Prezados foristas. Posto as medições de consumo da Outlander GT V6 2011 numa viagem que fiz recentemente. Espero sejam úteis para quem pensa em comprar uma dessas. O carro foi maravilhoso na estrada asfaltada e nos trechos de terra, lembrando que ele não tem vocação para off-road extremo.
A viagem foi feita com carga máxima e pé pesado, 4x2. 4x4 auto só na terra ou quando chovia. A última linha da tabela tem os valores totais e a média final. O trecho marcado com * foi 80% urbano, enquanto o marcado com ** foi feito com pé leve, entre 90 e 120 km/h, incluindo alguns trechos urbanos. A diferença no consumo foi impressionante. O trecho marcado com † contém 2 abastecimentos agrupados (o tanque só comporta 60L).
km | L | km/L |
400,7 | 51,7 | 7,8 |
387,1 | 49,3 | 7,9 |
354,8 | 44,1 | 8,0 |
443,0 | 50,2 | 8,8 |
329,5 | 40,5 | 8,1 |
†483,0 | 62,1 | 7,8 |
*300,6 | 42,1 | 7,1 |
344,0 | 42,3 | 8,1 |
380,3 | 48,6 | 7,8 |
**496,3 | 52,2 | 9,5 |
426,0 | 50,5 | 8,4 |
348,4 | 49,4 | 7,1 |
422,7 | 53,6 | 7,9 |
380,0 | 46,4 | 8,2 |
5.496,4 | 683,0 | 8,0 |
Nem precisa dizer que essa tabela reflete a minha realidade. Outras pessoas conseguirão médias melhores, principalmente se não pisarem muito fundo no acelerador ou se aliviarem a carga.
Como ponto positivo da viatura eu destaco a associação de conforto e estabilidade. O carro faz curvas inacreditáveis, mas não maltrata os ocupantes na hora de passar em pistas irregulares. Ao final do dia, todo mundo está inteiro. O câmbio automático é bem esperto na hora de ultrapassar e também reduz marchas sozinho em declives, para ajudar a segurar o carro. Muito bom.
Do lado negativo, fiquei incomodado com a posição do estepe. Com 4 pessoas + [muita] bagagem, ele fica a poucos centímetros do chão. Chegou a bater no chão quando passei por buraqueira na terra. Eu preferiria o estepe fino que usam no exterior, para não prejudicar o ângulo de saída.