Senhores foristas estou reformando uma L20 97 motor 4d56 que apresentou empeno no cabeçote e após pesquisar muito aqui no fórum, em outros sites e fúruns e até fazer perguntas não obtive resposta.
Posso substituir os parafusos originais por parafusos de aço 12.9?
A diferença que notei visivelmente são:
Original parece ter um acabamento fosfatizado ou zincado mas enferruja, enquanto o 12.9 é preto.
Original tem um diâmetro maior perto da cabeça, o corpo é do mesmo diâmetro da rosca, enquanto o 12.9 tem o diâmetro da rosca igual ao original mas tem mais fios de rosca uns 70% a mais, o restante do corpo é do mesmo diâmetro da parte proxima a cabeça do original. Os comprimentos e passos do fio de rosca são iguais, medido com paquimetro esquecí as medidas.
Meu receio é de que o parafuso 12.9 não suporte o mesmo torque do original 118Nm.
por favor me ajudem preciso trocar estes parafusos e não encontro no mercado paralelo o original e na Hiunday e KIA não tem, leva 20dd para chegar. (não sou maluco de comprar na MIT).
Mercado livre achei o MOBIS e o Taranto, não sei se o MOBIS anunciado é genuino e o TARANTO não sei se presta.
(Genuino que eu digo é não falsificado pois MOBIS é linha original)
GRATO