x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de JoaoFco
    Entrada
    02/04/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    39
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0

    Post LAVAGEM DA VIATURA - pós trilha em areia, praia(maresia sal), lama e etc




    Juro que procurei um tópico sobre isso e não achei...

    Minha maior dúvida hoje é em questão a lavagem do carro após fazer trilha na praia, pois tem o sal e maresia... Muito falam em passar oléo em geral varios tipos, até o chamado "pulverol", outros um silicone ou anti corrosivo.
    Alguns falam que passar óleo embaixo resseca as borrachas com o tempo, além de grudar areia, poeira, e barro embaixo do carro. Uma pessoa aqui em Fortaleza que faz polimentos me falou que o certo seria lavar com água e sabão e de 4 em 4 meses(a depender de como seja a frequência de trilha) utilizar um anti corrosivo

    Aos entendedores, qual o procedimento adequado?


    Abraço!
    ​- TR4 2014 AT 4x4


  • #2
    Usuário
    Entrada
    07/10/2013
    Local
    Natal/RN
    Idade
    39
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Fala JoaoFco,

    Bom não sou tão experiente assim mas vou falar da minha pequena experiência.

    No geral, o remédio é lavar o carro sempre que voltar da aventura com água abundante, para remover toda sujeira, lama, areia....

    Eu, após dar um passeio nas dunas aqui em Natal há uns 2 meses, levei o carro para lavar por baixo, o carro foi lavado abundantemente somente com água por baixo (conheço o cara do lava-jato e pedi pra ele caprichar no jato por todos os locais) depois esperamos escorrer toda a água (uns 15 min esperando pingar tudo, ficou excelente) e pedi que aplicasse um óleo que comprei que é bem grosso (não lembro a marca, mas a especificação era óleo para pulverizar chassi) ele era tão grosso que teve que diluir um pouco com óleo diesel, lembre-se de pedir para ele evitar as borrachas. Enfim, o cara fez um serviço excelente o carro ficou todo marrom por baixo. Desde então andei 95% do tempo em asfalto então não tive nenhum problema com eventuais acúmulos de poeira nas borrachas. Após o uso do óleo notei o carro que já era macio, bem mais macio e recentemente entrei por baixo dele e vi que estava tudo perfeito e bem protegido.

    Contudo, antes da próxima trilha vou mandar lavar novamente e aplicar vaselina pois segundo informações dos colegas ela repele umidade e sujeira e é facilmente removida após o retorno da aventura. E a partir daí farei o mesmo procedimento anterior, lavagem e óleo para pulverizar chassi.

    Ah! nunca usei o Anti-Ruste da texaco, mas o óleo que comprei é similar, então deve servir.

    Espero ter ajudado.

    Abraço
    ><///(º> Márcio J. Silva - Biólogo - Pajero TR4 2008 MT <º)\\\><

  • #3
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    42
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    tem trocentos topicos e post sobre a lavagem correta e essas malditas aplicacoes de oleo e similares por baixo.

    procure nos meus post que vc vai achar algum facinho.

    resumindo: lave APENAS com agua e sabao. Se tiver muita sujeira encrustada, passe uma escova, pincel, qqr coisa que deseje (como é por baixo nao ha problemas, se fosse na lataria, somente luva de pele de carneiro ou microfibra pra nao riscar). Lugares com oleo, graxa etc, pode lavar com diesel ou qqr coisa que remova, lave novamente com agua e sabao. Detergente neutro de preferencia (solupan pode mas vai destruindo borrachas, acabamentos etc).

    Todo oleo, graxa e bla bla bla bla e todos os outros blas sao um horror, alem de poluidores e porcalhoes, vao acumular sujeira, toda sujeira grudada vai agir como uma lima quando em contato com outras partes, o simples chacoalhar ou trepidar do motor, vai limando aos poucos, imagina em movimento.

    Oleos e todos os bla bla blas milagrosos, vao acarretar sujeira, em um lugar onde nao ha atrito, nao faz muito problema, mas onde o atrito ocorre é pessimo, todos eles vao deixar o carro mais silencioso e ate macio . CLARO. mas tb vao deixar teu bolso furado tb.

    Simples, faca o teste, pegue grafite (reconhecido como "lubrificante") passa nos dedos secos.. Vai sentir que vai deslizar... Faca isso com forca por 2 minutos e veja seu dedo ficar com uma bolha. Coloque agua, oleo (1 gota serve) e vai ver que alem de bolha vai ficar em carne viva em bem menos tempo.

    Agora em vez de algumas gramas de pressao, imagina a mesma coisa sendo feita por algumas toneladas por segundo durante horas, dias, semanas sendo raspada em tudo por baixo. Lindo nao?? Agora tira o grafite, coloque pó de ferro, pó de pedra, terra, areia, pedriscos, madeira, limalha de ferro, enfim, td q um simples passeio no quarteirao com 2 freadas ja leva pro teu carro...

