Senhores, tenho um Outlander há quase um ano e pretendo trocar o segundo carro aqui em casa por um Pajero Full. Resta decidir se diesel ou gasolina.
Grande dúvida: vale a pena a economia no combustível se levar em conta a diferença de preço entre as versões a gasolina e diesel? Costumo rodar uma média de 20000 kms/ano e na ponta do lápis as despesas do carro a diesel acabam sendo maiores (seguro e ipva) e a desvalorização em termos absolutos acaba sendo muito parecida na hora da revenda. A manutenção, de acordo com a tabela da Mit tem valores parecidos. A economia no desembolso do combustível acaba sendo praticamente zerada pelas diferenças de seguro e ipva.
Desse jeito, a escolha acaba pelo uso do carro: qual tem melhor uso? Levando em conta um uso praticamente on road (90% do tempo) e mais urbano do que na estrada, qual seria a escolha dos colegas? Eu nunca tive carro a diesel e tenho a preferência pelos motores 6 cilindros por conhecer bem o que é dirigir um carro com esse motor (já passei pelos opalas, bmws, audis e passats), mas aceito que um dirigir um jipe tem muito pouco a ver com dirigir um sedan, embora o meu Outlander (sei que não é um jipe, mas é o mais parecido com um que já tive) seja muito prazeiroso de dirigir.