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  • #1

    Limpeza do tanque de combustível e troca por S50/S10 (Pajero Full GLS 3.2 2008)




    Colegas,

    Tenho uma Pajero Full GLS 3.2 2008, até então tenho usado o diesel S1800 ou S500 em postos de relativa confiança.

    Não tenho tido problemas, a não ser esse relatado aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-2-2008-a.html (Luz de diagnóstico do motor/câmbio, autocorreção? (Pajero Full 3.2 2008)) .

    No entanto, por onde tenho andado, tenho percebido boa oferta do S50/S10 e preços razoáveis (a diferença está caindo cada vez mais), e conversando com os frentistas, muitos tem dito que o "diesel comum" vai sumir em pouco tempo. Eles também tem relatado sobre a enorme sujeira (borra) existentes nos tanques dos postos que são limpos antes de receber o S50/S10 (tudo bem que por lá circula muito combustível). Além disso, andei conversando com mecânicos de oficinas de relativa confiança e ouvi relatos de problemas ocorridos após o uso sistêmico do novo diesel nos veículos que até então rodavam com o antigo combustível (embora se ouve de tudo nesse assunto).

    Assim, resolvi me preparar para começar a rodar apenas com o diesel S50/S10, então deixei o Pajero em uma oficina de minha confiança para a limpeza do tanque de combustível. Primeiramente nos surpreendemos com a necessidade de retirada do tanque, pois segundo o responsável da oficina em modelos antigos havia uma abertura e um dreno que permitiriam uma razoável limpeza sem a retirada do tanque. A retirada deu uma boa mão de obra pois o tanque é enorme e até o câmbio teve que ser parcialmente solto para a retirada completa do tanque.

    A outra surpresa ficou a situação do tanque, realmente havia muita borra, uma camada dura aderida a parede do tanque e outra camada menos densa. Realmente havia bastante sujeira (meu carro está com 100.000 km). Se o novo diesel fosse "diluir" toda essa sujeira certamente eu teria problemas para muitos anos e muitos km rodados. Infelizmente não pude tirar fotos.

    Feita a limpeza, completamos com S10 e começo a rodar a partir de agora. Não tenho expectativas de melhoria de desempenho, nem de melhoria ou piora do consumo, só melhorias para o meio ambiente e a tranquilidade se o diesel comum começar a sumir do mercado (o que pode demorar muito).

    Enfim, compartilhei o fato porque pode ajudar outros proprietários.

    Até mais,

    Gilson
    _______________________________
    Honda CRV EXL 2009
    ex: Mitsubishi Pajero Full, Toyota Rav4, Chevrolet S10 e Mitsubishi L200

  • #2
    Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
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    O tio da minha esposa tem uma pajero sport 2001 AT e começou a usar o S50 sem fazer a devida limpeza do tanque. Rodou 40km e parou. Ao tentar ligar o carro mesmo não pegou, então falou com o mecânico e ele disse que tirasse o filtro pra ver como estava a situação e o resultado é que em um dia ele teve que trocar o filtro 3x até o sistema ficar limpinho!

    Depois disso não sei mais qual a situação, mas sei que ele só tá abastecendo com o S50.

  • #3
    Usuário Avatar de djalmab
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    30/04/2004
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    Brasilia/DF
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    Agradecimento: 1
    Tenho uma historia interessante para contar.. Meu sogro tinha uma fazenda em uma cidade pequena com um posto com poucas bombas.. Uma vez ( assim que saiu a gasolina aditivada) o dono do posto comecou a a vender a mesma e em 1 semana ele ferrou todos os carros da pequena cidade. A razao ? A gasolina aditivada diluiu toda a sujeira do tanque do posto e "passou" para a gasolina dos carros da cidade.. Ainda bem que era tudo fusca / brasilia / gol e uma limpeza do carburador bastou.. Hoje em dia poderia ser pior..

  • #4
    eu fui um..BURRO.
    pois abastecia faziam 7 anos diesel comum na minha pajero. um belo dia resolvi completar com s10.. e
    depois de uns 300km começou entrar em modo segurança.. e não subir o giro enfim.. isso foi ontem.. e agora tenho meio tanque de s10 e meu carro não esta pegando.. Vejo que terei que trocar o filtro.

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