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  • #1
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    03/11/2011
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    Consumo e impressões Outlander GT




    Prezados foristas. Posto as medições de consumo da Outlander GT V6 2011 numa viagem que fiz recentemente. Espero sejam úteis para quem pensa em comprar uma dessas. O carro foi maravilhoso na estrada asfaltada e nos trechos de terra, lembrando que ele não tem vocação para off-road extremo.
    A viagem foi feita com carga máxima e pé pesado, 4x2. 4x4 auto só na terra ou quando chovia. A última linha da tabela tem os valores totais e a média final. O trecho marcado com * foi 80% urbano, enquanto o marcado com ** foi feito com pé leve, entre 90 e 120 km/h, incluindo alguns trechos urbanos. A diferença no consumo foi impressionante. O trecho marcado com † contém 2 abastecimentos agrupados (o tanque só comporta 60L).
    km L km/L
    400,7 51,7 7,8
    387,1 49,3 7,9
    354,8 44,1 8,0
    443,0 50,2 8,8
    329,5 40,5 8,1
    †483,0 62,1 7,8
    *300,6 42,1 7,1
    344,0 42,3 8,1
    380,3 48,6 7,8
    **496,3 52,2 9,5
    426,0 50,5 8,4
    348,4 49,4 7,1
    422,7 53,6 7,9
    380,0 46,4 8,2
    5.496,4 683,0 8,0

    Nem precisa dizer que essa tabela reflete a minha realidade. Outras pessoas conseguirão médias melhores, principalmente se não pisarem muito fundo no acelerador ou se aliviarem a carga.
    Como ponto positivo da viatura eu destaco a associação de conforto e estabilidade. O carro faz curvas inacreditáveis, mas não maltrata os ocupantes na hora de passar em pistas irregulares. Ao final do dia, todo mundo está inteiro. O câmbio automático é bem esperto na hora de ultrapassar e também reduz marchas sozinho em declives, para ajudar a segurar o carro. Muito bom.
    Do lado negativo, fiquei incomodado com a posição do estepe. Com 4 pessoas + [muita] bagagem, ele fica a poucos centímetros do chão. Chegou a bater no chão quando passei por buraqueira na terra. Eu preferiria o estepe fino que usam no exterior, para não prejudicar o ângulo de saída.

  • #2
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    07/06/2012
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    otmo carro, vc consegui uma media melhor apenas aliviando o pé nas saidas, consegui media 10.7

  • #3
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    25/05/2005
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    md

    Qual calibragem utilizaste nos pneus para estas médias? São muito boas, embora eu já tenha conseguido 10,7 e 11km/l em trechos de 200km mantendo a velocidade entre 100 e 110 km/h. Costumo utilizar 34 libras na estrada nos 4 pneus e 32 na cidade.

  • #4
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    03/11/2011
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    Letto,
    Eu vi que o manual não recomenda elevar a pressão com carga máxima, mas eu coloquei 1 libra a mais (33) nos 4 pneus. Afinal, o carro estava realmente muito carregado. Da próxima vez vou colocar 34. Parece boa ideia.
    Eu não considero que minhas médias tenham sido boas. Eu pisei fundo nas saídas, nas ultrapassagens, fiz tudo ao contrário do que é recomendado para uma condução econômica, exceto naquele trecho em que consegui 9,5 km/L. Não fosse por uns 50 km de engarrafamento pesado que peguei ali, eu teria passado dos 10km/L fácil, fácil. Claro que, se o objetivo primordial da viagem fosse economizar gasolina, eu teria feito tudo diferente. É impressionante a diferença que faz no consumo só de a gente aliviar um pouco o pé.
    Eu acho que um motorista “normal” (sem pé de chumbo) consegue fácil fazer média superior a 9 km/L nesse carro. Média acima de 10 km/L numa viagem longa, que só terá alguns trechos de pista dupla, já demanda mais habilidade do motorista. Só mesmo se o cara pisar leve o tempo todo, o que, convenhamos, não é simples numa máquina dessas.

  • #5
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    06/08/2012
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    Deixando o consumo um pouco de lado, gostaria de saber sobre impressões em relação ao freio... Eu tenho uma outlander 2008 V6 que adquiri com apenas 20.000 rodados em 2010, pois bem, pouca coisa a reclamar como por exemplo preço das peças e ruido interno devido a rigidez da suspensão, mas algo que tem me indignado bastante é em relação aos freios, são barulhentos d+, vi várias reclamações a respeito em sites do exterior e até mesmo no reclame aqui, fora o preço exorbitante das pastilhas na concessionária, paguei R$504,00 apenas na dianteira na semana passada e já ta fazendo zuada outra vez, eu não sei se melhoraram isso nos anos posteriores, mas estou começando a ficar disposto a trocar de carro.

  • #6
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    25/05/2005
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    leo

    Como é o ruído, um chiado alto ou as pastilhas ficam batendo? Meu mecânico disse-me que a Fras-le também fabrica pastilhas para a Outlander.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por leo.aus Ver Post
    Deixando o consumo um pouco de lado, gostaria de saber sobre impressões em relação ao freio... Eu tenho uma outlander 2008 V6 que adquiri com apenas 20.000 rodados em 2010, pois bem, pouca coisa a reclamar como por exemplo preço das peças e ruido interno devido a rigidez da suspensão, mas algo que tem me indignado bastante é em relação aos freios, são barulhentos d+, vi várias reclamações a respeito em sites do exterior e até mesmo no reclame aqui, fora o preço exorbitante das pastilhas na concessionária, paguei R$504,00 apenas na dianteira na semana passada e já ta fazendo zuada outra vez, eu não sei se melhoraram isso nos anos posteriores, mas estou começando a ficar disposto a trocar de carro.
    Leo

    Na semana passada descobri que uma roda traseira da minha Outlander estava freiada: eu não conseguia nem empurrar o carro. Levei-o para o meu mecânico, comentando novamente sobre o barulho que as pastilhas faziam quando o carro passava sobre paralelepípedos. O diagnóstico da roda freiada foi pinça travada. Ele abriu a pinça, trocou os reparos e trocou as pastilhas traseiras dos dois lados (devido ao aquecimento na roda que ficou freada), limpou e lubrificou bem os pinos das pastilhas.Ele ainda colou as pastilhas dianteiras no pistão. Os resultados foram muito bons: nunca o freio esteve tão bom, basta um leve toque para que o carro pare (ao estilo dos Pálio) e o barulho de pastilhas batendo praticamente sumiu. Fiquei satisfeito e valeram os R$ 380,00 gastos com o conserto.

  • #8
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    Na sexta-feira passada troquei o óleo e filtro do motor da Outlander (troco a cada 5.000km), enchi o tanque, coloquei um aditivo para descarbonização e fui viajar. Com 4 pessoas e bagagem fiz uma média de 79 km/h e 11,2 km/l, o que já me surpreendeu pois o normal seria 10,8 km/l. Na volta, com 5 pessoas e bagagem, fiz média de 85 km/h e cheguei a 12,4 km/l. É uma pena que tenho três variáveis: a) abasteci em um posto que poucas vezes abasteço; b) o óleo era recém trocado; c) o aditivo para descarbonização. Acho que a diferença de apenas 6 km/h na média de velocidade média não seja significativa. A viagem totalizou 400 km, sendo 20 de cidade. Mantive-me dentro dos limites de velocidade da estrada, que era divida em um trecho de 100 e outro de 110km/h; fiz poucas oscilações a 120 km/h.

    Agora é repetir a viagem abastecendo no posto que costumo abastecer mantendo os mesmos parâmetros e sem o descarbonizante: tomara que este baixo consumo se repita. Se ele se repetir, acho que o diferencial terá sido o descarbonizante, que deve ter limpado de fato as vávulas, os bicos e as velas.

  • #9
    Usuário Avatar de claudiano
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    14/11/2010
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    Só colaborando com o tópico. Fiz um bocado de medições com a minha Outlander 3.0 V6, 2008.
    Na estrada marquei 12,0 a 12,5 KM/L (veja o vídeo: )
    Na cidade tenho marcado 9 a 10 km/l
    Enfim. Fiquei realmente SURPRESO com o ótimo consumo desse carro!
    Parabéns MIT pelo esforço em equilibrar potência + consumo.
    Claudiano "Buldogue"
    Outlander 3.0 V6 2008

  • #10
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    14/07/2013
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    Olá Claudiano, faz 1 semana que comprei minha Outlander v6 2008 e a media na estrada está exatamente igual a sua, 12 a 12,5 km/l. Mas na cidade ela ta fazendo de 6 a 7 km/l. A minha está com 84k km. Essas medias são exatamente iguais ao Tempra 16v que tive, muito bom, carro muito confortavel e potente.

    Abraços
    Marcelo

    Citação Postado originalmente por claudiano Ver Post
    Só colaborando com o tópico. Fiz um bocado de medições com a minha Outlander 3.0 V6, 2008.
    Na estrada marquei 12,0 a 12,5 KM/L (veja o vídeo: )
    Na cidade tenho marcado 9 a 10 km/l
    Enfim. Fiquei realmente SURPRESO com o ótimo consumo desse carro!
    Parabéns MIT pelo esforço em equilibrar potência + consumo.

  • #11
    Usuário Avatar de Miguel Angelo F
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    13/11/2013
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    Nova Araçá/RS
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    Na Outlander 2014, viajando com "pé pesado" entre 130 e 150, média de 7,5 Km/l. Pé leve entre 100 e 110, 10,2 km/l. Na cidade não fiz nenhuma média. Veículo atualmente com 2000 Km.
    F75 67 "Cachorro louco"- ap 2.0

  • #12
    Usuário Avatar de MAANNASI
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    27/10/2013
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    Caros;

    Estou acompanhando o tópico e analisando se compro ou não uma Outlander GT 2010. Observei que tanto aqui como em vários sites de "opiniões" de proprietários praticamente ninguém reclamada do consumo dela, apesar do motor V6 de 240CV, mas há várias ressalvas sobre problemas com a suspensão traseira (geralmente muito barulho) e quebra dos prisioneiros das rodas.

    Gostaria de poder contar com a ajuda de vocês para me dar mais informações reais sobre o carro e sobre cautelas que devo tomar ao garimpar uma usada. Estou buscando uma do ano/modelo 2010, preferencialmente de boa procedência (único dono), conservada e pouco rodada (que não tenha feito trilhas e tal).

    Se possível alguém pode me explicar quais as diferenças entre o modelo 2010 e 2009?

    Tive uma CR-V EXL 2008 que me agradava bastante (conforto, economia, qualidade do acabamento, segurança, valor do seguro, porte do carro e do porta-malas), salvo o motor que é, na minha opinião, subdimensionado para o carro, razão pela qual o passei para frente e hoje busco algo com a mesma qualidade e características, mas que ande com mais vigor sem beber demais. Por enquanto acho que a Outlander é uma boa pedida.
    2.0 Focus Hatch Ghia AT 2008 Prata - ON
    1.4 Corcel I LDO MT 1975 Branco - ON
    3.2 Ranger Limited AT 2017 Prata - ON

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