Colegas,

Tenho uma Pajero Full GLS 3.2 2008, até então tenho usado o diesel S1800 ou S500 em postos de relativa confiança.

Não tenho tido problemas, a não ser esse relatado aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-2-2008-a.html (Luz de diagnóstico do motor/câmbio, autocorreção? (Pajero Full 3.2 2008)) .

No entanto, por onde tenho andado, tenho percebido boa oferta do S50/S10 e preços razoáveis (a diferença está caindo cada vez mais), e conversando com os frentistas, muitos tem dito que o "diesel comum" vai sumir em pouco tempo. Eles também tem relatado sobre a enorme sujeira (borra) existentes nos tanques dos postos que são limpos antes de receber o S50/S10 (tudo bem que por lá circula muito combustível). Além disso, andei conversando com mecânicos de oficinas de relativa confiança e ouvi relatos de problemas ocorridos após o uso sistêmico do novo diesel nos veículos que até então rodavam com o antigo combustível (embora se ouve de tudo nesse assunto).

Assim, resolvi me preparar para começar a rodar apenas com o diesel S50/S10, então deixei o Pajero em uma oficina de minha confiança para a limpeza do tanque de combustível. Primeiramente nos surpreendemos com a necessidade de retirada do tanque, pois segundo o responsável da oficina em modelos antigos havia uma abertura e um dreno que permitiriam uma razoável limpeza sem a retirada do tanque. A retirada deu uma boa mão de obra pois o tanque é enorme e até o câmbio teve que ser parcialmente solto para a retirada completa do tanque.

A outra surpresa ficou a situação do tanque, realmente havia muita borra, uma camada dura aderida a parede do tanque e outra camada menos densa. Realmente havia bastante sujeira (meu carro está com 100.000 km). Se o novo diesel fosse "diluir" toda essa sujeira certamente eu teria problemas para muitos anos e muitos km rodados. Infelizmente não pude tirar fotos.

Feita a limpeza, completamos com S10 e começo a rodar a partir de agora. Não tenho expectativas de melhoria de desempenho, nem de melhoria ou piora do consumo, só melhorias para o meio ambiente e a tranquilidade se o diesel comum começar a sumir do mercado (o que pode demorar muito).

Enfim, compartilhei o fato porque pode ajudar outros proprietários.

Até mais,

Gilson