Caro Leonardo Vásquez,
Vou te ajudar e você decide. Tenho uma Pajero Sport 3.5 v6 flex 4x4 automatica 205cv e estive neste mesmo dilema. Depois de rodar com os dois, o modelo a gasolina e a diesel, me senti mais confortável com a serenidade do motor v6. O consumo é alto, alto não, muito alto: 3,5l no alcool e 4.5 na gasolina na cidade. Por isto, instalei um GNV 5. No gnv faz na
cidade 5,5 a 6,0 km/m3 que equivale a um carro a gasolina fazendo quase 11km/l. Para carros a GNV este consumo de GNV também é alto, mas é o preço para se andar com um jipão show destes. Na
estrada 8,0 km/l na gasolina e 10 km/m3 no GNV. Porém, no Rio de Janeio, com desconto de 75% no ipva, a taxa anual cai de 3.000,00 para 750,00/ano o caso do meu 2009/2010. Valor ridículo pelo carrão que é. Preço de ipva de carro popular velho. Muita diferença. O carro no GNV 5 anda perfeito e nem se nota a diferença para a gasolina. Instalei o 18m3 landirenzo e fica perfeito e a mala cabe o carrinho de neném sem desmontar e bolsas de viagem. O carro parece um vagão de trem. Eu sou grande e com o banco do motorista todo para trás, atrás do motorista quase dá para se esticar as pernas. Sem igual e sem duvida o melhor carro que tive até hoje. Posso falar tranquilo de conforto pois tive 2 bmw zero, uma 320i e uma X1, nem se comparam, o Pajero ganha das duas juntas. Além de espaçoso é muito forte e confortável no dia a dia.
O GNV só tem 1 problema, a baixa autonomia, mas como na estrada a gasolina fica em uma média razoável e o gnv também, você pode usar os dois e na verdade ter uma autonomia ampliada: A maioria das Pajeros tem tanque de 75l, mas a flex 2010>, que é o meu caso, são 90l de gasolina a 8km/l(estrada) perfazem 720km + 18m3 de gnv a 10km/m3 são mais 180 km. O total passa a ser uma autonomia de 900 km sem parar para abastecer, se maneirar o pé, quem sabe até 1.000km. Um jumbo viajando sem escala e ainda de primeira classe. A minha tem até TV, só não tem hidromassagem, mas já vi e cabe na mala (brincadeira). Todas as referencias de consumo que te passei são com o ar ligado, pois nunca desligo o ar condicionado por nada, nem no frio. Porém a baixa autonomia do gnv na cidade impõe uma certa rotina, pois a autonomia de 5,5km/m3 a 18m3 dão no máximo 100km. Se o instalador te falar que vai fazer mais está mentindo e se você instalar e fizer mais me indica o seu instalador para eu ir regular o meu. Se pegar muito engarrafamento a autonomia cai para 85/90km na cidade. Eu como rodo 30 km/dia, abasteço a cada dois ou três dias. No inicio achava chato, mas agora já me habituei. A autonomia na estrada é muito boa, você que é do Rio vai entender, se sair do rio de Janeiro, pela vialagos, para Buzios seu GNV acaba em São Pedro d´Aldeia, perto de Cabo Frio. Se for tranquilo chega até a ponte do canal Palmer em CF.
Ponto de atenção, todo mitsubishi esquenta. Fiquei 2 anos procurando o problema. Vejo relatos de todos procurando o motivo deste aquecimento. Basta procurar aqui no fórum do 4x4brasil e outros e vai encontrar muita gente falando a mesma coisa. Vasculham o carro todo e não encontram. Não adianta levar para a concessionária, pois vão fazer você trocar um monte de peças desnecessárias e não vai resolver o problema. O motivo é simples e tem solução. O radiador deste carro é enorme, assim, como os motores MIT e este em especial, e só tem um eletro ventilador no radiador posicionado deslocado a direita, que arma junto com o compressor do ar ou pelo sensor de temperatura. Ele é pequeno, lento e insuficiente. O sistema de arrefecimento trabalha com a pressão muito alta e, por isto, quando estás em um engarrafamento o carro esquenta, o ar é desligado pelo pressostato e você fica no trânsito com o carro fervendo sem ar condicionado. Perfeito para acabar com o humor de qualquer cidadão. Por isto, instalei um segundo eletro ventilador a esquerda e acabou o problema de temperatura. O ar condicionado dobrou a eficiência e já estou pensando em transformá-lo em uma maquina de gelo (brincadeira), mas é fato. Gela um absurdo. Usei a ventoinha do astra-GM. No fórum do link abaixo, a partir da
pagina 9 a pag 12 ( post #100 ao #133), esclareço isto. Portanto, já conte em instalar e esquecer este problema. Vale para todas as Pajeros gasolina e diesel que esquentam, L200s e Pajeros. Dificilmente esquenta andando. As ocasiões em que aquecem são de esforço ou parado no trânsito ou lento por 40 minutos. Se desligar o ar a situação regulariza e o carro esfria. Desistam de ficar procurando problema no ar, no radiador, em bomba d´agua, valvulas termostatica e etc. Este carro tem um problema de projeto que pode ser comprovado nas leituras dos posts que indiquei acima e
apresentada prova no post #130. A solução é muito, muito simples.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2238461