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Convex Datacenter
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  • #13
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    18/05/2011
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    Todo motor de 4 cilindros em linha tem uma vibração de segunda ordem cuja amplitude cresce com o quadrado da rotação.
    Por exemplo, com o motor em 600 rpm você terá uma vibração de 20 hertz e amplitude Y. A 2400 rpm a vibração será de 80 hertz e a amplitude agora será de 8Y.

    É por isto que os eixos giram ao dobro da rotação do motor. Você pode não perceber mas ao longo do tempo a retirada dos eixos balanceadores provocará sérios danos a componentes importantes e principalmente aos coxins do motor.

  • #14
    Pessoal, obrigado pelas respostas. O carro foi montado com o eixo soldado e sem a correia para cortar o funcionamento. O motor funciona com pouca vibração mas senti que ficou mais fraco pouca coisa. Quando em alta ficou com um barulho mais grave. Deve ser ressonância da vibração. Vou aceitar a sugestão de trocar a peça em outra oficina.

  • #15
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    18/03/2004
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    A minha HPE 2006 tb está sem o eixo, como tenho uma 2000 (8 amortecedores), q vibra bastante, não achei absurda a vibração, e olhando no motor não chega a trepidar a ponto de quebrar coxins. Esse problema é comum nas L200, mta gente sente ela fraca e o problema está ai, a minha estava direto no bloco do motor já, ovalizando o mesmo e sem direito a retífica mais, um bloco custa de R$7.500,00(desmanche) a R$11.000,00 (Mitsubishi), fora mão de obra e carro parado. Alguém sabe sobre aquela velha história do recall branco ? Era isso por acaso, troca dos casquilhos do eixo balanceador ?

  • #16
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    22/05/2010
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    a vibração já foi a fonte de vários aviões perderem suas asas durante voo, pois a ressonância e vibração do motores atingiam o ponto de causar o corte das asas...
    eu buscaria a fonte do eixo estar quebrando pela segunda vez, terceira.. e por ae vai, e tentaria solucionar o causador da quebra... para nao passar a outro ponto mais critico a função "fusivel".

  • #17
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    14/08/2014
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    Dúvida

    Citação Postado originalmente por Xandão Ver Post
    A minha HPE 2006 tb está sem o eixo, como tenho uma 2000 (8 amortecedores), q vibra bastante, não achei absurda a vibração, e olhando no motor não chega a trepidar a ponto de quebrar coxins. Esse problema é comum nas L200, mta gente sente ela fraca e o problema está ai, a minha estava direto no bloco do motor já, ovalizando o mesmo e sem direito a retífica mais, um bloco custa de R$7.500,00(desmanche) a R$11.000,00 (Mitsubishi), fora mão de obra e carro parado. Alguém sabe sobre aquela velha história do recall branco ? Era isso por acaso, troca dos casquilhos do eixo balanceador ?

    Xandão, como ficou a sua com o decorrer do tempo? O mecânico aqui quer fazer esse isolamento no meu, mas estou em dúvida. Fica bom? Se puder dar mais informações.... Grato

  • #18
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    10/11/2010
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    A minha está sem a correia do balanceiro...e vibra um pouco mesmo!!
    Mas aqui na cidade eu conheço poucas qe usam essa correia, pois ela costuma se soltar e enroscar na Correia Dentada...daí o dano ao motor é muito maior!!
    Então pra ter uma "certa segurança", maioria dos donos estão optando por rodar sem a correia do balanceador!!

    Abraço!!
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
    EX(graças a Deus)- S10 Tornado 2010 2.8 4x4
    EX - L200´s GLS 2001 e 2003

  • #19
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    07/07/2014
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    Provavelmente o esticador da correia dentada está quebrando a mola "tensor", e não é perceptível devido a movimentação do carro, ocasionando assim o expulsamento da correia dentada, fazendo com que o carro saia do ponto em movimento e quebra o balanço. Já chegou a quebrar alguma vez algum comando de válvula?


    -O caso da retífica é porque o carro saiu do ponto, ferindo várias peças.

    -Não tem problema da correia ser muito tencionada, já troquei duas vezes e o correto é tensiona-la.

    -Não retire a correia, pois não existe malefício algum para com o motor, muito pelo contrario, só é benéfico, deixe funcionando, com certeza daqui uns tempos com o motor trabalhando com trepidações vai ocorrer folga nos parafusos e até mesmo desgastes de componente móveis "a lógica é essa", eu não aconselho a retirada pois isso não traz vantagem nenhuma e ninguém aqui estudou anos para que crie esse sistema.

    -Um exemplo, balanceamento das rodas, retirem o cumbo das rodas e façam uma experiencia, todo o seu carro vai afrouxar e começar a bater tudo, isso é um princípio da Física, foi criado com uma finalidade.

    ATT: Lucas.
    4X4 Brasil
    -L200 Triton GLS MT 13/14 Original.
    "Because Im happy with the l200".
    "Surpreendido!"

  • #20
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    Boa aos amigos do fórum, tava meio sumido, sem 4x4, mas acabo de adquirir uma Pajero 2.5 HPE Sport 2007 de um conhecido com o motor aberto e vou faze-lo completamente, haja coragem, e já me deparei com a questão do eixo balanceador onde descobri a retífica SADY em Sampa que faz o serviço de "roletagem" do eixo, ou seja, instala um rolamento no local da bucha e parece que resolve 100% do problema, mas te causa outro inconveniente, desta vez financeiro, já que o serviço fica por 900 dilmas por eixo!!!?
    A solução me parece definitiva e de confiança portanto devo enviar o meu bloco para este serviço e aproveitar para fazer o trabalho de cilindro, usinagem/encamisamento, tolerância das bielas etc...
    Segue ai a dica.

    Grande abraço a todos
    Alexandre

  • #21
    Usuário Avatar de de_correa
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    Intao pessoal tive num meca mit e perguntei sobre esses balanceiros que da mas problema nas sport e menos comun na nas antigas e na opniao dele e devido banho quimico dado bloco as buchas nao sao retiradas ou nao saem nao sei como é ai afeta tratamento que elas tem ai começa esse problemas esse roletamento ja foi tentado mas segundo ele pode ficar vazemento nos retentore devido vibraçao, e nem resolver o ideal seria rolamentos conicos mas, nao sei pessoalmente nao analizei este bloco como poderia ser feita attençao isso sao somente impressoes e servicos que foram feitos e nao deram certo nao quer dizer que nao dara analizem bem entendam o funcionamento do balanceira ai sim mexam graças a minha ja 94 fez motor mas nunca tive esse problema ...

  • #22
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    Ele tem ponto de montagem e por garantia um aperto dentro do especificado com um pouco de trava rosca pode resolver de vez.

  • #23
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    Mais uma coisa no projeto original são buchas se as os banlanceiros estão com folga sugiro troca os mesmo por nos novos e quanto ao esticar a correia esta é feita pela ajuda de um tensor, se precisar tenho manual técnico da própria montadora e não se esqueça original neste caso é bem melhor, pois a picape por esse motivo não lhe dará surpresas.

  • #24
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    Parece que estou com sorte a retifica informou que a folga das buchas do balanceador estão dentro do previsto então vou deixar como está a mandar ver na retifica do motor, espero que os caras saibam medir essa folga direito. Vamo que vamo vou encamisar e por pistões e anéis novos standard, o virabrequim também zero, bomba de óleo idem, vamos torcer pra dar tudo certo, vou aproveitar para fazer um radiador de três colmeias pra não dar sorte pro azar.
    Vou postando a minha saga que deve ser a de muitos outros....

    Abração a todos

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