no saco é um problema!!!. É sempre bom obter vários diagnósticos / orçamentos antes de mandar fazer um serviço. E se possível com mecânicos desconhecidos, fazer primeiro serviços pequenos pra testar o resultado com relação a preço x qualidade.