x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de RLeon
    Entrada
    02/03/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0

    Duvidas basicas pajero dakar




    Pessoal,
    Sou novo no mundo offroad, tenho uma Dakar 2013 e muitas dúvidas...

    1- Em piso asfalto molhado, posso usar 4x4 (4H) ou não é aconselhavel devido a desgastes?
    2- Pelo que pude entender, ele tem o mesmo sistema da TR4 - diferencial VCU. É isso mesmo?
    2b. Dessa forma então, ela nao é como a Triton, que poderia sair de situações onde uma roda sem aderencia recebe menos torque que é transferido para a roda que tem maior aderencia.
    3. Ela não tem controle eletronico de estabilidade, confere?

    Obrigado pelas informações no site. São uma verdadeira escola!

  • #2
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Isso aí, pode acionar o 4x4H no asfalto mesmo sem estar chovendo, pra melhorar a estabilidade.

    O sistema de tração é o super select na dakar e o easy select na triton, a triton tem 3 posições- 4x2, 4x4H e 4x4L, mas o 4x4H da triton é o que divide direto 50% da força pra cada eixo. No caso da dakar, são 4 posições, 4x2, 4x4H, 4x4Hlc e 4x4Llc, não sei se é essa a nomenclatura certa, mas o 4x4H da dakar é diferente do da triton pelo fato da dakar ter o acoplamento viscoso e isso altera a quantidade de força que vão para os eixos, o dianteiro recebe menos que o traseiro. No caso da posição 4x4Hlc é a mesma que a posição 4x4H da triton, essa sim divide 50% da força pra cada eixo, e não é indicado usar no asfalto mesmo que esteja chovendo.

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #3
    Usuário Avatar de Andrejur
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    75
    Posts
    1,285
    Agradecimentos: 4
    Também estou interessado numa Dakar, mas ainda não decidi qual delas.
    Pelo que andei pesquisando, a Dakar que tem a caixa de tração Super Select é apenas a HPE com motores 3.2 Diesel e 3.5 Flex.
    A versão diesel que não é HPE possui a caixa de tração Easy Select como a L200 Triton. Essa versão tem com o câmbio automático ou manual.
    A diferença de preço é em torno de R$ 20.000,00 entre as versões diesel.

    Abs.

    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Isso aí, pode acionar o 4x4H no asfalto mesmo sem estar chovendo, pra melhorar a estabilidade.

    O sistema de tração é o super select na dakar e o easy select na triton, a triton tem 3 posições- 4x2, 4x4H e 4x4L, mas o 4x4H da triton é o que divide direto 50% da força pra cada eixo. No caso da dakar, são 4 posições, 4x2, 4x4H, 4x4Hlc e 4x4Llc, não sei se é essa a nomenclatura certa, mas o 4x4H da dakar é diferente do da triton pelo fato da dakar ter o acoplamento viscoso e isso altera a quantidade de força que vão para os eixos, o dianteiro recebe menos que o traseiro. No caso da posição 4x4Hlc é a mesma que a posição 4x4H da triton, essa sim divide 50% da força pra cada eixo, e não é indicado usar no asfalto mesmo que esteja chovendo.

    Andrejur

  • #4
    Usuário Avatar de RLeon
    Entrada
    02/03/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por André de Jesus Silva Ver Post
    Também estou interessado numa Dakar, mas ainda não decidi qual delas.
    Minha opção foi pela HPE diesel pois a Dakar não é muito lá bem equipada... então dessa forma, a HPE me ofereceu algumas coisas a mais. abr.

  • #5
    Usuário Avatar de Andrejur
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    75
    Posts
    1,285
    Agradecimentos: 4
    Pois é, essa é a minha principal dúvida. O preço de uma diesel versão mais barata é o mesmo de uma HPE Flex.
    E o pacote de equipamentos da HPE justifica a diferença. Além dos mimos e ítens de luxo, tem o sistema de tração Super Select que permite andar traçado em 4x4 no asfalto...

    Abs.
    Citação Postado originalmente por RLeon Ver Post
    Minha opção foi pela HPE diesel pois a Dakar não é muito lá bem equipada... então dessa forma, a HPE me ofereceu algumas coisas a mais. abr.
    Andrejur

  • #6
    Usuário Avatar de RLeon
    Entrada
    02/03/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Eu sei bem o que você está falando... passei a mesma coisa hehe.
    O que fiz foi vender bem o meu carro anterior para a diferença da HPE diesel não pesar tanto no bolso. Depois pesquisei bastante na internet por financiamentos mais em conta. Tem bastante simuladores nos sites dos bancos... veja itau, BB, etc...
    Depois fui na concessionária e negociei ao máximo com o vendedor.
    Boa sorte!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    09/03/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    André,

    Passei essa dúvida ha alguns dias, e, acabei escolhendo pela HPE Flex... É a mesma viatura que a HPE a diesel, porem com uma diferença de preço de aproximadamente R$ 23.000,00, somente de preço, daí tem o IPVA e seguro (esse a diferença chegar a mais de 100%)...

    Se vc anda mais que uns 45.000 km/ano... Pode pensar na diesel, porém se for menos... pensa na flex!!! A minha ta rodando bacana com gasolina... ta dando uma média de 6 km na cidade com ar ligado... anda bem tranquilo...

    Estou muito satisfeito...
    P. Fonseca
    Pajero Dakar flex - 12/12 - hpe

  • #8
    Usuário Avatar de Andrejur
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    75
    Posts
    1,285
    Agradecimentos: 4
    P.Fonseca,
    Esse era o relato que eu esperava ouvir.
    Eu tenho vários carros a diesel e também já cheguei a conclusão que não vale a pena.
    A ideia é substituir a Xterra, cujo objetivo é fazer viagens e expedições. Roda uma média de 15.000 km por ano.
    Vou vender alguns e comprar também um popular para andar na cidade.
    O custo de manutenção do veículo a diesel também é mais caro, além do seguro e IPVA.
    Depois, um V6 flex deve ser bem mais confortável para grandes viagens.
    Fiz algumas expedições pela Argentina/Chile e lá percebi que é mais vantagem no carro a gasolina, tanto em relação ao preço quanto na qualidade do combustível.

    Abs.

    Citação Postado originalmente por P. Fonseca Ver Post
    André,

    Passei essa dúvida ha alguns dias, e, acabei escolhendo pela HPE Flex... É a mesma viatura que a HPE a diesel, porem com uma diferença de preço de aproximadamente R$ 23.000,00, somente de preço, daí tem o IPVA e seguro (esse a diferença chegar a mais de 100%)...

    Se vc anda mais que uns 45.000 km/ano... Pode pensar na diesel, porém se for menos... pensa na flex!!! A minha ta rodando bacana com gasolina... ta dando uma média de 6 km na cidade com ar ligado... anda bem tranquilo...

    Estou muito satisfeito...
    Andrejur

  • #9
    Usuário
    Entrada
    09/03/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    André,

    Rodo a faixa de 18000 km por ano.. demoraris kse 5 a 6 anos para tirara diferença no combustivel, entre a flex e a diesel... não compensa!!! Sem falar que o barulho do V6 quando quer ouvir é bonito viu...rs

    Forte abs... qndo passar pelo Goiás da um aló...
    P. Fonseca
    Pajero Dakar flex - 12/12 - hpe

  • #10
    Usuário Avatar de Andrejur
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    75
    Posts
    1,285
    Agradecimentos: 4
    Valeu, amigão.
    Está anotado. Quando passar por aí te aviso.

    Abs.



    Citação Postado originalmente por P. Fonseca Ver Post
    André,

    Rodo a faixa de 18000 km por ano.. demoraris kse 5 a 6 anos para tirara diferença no combustivel, entre a flex e a diesel... não compensa!!! Sem falar que o barulho do V6 quando quer ouvir é bonito viu...rs

    Forte abs... qndo passar pelo Goiás da um aló...
    Andrejur

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Dúvidas "basicas" c/ F-75
      Por valmor no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 30
      Última resposta: 27/07/2013, 16:42
    3. Duvida cruel HIllux Sw4, Pajero Sport ou Pajero Dakar
      Por Foltram F 1000 no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 22
      Última resposta: 09/04/2013, 11:36
    4. Respostas: 86
      Última resposta: 07/08/2007, 17:47
    5. Dúvidas básicas
      Por Daniel Lima no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 8
      Última resposta: 20/06/2005, 17:20

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade