Postado originalmente por
lauro valente
Olá pessoal,
Estou ressuscitando esta postagem, pois minha L200 Outdoor HPE 2011 começou a cuspir óleo pela vareta esta semana.
O carro está com 114.000 km e está comigo desde os 88.000 km (exatos 2 anos). Faço todas as trocas religiosamente no prazo (óleo, filtros etc). Toda vez que troco óleo, dou um jato de ar no filtro de ar etc. Eu sempre usei o óleo mineral Lubrax Turbo e o troco sempre um pouco antes de completar 5.000 km.
Não sou de esmerilhar carro e nunca fiz trilha com ela. Seu uso é diário, sempre urbano. De vez em quando viajo de Niterói pra Angra com a família e a velocidade de cruzeiro poucas vezes passa de 110 km/h (3.000 giros).
Ocorre que na última troca de óleo, semana passada, achei que o mecânico botou cerca de meio litro de óleo a mais do que ele sempre faz (o filtro de óleo não foi trocado). O nível, na vareta (o motor estava quente), estava no limite máximo, talvez até passando ligeiramente a marca. Então tudo começou.
Cabe lembrar que o motor não super aqueceu (não teve qualquer alteração de temperatura) e nem percebi fumaça no escapamento (somente a preta de sempre, quando eu acelero muito forte). Não sei se tem alguma coisa haver, mas de alguns meses pra cá, tenho percebido que quando tento esticar a segunda e a terceira marchas, o giro não passa de 3.000 rpm. Em algumas outras oportunidades, testei e passou fácil e rápido de 4.000rpm. Até pensei que pudesse ser algum problema relacionado à turbina.
No último sábado, levei o carro a um mecânico chamado Jorginho, em Itaipú, Niterói. Ele me foi indicado pelo pessoal que troca o óleo (Auto Center Itaipú) por já ter trabalhado por alguns anos na concessionária Mitsubishi, em Niterói. Olhou, olhou, demos uma volta, verificou o respiro do motor (disse que não estava entupido), deu umas aceleradas no carro e sentenciou que estava tudo certo. Deduziu que era excesso de óleo no cárter. Resolvemos sangrar cerca de meio litro e o nível agora está entre as marcas (min e max). De fato não está mais aquela "sangria desatada", mas a vareta do óleo continua sendo cuspida do tubo, cada vez que saio com a viatura.
Por favor, digam-me que pode ser outra coisa que não a perda de compressão do motor pro cárter (afinal, é um motor diesel relativamente pouco rodado)!
Alguém de Niterói tem referências do Jorginho? Ou é melhor levar o carro pro Chapéu?
Qualquer ajuda é muito bem vinda!