Postado originalmente por
neilsonhenriques
Marcelo,
Foram colocados 2 cilindros de 7,5 m³ totalizando 15 m³. Devido a pressão do gás nos postos aqui do Rio de Janeiro, entra mais ou menos 12 m³ perfazendo cerca de 130 km, assim, quase 11 km/m³, que ao custo de R$ 1,69 por m³, dá uns R$ 20 pra encher o tanque. A economia realmente é brutal e esse kit de 5a. geração me surpreendeu porque o desempenho é excelente, sobretudo na cidade em que mal se percebe perda de potência. Adicionalmente, pedi para instalarem uma válvula de abastecimento perto do bocal do tanque para não precisar ficar abrindo o capô.
Fazendo algumas contas simples para 1.000 km por mês (mais ou menos o que minha mulher roda) :
Gasolina: 6 km/l (média no trânsito) = 142 litros por mês x R$ 3,10 = R$ 516
GNV: 11 m³/km = 90 m³ por mês x R$ 1,69 = R$ 152
Aqui no Rio, há desconto de 75% no IPVA para carros movidos a GNV e em boa parte dos postos da cidade tem bicos para abastecimento. Num TR4 4x4 2012/2013, pagou-se ~ R$ 800 de IPVA contra ~ R$ 3.000.
Pra esses carros usados no dia-a-dia, a gente fica com eles até uns 150.000 km e depois pega outro. Novamente, fazendo contas simples:
Gasolina: 7,5 km/l (vamos melhorar a média considerando alguma eventual viagem) = 20.000 litros x R$ 3,10 = R$ 62.000
GNV: 11 m³/km (não há grande variação no consumo estrada x cidade) = 13.636 m³ x R$ 1,69 = R$ 23.045
Tudo isso, claro, sem considerar eventuais manutenções necessárias como a troca prematura de velas embora eu já tenha encomendado os modelos Iridium da Bosch nos EUA.
Sei que há outros fatores de custo (em ambos combustíveis) que não considerei. Tudo isso é cálculo básico do básico.
Abraço,

Neilson