Bom não sou tão experiente assim mas vou falar da minha pequena experiência.
No geral, o remédio é lavar o carro sempre que voltar da aventura com água abundante, para remover toda sujeira, lama, areia....
Eu, após dar um passeio nas dunas aqui em Natal há uns 2 meses, levei o carro para lavar por baixo, o carro foi lavado abundantemente somente com água por baixo (conheço o cara do lava-jato e pedi pra ele caprichar no jato por todos os locais) depois esperamos escorrer toda a água (uns 15 min esperando pingar tudo, ficou excelente) e pedi que aplicasse um óleo que comprei que é bem grosso (não lembro a marca, mas a especificação era óleo para pulverizar chassi) ele era tão grosso que teve que diluir um pouco com óleo diesel, lembre-se de pedir para ele evitar as borrachas. Enfim, o cara fez um serviço excelente o carro ficou todo marrom por baixo. Desde então andei 95% do tempo em asfalto então não tive nenhum problema com eventuais acúmulos de poeira nas borrachas. Após o uso do óleo notei o carro que já era macio, bem mais macio e recentemente entrei por baixo dele e vi que estava tudo perfeito e bem protegido.
Contudo, antes da próxima trilha vou mandar lavar novamente e aplicar vaselina pois segundo informações dos colegas ela repele umidade e sujeira e é facilmente removida após o retorno da aventura. E a partir daí farei o mesmo procedimento anterior, lavagem e óleo para pulverizar chassi.
Ah! nunca usei o Anti-Ruste da texaco, mas o óleo que comprei é similar, então deve servir.
Espero ter ajudado.
Abraço