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Convex Datacenter
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  • #1
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    Revisão 130.000 Km Pajero Ful 3.5 2002




    A titulo de troca de experiências vou relatar o ocorrido. Desde o lançamento do modelo 2001/2002 tive uma grande admiração pelas Pajeros Ful. A grade, parachoques com faróis de neblina, linhas sinuosas, são imponentes. Apareceu a oportunidade de compra de uma unidade com 130.000 kms e decidi concretizar o sonho, sabendo da necessidade de uma revisão completa. No deslocamento dois problemas verificado: falha em baixa rotação, apagando constantemente e dificuldade de passar dos 2.200 giros, falha na transição de rotação. A luz (laranja) da trava do diferencial central começou a piscar depois de 40 km...... O resto, aparentemente estava OK. Como os pneus dianteiros estavam com desgaste irregular, condenando o par dianteiro, optei pela geometria, troca de óleo (sintético 10W 40), filtro de óleo e filtro de ar. Próximo passo troca das correias (poli V e dentada). Ao substituir a Poli V, que estava bem ressecada, foi constatado que 2 das 3 polias apresentavam folga e ruído, substituídos por peças originais (mercado nacional e ebay). A correia dentada era nova, não precisou ser substituída. Próximo passo atacar o problema da tração...Através de pesquisa nos fóruns e net, optei por substituir a solenoide que controla o vácuo para as rodas livres (peça original, ebay). Problema solucionado, a velha estava com as duas bobinas interrompidas. Próximo passo, 5 pneus novos, medida original 265/70/16, optei pelos Maxxis 771, um pouco ruidosos no asfalto, mas são A/T.....Revisão de freios, tudo OK e supensão, onde mais problemas foram constatados. Amortecedores traseiros com baixa pressão, trocados os quatros, opção da marca original (Kayaba), mas modelo mais sofisticado, monotubo com nitrogênio alta pressão. Ficou muito mais firme, mas mais ríspida no terreno ruim....Constatado tb necessitade de troca de duas buchas que prendem o diferencial traseiro no carroceria, através de de suporte de aluminio maciço. A Mitsubishi não vende estas buchas, somente a barra completa, resolvida através de peça em ótimo estado de desmanche (mercado livre).
    4X4 Brasil

  • #2
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    Os braços tirantes da supensão traseira também estavam com folgas, substituídas por peças originais (Mitsubishi OEM Parts). Lubrificantes de caixa de transferência, cambio automático e diferencias todos novos e OK, não necessitou alterar. Parti para o ataque as falhas no motor. Somente uma das 6 velas pode ser removidas sem desmontar o coletor de injeção. Vela nova, mas não original, optei por 6 velas NGK de Iridium, e de longa durabilidade, devido a mão de obra necessária na troca. Aproveitei a oportunidade e substituidos os cabos de velas (originais ainda) por jogo NGK. Juntas novas na montagem, motor virou um relógio, redondo e sem falhas. Mas a lenta continuava muito baixa e não aumentava quando motor frio. Limpado o motor de passo, mas não resolveu, defeito persistiu. Novo motor de passo (mercado livre) original, lenta subiu para 2500 rpm, reajustada para especificado, 750 rpm e tudo ficou ok. Pequeno vazamento de óleo nas tampas dos válvula, resolvido com reparto, parafusos fouxos...

  • #3
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    Limpador traseiro ruim, substiuído. Lâmpada de pisca dianteira queimada, substituída. Liquido de refrigeração novo, deixei como estava. Painel com lâmpadas indicadoras da marcha engatada queimados, substituídos (dificuldade de localiza lâmpada compatível, importei até da China, mas encontrei as originais em loja de eletrônica, revestidas de tinta de vitral verde. Um banho de Tinner resolveu..). Problema deu o interruptor de pisca alerta. Apesar de funcionar normalmente, lâmpada interna queimada, não acendia na meia luz. Consegui desmontar e trocar a lâmpada, ficou tudo OK. Uma polida com massa mais cera nas lentes dos farois dianteiros, voltar ao aspectos de novos. Aproveitei e fiz pedido de tudo que era parafuso, bucha, pino, borracha que encontrei faltando ou desgastado/ressecado. Estes componentes somente em concessionário, mas todos com preços muito baratos (Mitsubishi OEM Parts).
    4X4 Brasil

  • #4
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    Faltava o coletor de ar frio e respectiva tubulação da grade dianteira até o filtro de ar, também providenciada, na mesma importação dos componentes. Todos tachados, 100% acima do custo mais frete......Bom o carro ficou muito bom, silencioso, boa performance, gasto de combustível dentro do esperado para peso e tamanho do motor. Sobraram algumas peças compradas e não utilizadas, para troca futura, como jogo de pastilhas de freio e corrente de comando com tensores. Com a pesquisa e reforma deu para desmistificar muita coisa sobre a Pajero, que são difíceis, caros, não encontra peças etc, etc. A mecânica é realmente muito robusta, claro que suspensão independente tem mais componentes que eixo rígido e maior manutenção, mas nada anormal. O conforto ao rodar tb é muito maior. Para a reforma comprei dois scanner OBDII, mas nenhum foi compatível e não conseguiram ler a central.....estou com o terceiro a caminho, para padrão japonês, mas tudo esta OK na mecânica no momento. O problema que encotrei foram os mecânicos, por desconhecimento tem receio de atender ou custo elevado dos "especialistas em Mitsubishi", com preços completamente fora do propósito. Ao todo foram investidos R$ 7.000,00 reais entre pneus, componentes e mão de obra. Mas roda com toda confiança e vou para qualquer lugar com garantia de chegar e voltar.
    4X4 Brasil

  • #5
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    O scanner OBDII com padrão japonês chegou, mais sem sucesso na leitura do sistema da Pajero Full.... Resolvi verificar a origem de tranco que sentia no eixo traseiro nas reacelerações. Identifica folga nas tulipas das homocinéticas do lado do diferencial, obrigando a troca dos dois semi eixos traseiros, fonte Mercado Livre. Problema solucionado!!

