Postado originalmente por
CGAUER
Também não quero polemizar, mas isso não é um absurdo? Duas toneladas e meia para um carro só?
Este planeta ainda vai dar o troco. Me sinto ± mal por ter um 110 de 1.9ton e ainda o Jimny...
Como comecei num Ka 1.0, depois Ka 1.6, Defender 90, Fusca 78, Tracker, Corolla, Jimny, etc.. confesso que quando saio de 110 pelas ruas de SP (muito raramente), me sinto absolutamente envergonhado. Sei lá, não combina, é como se desfilasse com a antítese urbana do "cool", o absoluto contrário do Fiat 500, Cooper, etc... Todos olham por onde você passa, crianças apontam e pescoços torcem para ver quem dirige o "tanque" ou carro de "rally".
Aqui em SP 90% das Disco 3, 4 e Range Rovers são usadas por uma única pessoa. Geralmente blindados e vidros fechados e AC ligado. O sistema de AC destes carros consome mais energia que uma unidade doméstica, geralmente produzindo algo perto de 10mil BTUs.
O que me conforta é o fato do 110 300tdi não ter data de validade e realmente servir para o uso que lhe dou; viagens em lugares inóspitos, muitas vezes sem estrada e no sítio; é claro. Pela simplicidade do projeto e com boa manutenção, um Defender mecânico tenderia a durar mais de 50 anos, vide os Séries.
Agora o que será de um Range Rover e uma Disco 4 depois de 10 anos? Idade onde peças como ECU começam a sumir do mercado...
Como ficarão todas aquelas peças de plástico do motor, acabamentos, micromotores elétricos, ECUs, compressores, sensores, bolsas de ar, sistema de injeção comon-rail de alta pressão, etc, etc...?
Por conta das novas leis de emissão e segurança, os carros estão ficando ainda pesados, complicados, etc...
Um dia vamos sentir muitas saudades dos velhos, leves e simplórios UNOs, Gols, Fuscas, Kombi, etc...
De um utilitário elaborado com sobras de AL da guerra, de uso agrícola como o Serie 1, surge da mesma marca um veículo de luxo como o Range Rover Vogue TDV8 de 2.7ton, equipado com câmeras 360˚, que sequer calçar um pneu de terra pode.
Não querendo desmerecer o carro ou a escolha, mas será que precisamos de um carro destes? O que vem depois, o SUV da Masserati Kubang ou o sul-africano Marouder?
Cada vez que dirijo um 500, A1 ou até mesmo o Jimny, ou coisa que o valha; reavalio o porque de existir veículos de uso pessoal que ultrapassem as duas toneladas. Existe coisa mais divertida que dirigir um carro leve, ágil e compacto?
Recentemente comecei pensar em um segundo adesivo para o 110, que hoje a contragosto leva apenas um pequeno logo da loja da minha namorada; o adesivo seria ± assim:
"Dirijo este carro pois estou a caminho do sítio, perdoe-me pela inconveniência do tamanho e da poluição que produzo".
Mega abraço e nunca se esqueçam: "less is more"!
Apesar de não gostar muito dela, é no mínimo engraçado:
Folha.com - Videocasts - Barbara Gancia investiga o sucesso dos "mamutes do asfalto" - 25/03/2012
UOL Mais > Barbara Gancia discute o comportamento dos donos de carros
Abs
Clemente