Amigos, hoje, após passar em 4 postos em Curitiba (todos na Av das Torres), no último, tinha engraxadeira. Beleza, na hora de engraxar os cardans/cruzetas, o bico da engraxadeira do posto não serviu nos bicos da viatura!!! Os da viatura são menores que o tamanho do bico da engraxadeira.
Algum amigo da cidade ou região pode me indicar um posto/local onde consigo fazer o serviço tão SIMPLES, e que tenha engraxadeira cujo bico seja COMPATÍVEL com o 90tinha? Agradeço bastante, pois estou preocupado em resolver isso hoje, já que neste finde rodarei 1000 km.
Eu passei pela mesma dificuldade aqui em Belém quando comprei o carro. Acabei comprando uma bomba de graxa pequena e faço eu mesmo o serviço, afinal não poderia ser mais simples de executar.
Fala Rafael, pois é mas não estou com "tempo" para comprar a bomba manual no momento se é que me entendes...hehe. Vou para a rua novamente parar de posto em posto até achar algum...afinal engraxar fica uns 6 reais, já uma bomba...rs.
Lipe, digite "engraxadeira" aí na pesquisa do fórum que vc achará várias dicas e especs. de graxas, inclusive valores do kg.
Valeu abraços.
Postado originalmente por rafaelfernandez
Eu passei pela mesma dificuldade aqui em Belém quando comprei o carro. Acabei comprando uma bomba de graxa pequena e faço eu mesmo o serviço, afinal não poderia ser mais simples de executar.
Fala Rafael, pois é mas não estou com "tempo" para comprar a bomba manual no momento se é que me entendes...hehe. Vou para a rua novamente parar de posto em posto até achar algum...afinal engraxar fica uns 6 reais, já uma bomba...rs.
Lipe, digite "engraxadeira" aí na pesquisa do fórum que vc achará várias dicas e especs. de graxas, inclusive valores do kg.
Valeu abraços.
Paguei menos de R$30 em uma bomba pequena, dessas que pegam meio kilo de graxa apenas, e é suficiente para fazer esse serviço.
De qualquer forma, se preferir que alguém faça, procure os postos os caminhoneiros usam. Na estrada você consegue com certeza.
Molykote BR-2 Plus, com sulfito de molibdênio ( graxa preta ).
Mas confesso que curto também a azul e a vermelha... Por não fazerem tanta sujeira.
Lubrifico as cruzetas com Molycote (por preciosismo) a cada 5mil Km, sempre até começar sair a graxa nova. Logo muita sobra de graxa acaba sendo arremessada nos seus arredores, deixando um rastro de sujeira debaixo do carro, especialmente e na lateral do câmbio. Um vez por ano removo uma bela crosta de graxa velha.
Meu 90 chegou aos 150mil Km com zero de folgas nas cruzetas. Meu 110 por outro lado, foi premiado com um cardan dianteiro com defeito de fabricação. Seu tubo foi mal soldado, junto ao "U" das cruzetas. Mesmo balanceado originalmente de fábrica com 60g (!), vibrava entre 110-130km/h. Claro, que nos atuais 80mil KM, a segunda cruzeta já estava com folga.
Aproveitei o grande "fail" LR e instalei logo um belíssimo Bailey Morris reforçado, com cruzetas Spicer 1310 (a mais comum do mercado) e "U"s que permitem funcionamento suave até 30 graus de operação, caso eventualmente decida elevar a frente em alguns cm. A qualidade do cara ficou evidente pelo fato de o balanceamento ter levado talvez míseros 2g. Agora posso andar em qualquer velocidade sem ver imagem dupla no retrovisor ou temer eventual fadiga das cruzetas. Curti também o fato de o estriado do cardan da Bailey ser blindado e protegido dentro de um tubo, onde ao se montar, carrega-se com graxa que ao longo de toda a vida do carro será lentamente colocada para fora através de dois fortes retentores a prova d'água. Tudo muito bem planejado, em se tratando de um simples cardan. Uma meleca a menos...
Investir em uma boa bomba é um bom negócio. Em casa usamos uma pistola Wanner com mais de 50 anos de idade que meu pai já usava no seu Citroën 2CV nos anos 60. Ainda feita até hoje na Suíça:
amizades, fui para a rua novamente à caça do posto, e após mais umas 2 tentativas encontrei. Na BR-277, no bairro Borda do Campo (aprox. 20km de Cwb) tem um posto Ipiranga com fosso, e o bico da engraxadeira dos caras desta vez serviu (ufa).
A título de curiosidade vai aqui uma info sobre óleo para o motor. Em um dos primeiros postos que parei para tentar engraxar, tinha um óleo (nas specs para o motor, 5w/40, sintético) por módicos 49,90 o litro . Sim, pasmem. E neste posto de caminhões, um litro de óleo equivalente, mas não sintético, estava por 15 reais!
Bom quanto à graxa, o cara nem quis cobrar, pediu um 'café', dei cincão, ou seja, nem 1 real por bico. Agradeço às atenções. Fica aqui a info então para futuros props de Defender que queiram dar uma "engraxada" na região da capital paranaense...hehe. Solução enquanto a grana para uma bomba não aparece.
Amigos, hoje, após passar em 4 postos em Curitiba (todos na Av das Torres), no último, tinha engraxadeira. Beleza, na hora de engraxar os cardans/cruzetas, o bico da engraxadeira do posto não serviu nos bicos da viatura!!! Os da viatura são menores que o tamanho do bico da engraxadeira.
Algum amigo da cidade ou região pode me indicar um posto/local onde consigo fazer o serviço tão SIMPLES, e que tenha engraxadeira cujo bico seja COMPATÍVEL com o 90tinha? Agradeço bastante, pois estou preocupado em resolver isso hoje, já que neste finde rodarei 1000 km.
Grato, abraços landosos.
Oi Uirá
Realmente os bicos da engraxadeiras são mais largos do que o espaço das cruzetas. O que fiz, comprei um bico de engraxadeira mais fino que cabe nas cruzetas e que cabe na máquina do cara que engraxo o meu 110. Toda vez levo a ponta e troco na hora na máquina do cara. Ele cobra 1,50 por bico dou 9,00 + 6,00 pela mão de obra que dou, mas vale a pena. Tem que ser graxa de boa qualidade
Um abraço
Celso