x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    11/11/2008
    Local
    jataí/GO
    Agradecimentos: 0

Ajuda - quais T-cases da mitsubishi possuem opção de 4x4 com diferencial central?

Bom dia a todos. Não conheço muito dos mitsubishis. Pretendo construir uma gaiola 4x4 e me atraiu muito a opção de ter a opção de 4x4 com diferencial central em algumas T-cases da mistubishi. Como penso em usar um motor mais forte, esta opção aumenta muito a segurança em arrancadas mais rápidas ou ultrapassagens, em relação a 4x2 convencional, onde pode destracionar ou sair de traseira.
    Nos modelos atuais vi que essa opção é oferecida nos pajeros (TR4, full e dakar).
    Em quais modelos antigos essa opção de tcase existiu?
    Sabem se ela tem algum gerenciamento eletrônico (na distribuição de torque que é relatado na pejero full) ou é somente o diferencial com deslizamento limitado (puramente mecânico)?
    Gostaria também de ter opção 4x2, isso ajuda em algumas manobras (tipo brincar de drift ou zerinho em pisos com cascalho), então veículos que possuem somente 4x4 permanente (como o airtrek), ou que não tenham redução, não são interessantes para meu uso.
    Vi também que a relação de redução da TR4 é menor (1,548:1) do que dos outros veículos (1,9:1 na full e triton)
    Outra coisa, gostaria de saber se essas TCs são por corrente ou engrenagens. Tem alguma dessas TCs que são sabidamente mais problemáticas que outras ou são todas robustas?
    É fácil a adaptação dessas TCs em outros câmbios diferentes dos originais?
    Enfim, gostaria do máximo de informações de vocês, que conhecem mais a fundo esses veículos, para eu não fazer besteira.
    Quero procurar uma TC usada pela questão do custo, de qual (ou quais) veículos vocês me recomendariam.
    A idéia é usar um motor 2.4 GM. Mas se encontrar um veículo mistubishi sinistrado e por bom preço, de onde eu possa já aproveitar todas as peças, vou considerar muito a opção, pois daí simplifica muito o projeto, por isso preciso dessa informação.
    Grato a todos

Banido
    Entrada
    25/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Fernando Assis Ver Post
    Nos modelos atuais vi que essa opção é oferecida nos pajeros (TR4, full e dakar).
    a primeira parte da sua dúvida eu te ajudo, realmente somente estes possuem diferencial central (claro, não vamos considerar ASX, Outlander, Lancer e Airtrek...)

o sistema de tração da Mit (TR4, Full, Dakar) é realmente mto bom, resistente e durável, é bruto...e tem a vantagem de poder rodar 4x4 no asfalto (pisos de alta aderência) sem nenhum problema

A Full tem e a Dakar acho que tem gerenciamento eletrônico - a alavanca da traçao é mero enfeito, já a TR4 é por acoplamento viscoso...elas ainda tem controle de tração e outros apetrechos eletrônicos que a TR4 não possui...mas, guenta mta porrada...são mto resistentes mesmo

há algumas restrições, dizem que a manutenção é pouco chata (eu acho que é tudo igual - diferencial deste ou daquele carro) e peças no mercado são mais restritas...por exemplo, bloqueios, só existem ARB e kaiser. Não adianta chorar...só tem estes

vai postando informações aí do monstrinho que vc pretende construir, fiquei interessado...boa sorte no seu projeto

abs
    pS: há quem compre (depende de grana, claro) uma Triton, uma Full sinistrada e usa todo power train e sistema de tração e monta num chassi...citei estes dois apenas por causa do excelente sistema de tração da Full e excelente motor da Triton (diesel ou gasolina)

Usuário
    Entrada
    11/11/2008
    Local
    jataí/GO
    Pois é colega Patto, bem interessante suas informações.
    Não sabia desse gerenciamento eletrônico das full. Estive pesquisando e vi que mesmo versões mais antigas das pajeros com IO, GLS-B possuem opção de 4x2 e 4x4 com diferencial central. A pajero sport também possui essas opções na Tcase? E nessas mais antigas, sabe se existe o gerenciamento eletrônico da distribuição de torque do diferencial central ou, justamente por serem mais antigas, são como a da TR4, puramente mecânico?
    Pergunto porque certamente esses apetrechos como controle de tração, controle da distribuição de torque são muito interessantes, mas eletrônica e barro/água não combinam muito bem, daí eu prefiro a opção sem eletrônica, sem falar que para adaptar fica complicado por causa dos sensores/atuadores que podem gerar leituras falsas e dar erros.
    Então, estou amadurecendo a idéia. Como não entendo muito (e mesmo que entendesse, poupa muito trabalho), fica mais interessante pegar tudo (ou quase) de um único veículo. Fica mais fácil aproveitar motor, câmbio, tcase, suspensão, freios, diferenciais, eixos, etc. E se for comprar por partes, sempre pode ter mais dificuldades para adaptação e acaba ficando mais caro. Por isso estou partindo para esse lado de buscar algum veículo sinistrado, sem chance de recuperação da carroceria, para daí montar com um chassi tubular (provavelmente encurtando, dependendo da viatura) e fazer um brinquedo o mais leve, robusto e potente possível. Certamente não fica tão leve, mas com uma boa mecânica mitsubishi terei robustez e motor sempre dá para dar uma boa mexida.
    A idéia é ter essa viatura legalizada, com 4 lugares. Como a traseira fica leve, isso associado com boa potência, o risco de destracionar e sair de traseira em uma ultrapassagem aumenta, daí a minha preocupação com a opção de 4x4 com diferencial central, deixando as opções de 4x2 para brincadeiras (zerinho/drift em cascalho é uma delícia, daí o melhor é tração só traseira), além das opções de 4x4 High e Low com diferencial central bloqueado, para trilha
    Tenho esboços do que quero, estou ainda definindo, mas quando for fazer, certamente aviso por aqui, mesmo porque precisarei muito da ajuda do pessoal que entende mais que eu

Valeu

Fernando Assis

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Citação Postado originalmente por Fernando Assis Ver Post
    Bom dia a todos. Não conheço muito dos mitsubishis. Pretendo construir uma gaiola 4x4 e me atraiu muito a opção de ter a opção de 4x4 com diferencial central em algumas T-cases da mistubishi. Como penso em usar um motor mais forte, esta opção aumenta muito a segurança em arrancadas mais rápidas ou ultrapassagens, em relação a 4x2 convencional, onde pode destracionar ou sair de traseira.
    Em quais modelos antigos essa opção de tcase existiu?
    Sabem se ela tem algum gerenciamento eletrônico (na distribuição de torque que é relatado na pejero full) ou é somente o diferencial com deslizamento limitado (puramente mecânico)?
    Gostaria também de ter opção 4x2, isso ajuda em algumas manobras (tipo brincar de drift ou zerinho em pisos com cascalho), então veículos que possuem somente 4x4 permanente (como o airtrek), ou que não tenham redução, não são interessantes para meu uso.
    Vi também que a relação de redução da TR4 é menor (1,548:1) do que dos outros veículos (1,9:1 na full e triton)
    Outra coisa, gostaria de saber se essas TCs são por corrente ou engrenagens. Tem alguma dessas TCs que são sabidamente mais problemáticas que outras ou são todas robustas?
    É fácil a adaptação dessas TCs em outros câmbios diferentes dos originais?
    Enfim, gostaria do máximo de informações de vocês, que conhecem mais a fundo esses veículos, para eu não fazer besteira.
    Quero procurar uma TC usada pela questão do custo, de qual (ou quais) veículos vocês me recomendariam.
    A idéia é usar um motor 2.4 GM. Mas se encontrar um veículo mistubishi sinistrado e por bom preço, de onde eu possa já aproveitar todas as peças, vou considerar muito a opção, pois daí simplifica muito o projeto, por isso preciso dessa informação.
    Grato a todos
    Fernando, a T-case da Cherokee Sport é a mesma da Mitsubishi, tendo a opção 4X2, 4X4 FULL TIME, 4X4 PART-TIME e, a 4X4 reduzida.
    Digo isto, pois poderás encontrar uma Cherokee mais antiga em desmanches de veículos, pagando bem menos que conjuntos da própria Mitsubishi.
    Boa sorte na construção do brinquedo.

Usuário
    Entrada
    11/11/2008
    Local
    jataí/GO
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Fernando, a T-case da Cherokee Sport é a mesma da Mitsubishi, tendo a opção 4X2, 4X4 FULL TIME, 4X4 PART-TIME e, a 4X4 reduzida.
    Digo isto, pois poderás encontrar uma Cherokee mais antiga em desmanches de veículos, pagando bem menos que conjuntos da própria Mitsubishi.
    Boa sorte na construção do brinquedo.
    Pois é colega, ótima dica. Por coincidência acabei descobrindo isso ontem conversando com um colega mecânico. Dica excelente, afinal é uma TCase que suporta o torque de um 4.0 e sendo jeep, certamente é muito robusta. Valeu a dica!

Então, resumindo, parece que somente as cherokas sport e pajeros possuem todas essas opções na Tcase!

Banido
    Entrada
    25/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    não sei a viabilidade, mas lembrei que as defender e a hilux SW4 são 4x4 permanente e as defender ainda tem bloqueio do diferencial central...seria uma opção...

Usuário
    Entrada
    11/11/2008
    Local
    jataí/GO
    pois é, defender, sw4, se não me engano a cheroca laredo, niva e alguns outros possuem essa opção de 4x4 com diferencial central (e bloqueio dele), mas eles não funcionam em 4x2. E como disse, para algumas brincadeiras estar só em tração traseira funciona melhor, por isso vou tentar encontrar uma tcase que tenha todas as 4 opções, até agora só as pajeros e cheroka sport, pelo que eu sei.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Diferencial central - TR4
      Por dkrabbe no fórum Mitsubishi
      Respostas: 18
      Última resposta: 12/09/2023, 20:33
    2. Diferencial central X Bloqueio de diferencial
      Por leoutg no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 55
      Última resposta: 04/10/2013, 23:19
    3. Quais as vantagens e a s desvantagens de uma Mitsubishi L200?
      Por weillerronfini no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 25/04/2010, 20:08
    4. Diferencial central da cherokee sport 98
      Por adrsh88 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 24/06/2008, 11:05
    5. Respostas: 2
      Última resposta: 18/03/2007, 11:17

Permissões de Postagem