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  • #1
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    21/06/2013
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    Pajero tr4 4x4 ou 4x2?




    Amigos, estou na busca de um TR4, mas confesso que gostaria de um carro que não consumisse muito. Pensando nisso, já descartei a opção do câmbio automático. Agora ficou a dúvida: é melhor um mecânico 4x4 ou 4x2? Segundo o cara que me atendeu na concessionária, a MIT parou de fazer mecânica 4x4 porque a maioria dos consumidores reclamavam do consumo e acabavam que nem usavam muito o tr4 para off-road. E disse ainda que o modelo 13/13 chega a fazer 10 km/l. Alguém sabe dizer se isso é verdade?
    Minha intenção é um carro pra usar 80% no urbano e o resto em estrada de terra relativamente tranquilas. Mas a dúvida é se vale gastar mais em um 0km 4x2 ou comprar uma usada 4x4. Essa diferença é enorme já que uma usada eu consigo achar por uns 10 a 15 mil de diferença.
    Outra coisa, uma 4x4 no modo 4x2 consome mais do que uma puramente 4x2? Muito mais?
    Obrigado pela ajuda!

  • #2
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
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    Vinnyolima, eu não manjo muito de mecânica, mas suponho que um 4x4 vai gastar ligeiramente mais do que um 4x2 "puro" devido ao peso adicional do sistema de tração e caixa de redução, mas não acredito que seja muito significativo ao ponto de não compensar, sob este aspecto. Eu pesquisei e estudei bastante antes de comprar o meu 4x4. No meu caso, vou andar por estradas ruins, em serra, secas ou com barro; daí, é desejável ter o 4x4 embora não vá fazer isso com frequência. Me parece que é um veículo que mesmo em 4x2, anda muito bem em estradas de terra, mas não é um veículo tão estável e confiável do que se estiver utilizando a tração nas 4 rodas. E se vc for usar em asfalto molhado, em 4x2 também não vai ti dar muita segurança, por ser alto e não ser muito aerodinâmico. Estou tão satisfeito com o meu que não compraria um 4x2, se tivesse um bom 4x4 para adquirir, como foi o meu caso. Enfim, acho que pesar muito o real uso que vc vai fazer dele e para ser franco, considerando a estabilidade dele em asfalto, que segundo você será o tipo de uso predominante, a tração integral fará muito falta se você pegar uma bela chuva. E por último, um carro desses não pode se preocupar, muito com o consumo, embora como muitos dizem, o motor deveria entregar mais pelo consumo que apresenta. Todavia o benefício dele, no meu ponto de vista supera o seu relativamente fraco consumo: responde rápido, retoma idem. O meu, 2007/2008, mecânico, flex, com 53.000km, que peguei há pouco mais de dois meses, faz 8,96 km/l em estrada, com ar ligado/desligado e 6,63 km/l em uso 100% urbano, com muitos morros e trânsito bem trancado. No meu ponto de vista, tende a melhorar à medida que eu for conhecendo mais o veículo, mas estou satisfeito mesmo assim. Acredito que se vc encontrar um 4x4 em muito bom estado, fique com ele, não hesite! Abraços,
    4X4 Brasil
    Edimar Oliveira
    TR4 - Precioso

  • #3
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    30/07/2012
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    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    responde rápido, retoma idem. O meu, 2007/2008, mecânico, flex, com 53.000km, que peguei há pouco mais de dois meses, faz 8,96 km/l em estrada, com ar ligado/desligado e 6,63 km/l em uso 100% urbano, com muitos morros e trânsito bem trancado. No meu ponto de vista, tende a melhorar à medida que eu for conhecendo mais o veículo, mas estou satisfeito mesmo assim. Acredito que se vc encontrar um 4x4 em muito bom estado, fique com ele, não hesite! Abraços,


    Edimar , Esse consumo é no ÁLCOOL ou na GASOLINA ?

    Todos reclamam de desempenho , eu tenho uma SPORT V6 3.5 e também acho o desempenho baixo para o tamanho do motor, mas , se for ver qual é a proposta do carro , não é para ter desempenho ESPETACULAR , eles tem que ter força, e muita. Convenhamos , isso eles tem de sobra , afinal , são feitos para subir morros , passar por barro e isso sem sofrer, aí até a Pajero SPORT DIESEL 2.5 manda bem.

    Não da para comparar o desempenho de uma TR4 2.0 , por exemplo , com um LANCER que tem um motor bem parecido e tem um bom desempenho , ainda mais se comparado com outros , mas dentro da sua proposta e faixa de utilização. Não pode esperar que ande , freie e faça curvas igual a um LANCER. Mas na terra , no barro e no buraco, bom aí não tem nem como comparar

  • #4
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
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    08/02/2013
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    Amatinho este consumo é com gasolina aditivada (posto BR), por que aqui na minha cidade o álcool não compensa (acho que na maioria das cidades também é assim). Eu ainda não conheço o desempenho do meu na terra, por que é o primeiro, mas com certeza é a vocação dele e deve ser avaliado desta forma.

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    TR4 - Precioso

  • #5
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    Amigo, acho que neste local dificilmente você vai encontrar uma opinião contra o 4x4. Se quer um carro econômico o nome dele não e tr4. Mas o jeepinho tem suas qualidades. Infelizmente ele e pesado demais para o motor e acho eu que para compensar isso botaram uma relação de cambio bastante curta. Não tem uma velocidade final satizfatoria por conta dessa relação curta, mas em compensação e extremamente ágil no transito urbano. Eu não só prefiro o 4x4, como só uso o carro em tração integral. Nunca uso em 4x2. A minha e automática e em determinadas ocasiões, quando se precisa de agilidade para entrar em uma brecha, não e difícil ouvir os pneus querendo cantar, isso no 4x4. Claro que a tração integral não permite patinar, nem mesmo quando se arranca numa subida com uma areinha, o que e comum aqui. Mas, com tudo isso, dependendo do posto que abasteço, chega a fazer entre 6,5 e 7,0 na cidade com gasolina. Abraços e boa sorte.

  • #6
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    26/08/2008
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    Citação Postado originalmente por Rogério Tortato Ver Post
    Amigo, acho que neste local dificilmente você vai encontrar uma opinião contra o 4x4. Se quer um carro econômico o nome dele não e tr4. Mas o jeepinho tem suas qualidades. Infelizmente ele e pesado demais para o motor e acho eu que para compensar isso botaram uma relação de cambio bastante curta. Não tem uma velocidade final satizfatoria por conta dessa relação curta, mas em compensação e extremamente ágil no transito urbano. Eu não só prefiro o 4x4, como só uso o carro em tração integral. Nunca uso em 4x2. A minha e automática e em determinadas ocasiões, quando se precisa de agilidade para entrar em uma brecha, não e difícil ouvir os pneus querendo cantar, isso no 4x4. Claro que a tração integral não permite patinar, nem mesmo quando se arranca numa subida com uma areinha, o que e comum aqui. Mas, com tudo isso, dependendo do posto que abasteço, chega a fazer entre 6,5 e 7,0 na cidade com gasolina. Abraços e boa sorte.
    Não! Você está brincando quanto à usar o carro no 4x4 o tempo todo?
    Se não estiver, pare de fazer isso. A TR4 não é um 4x4 full time com diferencial central, projetada para ter todos os sistemas rodando. Você está forçando transferência, cardans e especialmente todo o sistema de transmissão do eixo dianteiro, que na TR4 não é exatamente o mais reforçado do mundo.

    Quanto ao consumo; peguei uma 2011 flex 4x4 auto em um negócio há 2 meses. Está muito melhor do que eu esperava, fazendo perto dos 10 km/l na estrada com gasolina andando sem exagerar e 7,8 no etanol. Bem melhor do que havia lido por aqui e muuuuito melhor que minha GLS V6 99 que nunca passava dos 5.5 km/l na estrada.

    abraço,

    Erich

  • #7
    A TR4 não tem diferencual central?

  • #8
    Citação Postado originalmente por AACL Ver Post
    A TR4 não tem diferencial central?
    TEM SIM e pode sim ser usada com o 4x4 Full Time (embora não veja vantagem em usar assim o tempo todo, aumente o consumo de combustível e o desgaste do sistema)

    Abaixo uns posts antigos meus que eu já coloquei umas 10x aqui no forum, no FB, já mandei p amigos etc... (é reciclável rsrsrsrs)


    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post

    Diferencial
    Não é muito simples entender como o diferencial funciona (e tbém não é fácil de explicar)

    Quem tem duvida, veja esse vídeo que é excelente, impossível não entender (no começo parece que não tem nada a ver, mas é a melhor explicaçãoque eu ja vi)
    Around the Corner - YouTube

    Agora vamos ao uso prático e uma explicação simples:

    Se o eixo do carro fosse rígido, ligando uma roda à outra, sempre que fizéssemos uma curva ele iria torcer (pq a roda do lado de dentro da curva gira menos do que a de fora)

    Nos carros 4x2 o diferencial funciona apenas no eixo da tração, dividindo a força entre a roda direita e esquerda.
    Um teste prático é levantar o carro no macaco (levantar 1 das rodas da tração) e acelerar. Vc vai perceber que só a roda que está no ar gira e o carro não anda !!! Isso pq o diferencial entende que a roda mais "presa" (a que está no chão) está do lado de dentro da curva e a + "solta" (do lado de fora, está fazendo a curva, então joga toda a tração p lá).

    Em carros 4x4 vc tem esse mesmo mecanismo nas rodas da tração (que no caso da TR4 é traseira), então no uso 4x2 o diferencial vai distribuindo a força entre a direita e esquerda dependendo da necessidade na curva.

    Quando vc aciona o 4x4 (Desbloqueado) o que acontece é que além do diferencial direita esquerda vc também tem o central funcionando**
    Nesse caso o diferencial dianteiro distribui a força direita / esquerda, o traseiro a mesma coisa e o central distribui frente e trás.
    Só que nesse sistema, se vc tirar apenas 1 roda do ar toda a tração será disponibilizada nesta roda e mesmo com as outras 3 no chão, o carro ficaria parado

    Nesse caso, bloqueando o dif central vc separa a tração dianteira da traseira
    Imagine que a roda dianteira esquerda está no ar
    A tração dianteira será jogada p esta roda, mas a traseira (nesse caso de estar bloqueada) irá funcionar normalmente.

    * Alguns carros 4x4 tem o que chamam de bloqueio parcial deslizante, que é um tipo de embreagem, que segura um pouco a tração na roda + "pesada". Nesse caso, se vc levantar no macaco e acelerar ele provavelmente vai cair.
    Mas se ela estiver encostado em uma guia, esse disco vai sentir a dificuldade em avançar e vai disponibilizar a força p a roda no ar
    (deu p entender ?)

    ** Quanto ao diferencial central
    Muitas marcas (como a Land Rover, por exemplo) vendem esse peixe como se fosse algo espetacular. Na verdade a maioria dos 4x4 não bloqueia o dif central simplesmente porque não precisam. Como assim não precisam ?
    Simples, eles não tem diferencial central, então qdo vc engata a 4x4 é como se ele já estivesse bloqueado.
    Qual a vantagem do dif central então ? é justamente poder usar a 4x4 em qq terreno, mesmo em asfalto (na chuva por exemplo)
    A maior parte dos 4x4 (ranger, S10...) como não tem o dif central só podem engatar a 4x4 em terrenos lisos, pois em uma curva (qdo a dianteira faz um raio diferente da traseira) as rodas vão derrapar e não vão torcer o eixo de tração.

    Sobre um bloqueio direita esquerda, este seria o bloqueio 100%
    Isso existe é o "must" do 4x4 (um 4x4 100% bloqueado contra um 4x4 sem bloqueio é quase o mesmo que um 4x4 contra um 4x2, a diferença é MUITO grande)

    Aqui + um vídeo bem legal...
    Mostra a falta que faz o bloqueio direita / esquerda
    1º mostra em 4x2 e depois em 4x4 (que perdendo a tração em 2 rodas, sendo 1 na dianteira e 1 na traseira) fica PARADO* !!!

    No final mostra o carro equipado com o diferencial parcial deslizante, que em casos não extremos já resolve bem o problema
    Eaton Locking Differential Demonstration - YouTube


    * Na trilha é uma situação até que comum, em terrenos com erosão, quando vc pega um "X", o carro dá aquela torcida e normalmente ve perde a tração em 1 roda dianteira e em uma traseira do lado oposto. Mesmo na 4x4 o caro simplesmente não sai do lugar. Nesse caso a opção é voltar, acelerar e passar no embalo

    Para quem curte usar 4x4 na terra (aliás, louco é quem compra para ir ao shopping recomendo o Livro "Técnica 4x4" do João Roberto
    Curso Técnica 4x4
    É um livro barato, simples e didático que com muitas figuras, fotos e esquemas explica os pormenores do funcionamento dos veículos 4x4 e dá dicas de condução.

    escrevi muita coisa e de maneira rápida e não muito ordenada, espero que tenha ficado claro
    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post
    4x4H O diferencial central distribui a força entre a dianteira e a traseira de acordo com a necessidade. Em alguns momentos estará 50/50 % e em outros 60/40%, 40/60%, 70/30% etc...
    Neste caso com apenas 1 roda sem tração o veículo para

    Com o 4x4Lc (bloqueado) a divisão dianteira/traseira ficará em exatos 50/50%
    Neste caso, se uma roda perde a tração vc fica sem tração naquele eixo (já que a força vai justamente p a roda sem tração) Mas o outro eixo continua recebendo os seus 50% e vai tirar o carro do lugar

    Dá uma lida no meu post anterior que deve ajudar (ou bagunçar + ainda rsrsrsrsrs)
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #9
    Citação Postado originalmente por e.lauer Ver Post
    Não! Você está brincando quanto à usar o carro no 4x4 o tempo todo?
    Se não estiver, pare de fazer isso. A TR4 não é um 4x4 full time com diferencial central, projetada para ter todos os sistemas rodando.
    Erich,

    Na verdade a TR4 tem a opção de ser um 4x4 full time porque tem diferencial central.

    Meus TR4 nunca viram a alavanca em 4x2. Só 4x4, mesmo dentro da cidade.

    4x4 Full-Time, antes de tudo, é segurança. Já peguei poça de óleo a 80 km/h dentro da cidade e se não estivesse 100% tracionado, tenho certeza que não ia dar pra manter o controle.

    Aliás, a caixa Super Select da TR4 é uma das mais completas e resistentes do mercado, também é o que faz esse jipinho ser caro e ainda assim, compensador.

    Em resumo, pode usar o 4x4H sem medo no asfalto, mas o 4x4 HLc e o 4x4 LLc (reduzida), só na terra ou duna.

    Abraço,
    Neilson


  • #10
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    Olá, primeiramente.. o 4x2 para vender depois vai ser uma dificuldade..

    Segundo: Desde quando o 4x4 gasta mais? você não vai usar ela no 4x4 integral, portanto estará gastando a mesma coisa que um 4x2.

    e por fim: Quer um carro econômico? definitivamente TR4 não é sua escolha..

  • #11
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    Vinnyolima, definitivamente se você quer um carro econômico, a TR4 não é o seu carro. Tenho uma e não me arrependo em gastar um pouco mais em gasolina, mas o carro, ou melhor, a viatura topa qualquer parada!
    Uma única vez fiz um trajeto em que priorizei totalmente o consumo, somente para ver qual era o limite máximo que conseguia economizar em combustível.
    Fiz São Paulo - Curitiba a incríveis 11,6 km/l de gasolina.
    Nunca dirigi tão tranquilo na minha vida! Basicamente só encostei o pé no acelerador e fui a no máximo 110km/h... Nas saídas dos pedágios até caminhões me ultrapassavam... Ar condicionado ligado em cerca de 20% do trajeto. Nas descidas tirava o pé do acelerador e deixava o carro ir... subidas não compensava até chegar a 80km/h.. ai acelerava bem pouco para compensar... A minha é 2009 AT. A minha média na cidade é cerca de 6-7 km/l gasolina (ambos trajetos em 4x2).
    Em trajetos de terra 4x4, a media cai um pouco, para 5,5~5,9km/l....
    No álcool, na cidade, 4x2 o consumo fica em 5km/l....
    Enfim....
    Se quiser economia compra um 1.4 pequeno que anda mais, é mais econômico, melhor em curvas, mais barato, tem mais espaço no banco traseiro e porta malas igual....
    Mas se gostar de uma aventura.... esse carro te leva com muito conforto onde você nunca imaginou chegar...
    Recomendo andar em algum, e se puder ir fazer uma trilha/passeio... leve mesmo... se tomar gosto vai ser a sua melhor compra!!!
    Eu não recomendaria o 4x2... é o primeiro ano do modelo, o mercado de usado ainda não esta bem estabelecido... Pode virar um mosca branca(Ex. cambio com 6 marchas... câmbios automatizados...)... e desvalorizar muito...
    Igs - TR4 - 2009 - Pneus BF MUD KM2 - Lift 2"

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Igor_tr4 Ver Post
    Vinnyolima, definitivamente se você quer um carro econômico, a TR4 não é o seu carro. Tenho uma e não me arrependo em gastar um pouco mais em gasolina, mas o carro, ou melhor, a viatura topa qualquer parada!
    Uma única vez fiz um trajeto em que priorizei totalmente o consumo, somente para ver qual era o limite máximo que conseguia economizar em combustível.
    Fiz São Paulo - Curitiba a incríveis 11,6 km/l de gasolina.
    Nunca dirigi tão tranquilo na minha vida! Basicamente só encostei o pé no acelerador e fui a no máximo 110km/h... Nas saídas dos pedágios até caminhões me ultrapassavam... Ar condicionado ligado em cerca de 20% do trajeto. Nas descidas tirava o pé do acelerador e deixava o carro ir... subidas não compensava até chegar a 80km/h.. ai acelerava bem pouco para compensar... A minha é 2009 AT. A minha média na cidade é cerca de 6-7 km/l gasolina (ambos trajetos em 4x2).
    Em trajetos de terra 4x4, a media cai um pouco, para 5,5~5,9km/l....
    No álcool, na cidade, 4x2 o consumo fica em 5km/l....
    Enfim....
    Se quiser economia compra um 1.4 pequeno que anda mais, é mais econômico, melhor em curvas, mais barato, tem mais espaço no banco traseiro e porta malas igual....
    Mas se gostar de uma aventura.... esse carro te leva com muito conforto onde você nunca imaginou chegar...
    Recomendo andar em algum, e se puder ir fazer uma trilha/passeio... leve mesmo... se tomar gosto vai ser a sua melhor compra!!!
    Eu não recomendaria o 4x2... é o primeiro ano do modelo, o mercado de usado ainda não esta bem estabelecido... Pode virar um mosca branca(Ex. cambio com 6 marchas... câmbios automatizados...)... e desvalorizar muito...


    Caramba ... Estou começando a ficar feliz com o consumo da minha SPORT 3.5 gasolina , que é 5 a 6 Km/l aqui em São Paulo e 7 a 8 na Estrada...

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