Olá, sou o feliz proprietário de uma L200 Outdoor HPE 10/11 "bala de prata".
Mas vamos la, esses dias ela começou a apresentar problema na carga da bateria sem que acendesse a luz no painel, fiz o teste e confirmei que era alguma coisa relacionado ao alternador, pois ao ligar a caminhonete e subir o giro, a voltagem caia pra aproximadamente 11,5v.
Ontem levei em uma autoelétrica conhecida aqui da cidade e me falaram que era problema no alternador e que só trocando ele inteiro, pois não adiantava tentar recondicionar de jeito nenhum porque não ficava bom, e a brincadeira ia beirar os R$1.000

Não contente levei em uma outra auto elétrica de um antigo conhecido e ele se prontificou a procurar o defeito.
Resultado, cheguei hoje la e ele me informou que havia estourado um retentor do motor logo acima do alternador e que isso tinha jogado óleo no alternador todo, impedindo que o mesmo produzisse corrente apropriada.
Trocou os 2 retentores, desmontou o alternador, fez uma limpeza e pronto! Alternador 100% novamente! E por R$153,00!!

Fica ai a dica pra quem tiver algum problema de alternador, para que verifiquem esse problema e não sejam enganados assim como tentaram me enganar!
Abraços a todos