    Pronto. Qdo vc pensar nisso td, manda um beijo pro teu amigao pulverizador.

  • #4
    Usuário Avatar de JoaoFco
    Entrada
    02/04/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    39
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Dr Márcio Ver Post
    Fala JoaoFco,

    Bom não sou tão experiente assim mas vou falar da minha pequena experiência.

    No geral, o remédio é lavar o carro sempre que voltar da aventura com água abundante, para remover toda sujeira, lama, areia....

    Eu, após dar um passeio nas dunas aqui em Natal há uns 2 meses, levei o carro para lavar por baixo, o carro foi lavado abundantemente somente com água por baixo (conheço o cara do lava-jato e pedi pra ele caprichar no jato por todos os locais) depois esperamos escorrer toda a água (uns 15 min esperando pingar tudo, ficou excelente) e pedi que aplicasse um óleo que comprei que é bem grosso (não lembro a marca, mas a especificação era óleo para pulverizar chassi) ele era tão grosso que teve que diluir um pouco com óleo diesel, lembre-se de pedir para ele evitar as borrachas. Enfim, o cara fez um serviço excelente o carro ficou todo marrom por baixo. Desde então andei 95% do tempo em asfalto então não tive nenhum problema com eventuais acúmulos de poeira nas borrachas. Após o uso do óleo notei o carro que já era macio, bem mais macio e recentemente entrei por baixo dele e vi que estava tudo perfeito e bem protegido.

    Contudo, antes da próxima trilha vou mandar lavar novamente e aplicar vaselina pois segundo informações dos colegas ela repele umidade e sujeira e é facilmente removida após o retorno da aventura. E a partir daí farei o mesmo procedimento anterior, lavagem e óleo para pulverizar chassi.

    Ah! nunca usei o Anti-Ruste da texaco, mas o óleo que comprei é similar, então deve servir.

    Espero ter ajudado.

    Abraço
    Valeu, ajudou bastante!
    ​- TR4 2014 AT 4x4


  • #5
    Usuário Avatar de JoaoFco
    Entrada
    02/04/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    39
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    tem trocentos topicos e post sobre a lavagem correta e essas malditas aplicacoes de oleo e similares por baixo.

    procure nos meus post que vc vai achar algum facinho.

    resumindo: lave APENAS com agua e sabao. Se tiver muita sujeira encrustada, passe uma escova, pincel, qqr coisa que deseje (como é por baixo nao ha problemas, se fosse na lataria, somente luva de pele de carneiro ou microfibra pra nao riscar). Lugares com oleo, graxa etc, pode lavar com diesel ou qqr coisa que remova, lave novamente com agua e sabao. Detergente neutro de preferencia (solupan pode mas vai destruindo borrachas, acabamentos etc).

    Todo oleo, graxa e bla bla bla bla e todos os outros blas sao um horror, alem de poluidores e porcalhoes, vao acumular sujeira, toda sujeira grudada vai agir como uma lima quando em contato com outras partes, o simples chacoalhar ou trepidar do motor, vai limando aos poucos, imagina em movimento.

    Oleos e todos os bla bla blas milagrosos, vao acarretar sujeira, em um lugar onde nao ha atrito, nao faz muito problema, mas onde o atrito ocorre é pessimo, todos eles vao deixar o carro mais silencioso e ate macio . CLARO. mas tb vao deixar teu bolso furado tb.

    Simples, faca o teste, pegue grafite (reconhecido como "lubrificante") passa nos dedos secos.. Vai sentir que vai deslizar... Faca isso com forca por 2 minutos e veja seu dedo ficar com uma bolha. Coloque agua, oleo (1 gota serve) e vai ver que alem de bolha vai ficar em carne viva em bem menos tempo.

    Agora em vez de algumas gramas de pressao, imagina a mesma coisa sendo feita por algumas toneladas por segundo durante horas, dias, semanas sendo raspada em tudo por baixo. Lindo nao?? Agora tira o grafite, coloque pó de ferro, pó de pedra, terra, areia, pedriscos, madeira, limalha de ferro, enfim, td q um simples passeio no quarteirao com 2 freadas ja leva pro teu carro...

    Pronto. Qdo vc pensar nisso td, manda um beijo pro teu amigao pulverizador.
    Quando lí e pensei na sua resposta imaginei... "será que ele foi forçado a responder isso tudo". Quanta grosseria, isso vem se alastrando no fórum. EM momento algum falei que utilizo óleo ou qualquer derivado ou que tenho amigão pulverizador, mas obrigado pela resposta, deu para colher informações cruciais sobre o que eu já pensava que ocorreria com a aplicação de óleo. Fiquei imaginando quando me falaram para passar óleo embaixo em quando eu fosse para as dunas e a areia pregasse embaixo da viatura. Enfim, obrigado!
    ​- TR4 2014 AT 4x4


  • #6
    Usuário Avatar de Moipessoa
    Entrada
    01/04/2011
    Local
    Campos/RJ
    Idade
    44
    Posts
    698
    Agradecimentos: 0
    kkkkkkkkk, o cabra é bruto...


