Postado originalmente por
Carlos A. C. Azevedo
Ae Rodrigo, quando eu desmontei o gerenciador eletrônico da bomba, o cabeçote, o que controlava a aceleração era um potenciômetro, mas como passa diesel por aquela parte, não deu pra ver o funcionamento com tampa aberta e não tem uma outra opção, pelo menos não pensei em nenhuma

de melhorar aquilo a não ser aumentando a força do eletro-imã, coisa que eu realmente também não faço ideia de como fazer.
Só que o cabeçote não tem posição fixa no bloco da bomba, tanto é que se montar com o cabeçote todo posicionado pra frente, ou seja, em direção a frente do carro, o motor não liga e se posicionar todo em direção a traseira do carro, o motor liga totalmente acelerado. O que eu consegui foi achar o ponto entre esses dois limites, só que ela ficou bem fraquinha, mas o consumo ficou incrível, consegui mais de 10km/l andando em curtos percussos e com o ar condicionado ligado direto, fora uma pingadeira de diesel que ficou vazando pelo "remendo" que foi preciso fazer na bomba

. Só que eu já tinha mexido e desregulado a turbina, tava enchendo tudo em baixa e amarrada nos 3000 rpm. Talvez aquela configuração teria ficado excelente em alta
Mas como ela tava bem amarrada, lá fui eu de novo mexer na bomba, até que foi adiantado mais um pouco, ficou perceptível porque a marcha lenta subiu um pouco e da fumaceira preta, só que nisso, ela ficou monstruosa, andava muito, só não andava mais por causa da turbina.
Tudo isso aconteceu porque o que o cabeçote ajusta é a posição da luva no eixo que controla a passagem do diesel pros bicos.
Outro ponto, não percebi ela trabalhando mais quente pelo indicador do painel e nem pela temperatura no cofre, que sempre foi absurda. Mas o consumo.. vish, nunca mais tinha conseguido um perto de 9km/l, mas também usava pneus 265/75 e 99% do uso na cidade.