  • #6
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    No primeiro funcionamento do dia, a fumaça branca e odor de óleo já denunciava a necessidade da abertura do motor para troca dos retentores de válvulas. Não tenho a identificação da causa, mas o problema se agravou muito nos últimos anos. Basta verificar os testes de desmontagens de motor da 4Rodas, quase todos carros com 60.000 Km já apresentam o problema. Suspeito das misturas encontradas no combustível, com solventes atacando o componente, que endurece, resseca e para de vedar, provocando escorrimento do óleo lubrificante para a câmara de combustão, contaminando ambiente e degradando catalisador, velas etc....
    4X4 Brasil

  • #7
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    Uma vez decidido a realizar a remoção dos cabeçotes, optei pelo jogo de juntas da Victor Reinz (Mahle), além da compra de novos parafusos de cabeçote. O que eleva o custo é necessidade de (muita) mão de obra especializada e troca do kit completo de juntas e retentores da parte superior do motor. Mas mostrou-se a decisão correta pelo deplorável estado de carbonização do cabeçote, especialmente das hastes e cabeças de válvulas, apesar de ainda não estarem interferindo na vedação do cabeçote (medido 170 psi em todos os 6 cilindros antes da desmontagem). Como a correia dentada fois substituído pro nova e original nos 100.000 km, optei por reinstalar a mesma. O rolamento do tensionador da correia do alternador, único que ainda não tinha sido substituído, mostrou que estava iniciando a fazer ruídos. Uma limpeza interna e nova lubrificação com graxa resolveram...
    4X4 Brasil

  • #8
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    Tudo limpo e descarbonizado, iniciado a montagem do motor, utilizando todos os novos componentes. Os novos vedantes da válvulas com borracha macia e flexível, contra as antigas duras e ressacadas, sem função. Tudo lubrificado, torqueado conforme manual, como necessita substituir o liquido refrigerante, nova carga agora com aditivo orgânico longa vida (RVExtra). Motor pegou de imediato, silencioso, perfeito!! Como os bicos injetores estavam fora, foram limpos e descarbonizado (no ultrassom) bem como checados. Problema de consumo de óleo solucionado e creio que deverá apesentar melhor no desempenho (gases podem fluir melhor) bem como maior economia.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Kern Ver Post
    Tudo limpo e descarbonizado, iniciado a montagem do motor, utilizando todos os novos componentes. Os novos vedantes da válvulas com borracha macia e flexível, contra as antigas duras e ressacadas, sem função. Tudo lubrificado, torqueado conforme manual, como necessita substituir o liquido refrigerante, nova carga agora com aditivo orgânico longa vida (RVExtra). Motor pegou de imediato, silencioso, perfeito!! Como os bicos injetores estavam fora, foram limpos e descarbonizado (no ultrassom) bem como checados. Problema de consumo de óleo solucionado e creio que deverá apesentar melhor no desempenho (gases podem fluir melhor) bem como maior economia.

    Boa Noite Ricardo,


    Muito Legal seu relato.

    Tenho uma Full 2003 e já fiz muita coisa que foi relatada por vc.

    O consumo do meu carro, com pneus MT 265, esta na casa dos 8,5 km/L. Contra os 9,1 que fazia com pneus AT.

    Já que vc está bem empenhado em manutenção, dá uma checada em sua Bomba Injetora e faz uma limpeza do tanque.

    Depois de 6 anos com o carro, posso afirmar que o maior problema deste carro é esse componente.


    Vale a pena dar uma conferida!


    E vou ficar acompanhando.....


    Abraços

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Leandro Neves Ver Post
    Boa Noite Ricardo,


    Muito Legal seu relato.

    Tenho uma Full 2003 e já fiz muita coisa que foi relatada por vc.

    O consumo do meu carro, com pneus MT 265, esta na casa dos 8,5 km/L. Contra os 9,1 que fazia com pneus AT.

    Já que vc está bem empenhado em manutenção, dá uma checada em sua Bomba Injetora e faz uma limpeza do tanque.

    Depois de 6 anos com o carro, posso afirmar que o maior problema deste carro é esse componente.


    Vale a pena dar uma conferida!


    E vou ficar acompanhando.....


    Abraços
    Leandro, verifiquei ser este um problema grave nas versões a diesel. Até o momento nenhum problema na alimentação (gasolina), mas fica registrado a dica para uma próxima intervenção. Hoje foi substituída a bateria, que já tinha 3 anos, e apresentava sinais de cansaço (está previsto frios no sul de -5 a -8 C.....). Optei pela Moura Log de 90 Ah (antigamente era vendida como de 95 Ah, mas com a normatização do INMETRO, mudou).

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Kern Ver Post
    Leandro, verifiquei ser este um problema grave nas versões a diesel. Até o momento nenhum problema na alimentação (gasolina), mas fica registrado a dica para uma próxima intervenção. Hoje foi substituída a bateria, que já tinha 3 anos, e apresentava sinais de cansaço (está previsto frios no sul de -5 a -8 C.....). Optei pela Moura Log de 90 Ah (antigamente era vendida como de 95 Ah, mas com a normatização do INMETRO, mudou).
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