    João,
    o melhor produto para lavar, chama-se água. se for em alta pressão, melhor ainda.
    depois dela, 1 litro de vaselina líquida ajuda a manter uma "capa" protetora, evitando o acumulo de poeira, areia e outros abrasivos. a principal vantagem da vaselina é que ela sai quando se bate novamente a água pressurizada.

    qq coisa fora disso, é um sério indício para tirar $ do seu bolso.
    Ex L200 Outdoor 2008.
    ATUAL NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

  • #7
    Usuário Avatar de JoaoFco
    Entrada
    02/04/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    39
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    kkkkkkkkk, o cabra é bruto...


    João,
    o melhor produto para lavar, chama-se água. se for em alta pressão, melhor ainda.
    depois dela, 1 litro de vaselina líquida ajuda a manter uma "capa" protetora, evitando o acumulo de poeira, areia e outros abrasivos. a principal vantagem da vaselina é que ela sai quando se bate novamente a água pressurizada.

    qq coisa fora disso, é um sério indício para tirar $ do seu bolso.
    Valeu amigo, é sempre bom ver a opinião dos outros
    ​- TR4 2014 AT 4x4


  • #8
    Usuário Avatar de jairferreira
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    feira de santana/BA
    Idade
    43
    Posts
    444
    Agradecimentos: 2
    Fala Joao, tudo em ordem?

    Semana passada passei o mesmo com o groseirinho que você tá falando mas não esquenta com isso não, tem muita, mas muita gente boa por aqui sempre pronta a ajudar!

    Eu gosto de lavar, bater óleo e depois pegar uma estrada de terra. A poeira gruda no oleo e forma uma camada que impede que a agua entre em contado com o chassi, lataria e outros mais.

    Fica feio? Fica.

    Estraga as borrachas? Nem sempre.

    É melhor e bem mais barato trocar as borrachas do que uma peça do assoalho, para-lama ou danificar a ponta do chassi. Já viu aquele ditado que é melhor escapar fedendo do que morrer cheiroso? kkkkkkkkkkkkk

    Todas as dicas que foram citadas estão corretas. Lembrando que é só uma opinião e jamais devo ficar irritadinho com os nobres amigos que desaprovam minha pratica. hehehehehe

    Valeu men!
    Sonhei que estava sonhando, quando acordei estava dormindo!

  • #9
    Usuário Avatar de JoaoFco
    Entrada
    02/04/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    39
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jairferreira Ver Post
    Fala Joao, tudo em ordem?

    Semana passada passei o mesmo com o groseirinho que você tá falando mas não esquenta com isso não, tem muita, mas muita gente boa por aqui sempre pronta a ajudar!

    Eu gosto de lavar, bater óleo e depois pegar uma estrada de terra. A poeira gruda no oleo e forma uma camada que impede que a agua entre em contado com o chassi, lataria e outros mais.

    Fica feio? Fica.

    Estraga as borrachas? Nem sempre.

    É melhor e bem mais barato trocar as borrachas do que uma peça do assoalho, para-lama ou danificar a ponta do chassi. Já viu aquele ditado que é melhor escapar fedendo do que morrer cheiroso? kkkkkkkkkkkkk

    Todas as dicas que foram citadas estão corretas. Lembrando que é só uma opinião e jamais devo ficar irritadinho com os nobres amigos que desaprovam minha pratica. hehehehehe

    Valeu men!
    Valeu Jair, toda dica é valida, abraço
    ​- TR4 2014 AT 4x4


  • #10
    Usuário Avatar de leojaz
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Rio/Fortaleza/Brasília/RJ
    Idade
    44
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 5
    Em frente aoVia Sul tem um lava jato escondido numa rua de paralelepípedo que lava o carro por baixo, R$20 água e sabão. Se quiser colocar qualquer produto, compra e ele pulveriza ( nao recomendo outro produto).
    Carregando...

  • #11
    Usuário Avatar de JoaoFco
    Entrada
    02/04/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    39
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leojaz Ver Post
    Em frente aoVia Sul tem um lava jato escondido numa rua de paralelepípedo que lava o carro por baixo, R$20 água e sabão. Se quiser colocar qualquer produto, compra e ele pulveriza ( nao recomendo outro produto).
    Fica do outro lado da w. soares na rua atras do posto?
    ​- TR4 2014 AT 4x4


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Lavagem da viatura no Rio de Janeiro
      Por Marcelo_Taz no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2
      Última resposta: 21/03/2009, 00:55
    2. Respostas: 21
      Última resposta: 29/03/2008, 14:24
    3. Ferrugem - Dunas e Areia de Praia
      Por gustavoom no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/12/2007, 23:10
    4. Respostas: 17
      Última resposta: 15/03/2007, 19:15
    5. Jipe a areia da praia
      Por marcus no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 30/09/2003, 08:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade