Objetivo é despertar "quem tem o carro e não sabe" o porque dessa situação.
Versão Imprimível
Sinceramente turma, não vi nada sobre isso pelo fórum, algo concreto. Só vi problemas, um monte de pessoas aplicando várias soluções para com o MESMO problema. E ai?. Mas é realmente isso, motor antigo com tecnologia em cima dele.
Me parece que nas 2010 em diante foi resolvido, pois uso minha Outdoor com Unichip as vzs no talo e não esquenta de jeito nenhum!!
Até mesmo em atoleiro insistindo pra sair não tive problema!! Já testei desatolando um caçamba carregando esses dias e foi tudo tranquilo...
Cada dia que passa, quando penso que to acostumando com a potência, a bixinha me surpreende mais!!
Ontem tava saindo da porteira da fazenda com uns 300kg na caçamba e quando engatei a 3a marcha e pisei pra dar uma embalada, ela saiu de lado fritando pneu no cascalho, fiquei impressionado!! Só alegrias por enquanto!!
Só acho a suspensão dela mais fraca que da quadrada, não sei se é porque é mais macia...por enquanto é o único ponto que me incomoda um pouco!!
Só pra constar já estou rodando a 23.000km com ela chipada e média de 9,6km/L em circuito misto!!
Abraço pessoal!!
Já li todos os tópicos relacionados a esse problema, já coloquei em prática até algumas das dicas, a minha é AT, trabalha entre 85° e 91° durante o dia com ar ligado, depende do pé, se liga o ventilador que coloquei no radiador de óleo essa temperatura melhora, andando ligeiro fica mais fria, parada mais quente, a noite parece outro motor, mais silencioso e com outro folego, nunca aqueceu andando ligeira 120 pra cima, só em baixa velocidade, 40 para baixo, depois de judia dela(areia fofa e subidas fortes).
O que já notei na minha AT, que é das primeiras que saiu:
Alta taxa de compressão 21:1;
Radiador de água utilizada para motor e câmbio AT; (Água que deveria sair mais fria, é requentada pelo câmbio)
Turbina recebe água misturada quente e fria, e injeta água quente no bloco;
Radiador de óleo (resfria a turbina e motor) e o condensador do ar, injetando ar quente no radiador de aguá do motor;
Intercooler que só liga o ventilador, quando o ar já ta bem aquecido, inundando o motor com ar quente (isso em baixa velocidade), o plug eletrônico desse deveria ser no intercooler, e não na admissão. O ventilador do intercooler quando funciona, o mesmo já está bem aquecido.
Estou negociando uma L200 outdoor 2011 e já li muito neste fórum sobre o mito de esquentar e tal.
Assim como o Junior eu ouvi falar que a partir de 2010 este problema foi corrigido.
alguém teria algum dado mais concreto sobre se isto realmente é verdade?
abraços
Local errado.
Apesar de movimentado o tópico por engano pelo colega, depois de anos lendo os problemas e soluções gerados pelo superaquecimento, o que posso concluir é que não adianta colocar um radiador do tamanho duma caixa d´água no veículo, se a quantidade de água que passará pelos dutos de refrigeração do bloco do motor e cabeçote será o mesma.
Por isso que também não adianta travar a ventoinha viscosa, pois o motor ferverá igualmente no final da história.
Neste caso, havendo motor com histórico de fervura, como o do presente tópico, a solução será o uso moderado da viatura por toda a vida.:concordo: