x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
    Usuário
    Entrada
    07/05/2011
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

antena do radio - onde instalar

tenho um px instalado no carro. como tive pressa p colocar por conta de una viagem, instalei a antena na parte frontal do carro, no parachoque. como a finalidade do carro será mais p viagens longas, não há problema de quebrar a antena em mata fechada, caso utilizasse p trilhas. o problema tem sido a interferência q acreito ser do alternador. se acelerar começa a fazer um baulhao no radio. tenho q girar aquele botão p dar uma filtrada nesse som. talvez seja por isso q o alcance do emu radio chega a uns 4km somente. conversandoc caminhoneiros na estrada, falaram q da p conseguir um alcance uns 15km.

teria algum local melhor p instalar a antena? gostaria de Pr em um local q n tivesse q ficar mudando a posição toda hora por conta de estacionamento... pego estrada todo dia e meu passa tempo e ir batendo papo no radio..

gostaria de recomendações sobre instalação da antena no carro, pois n entr do nada.
    um abraço a todos e feliz 2012

Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Agradecimento: 1
    Tua viatura tem escadinha atrás? Porque não prende nela?

Ou então experimenta passar o cabo da antena pelo outro lado do carro.

[]´s
    Rafael
    "Tenha talento, trabalhe como um condenado, sue sangue, e você conseguirá tudo sem esforço." -Humberto Gessinger

Usuário Avatar de alfonse leite
    Entrada
    15/03/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Mergulhador,

Tenho instalado na minha 110 apenas o VHF, com a antena instalada acima da coluna "B" num suporte dobrável. Assim, posso dobrá-la sem sair de dentro da viatura ao entrar em certos lugares.

Se vai usar a "maria-mole" lá na escadinha, ou mesmo uma antena bobinada, apenas tenha cuidado com as lâmpadas fluorescentes dos estacionamentos de shopping center...

Citação Postado originalmente por Mergulhador Ver Post
    tenho um px instalado no carro. como tive pressa p colocar por conta de una viagem, instalei a antena na parte frontal do carro, no parachoque. como a finalidade do carro será mais p viagens longas, não há problema de quebrar a antena em mata fechada, caso utilizasse p trilhas. o problema tem sido a interferência q acreito ser do alternador. se acelerar começa a fazer um baulhao no radio. tenho q girar aquele botão p dar uma filtrada nesse som. talvez seja por isso q o alcance do emu radio chega a uns 4km somente. conversandoc caminhoneiros na estrada, falaram q da p conseguir um alcance uns 15km.

teria algum local melhor p instalar a antena? gostaria de Pr em um local q n tivesse q ficar mudando a posição toda hora por conta de estacionamento... pego estrada todo dia e meu passa tempo e ir batendo papo no radio..

gostaria de recomendações sobre instalação da antena no carro, pois n entr do nada.
    um abraço a todos e feliz 2012
    O melhor ponto para instar a antena de PX é no meio do teto do carro, mas esse ponto tem vários inconvenientes. O segundo melhor lugar é no parachoques dianteiro, mas a antena tem que ficar acima da linha do capô. Se vc tiver quebra-matos é fácil se não tiver fica complicado. Já vi carros que foi soldado um tubo no parachoque e a antena instalada na ponta desse tubo.

Agora os motivos da interferências são infinitos, difícil dizer. Eu começaria checando o aterramento do sitema, rádio e antena porque vc também está reclamando do alcance. O aterramento é crítico. Se o seu carro tiver motor eletrônico a injeção pode ser a causa da interferência, passe o cabo longe dela.

O cabo da antena tem tamanho exato, não pode ser menor nem maior e não pode estar enrolado, vc deve dar voltas longas pelo chassis para que ele chegue na antena.

Minha sugestão é que vc procure um profissional ai no Rio para checar a sua instalação porque são muitos detalhes que devem ser observados para que o rádio funcione corretamente.

[]´s
    Alex

Usuário
    Entrada
    20/04/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1
    Mergulhador,

O comprimento do cabo varia com a frequência e com o tipo cabo ou mais precisamente com o fator de velocidade do mesmo..
    Para os canais normais,01 a60,e tomando a frequência média teremos um valor de 1/4 de onda para cada tipo de cabo o qual devera ser multiplicado por números ímpares até se obter o comprimento necessário para ligar a antena ao transceptor.
    Para os cabos tipo RG58 e RG213 o valor de 1/4 de onda é de 1,742m e para os do tipo RGC58 e RGC 213 é de 2,132m.
    Especial cuidado de ser tomado na soldagem dos conectorese nos pontos de aterramento para evitar o surgimento de ruidos.
    Para quen não esta acostumado com conectores de RF o melhor é delegar o serviço a um profissional tomando o cuidado para que o cabo seja cortado na medida certa.

Abraço,

Ary
    Defender 110 2004

Usuário
    Entrada
    07/05/2011
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Meu carro não tem escada...

a antena esta passando da altura do capo sim.
    a antena q to usando veio já com o cabo pronto. marca today.

o cara falou só q teria q cortar a antena de acordo c o roe ( sei lá o q e isso ).

já procurei aqui no Rj, mas ta difícil de achar alguém que mexa c radio.

com relação ao soldar os conectores rf, n conheço. como eles são?

n existe nenhum mqg sobre radio n? se lguwm tiver algum material sobre o assunto, agradeceria se o disponibilizassem.

Usuário Avatar de Edu MB
    Entrada
    24/05/2006
    Local
    São José dos Campos/SP
    Tenta no fórum : Comunicação via Rádio

Tem bastante informação bacana ..

Abraço
    Toyota Land Cruiser Prado 2006
    (Ex) D.U.W. Defender Utility Wagon

Mergulhador a antena inteira tem que ficar acima da linha do capô.

O ROE é um fenômeno de linhas de transmissão. Quando a linha não tem a impedância casada com o gerador uma parte da potência retorna para este. Com o rádio acontence o mesmo fenômeno, quando a linha (cabo e antena) não tiver a impedância casada com o rádio uma parte da potência retorna para o rádio. Cortando a antena vc tem como casar a impedância da linha com o rádio evitando o ROE, porém a impedância depende da frequência e como cada canal tem uma frequência diferente é comum o casamento de impedância ser feito para o canal do meio, assim os primeiros canais e os últimos terão um pouco de ROE.

Tenta esse site porque já houve recomendações aqui no fórum para este técnico e se vc procurar no google o nome dele é o primeiro que aparece. Antonio do Mier_AM - Tcnico de PX / PY, clica no link "Contato."

[]´s
    Alex

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Onde instalar rádio no Samurai
      Por JecaTatu no fórum Suzuki
      Respostas: 28
      Última resposta: 15/08/2010, 11:05
    2. É possível instalar antena externa para uso de um HT?
      Por simaomp no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 8
      Última resposta: 13/04/2009, 09:27
    3. Respostas: 0
      Última resposta: 06/04/2008, 16:17
    4. Respostas: 9
      Última resposta: 13/09/2007, 10:49
    5. Como Instalar Antena De Px Sem Furar O Carro???
      Por peterson barros no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 11
      Última resposta: 16/04/2007, 21:11

Permissões de Postagem