x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 44

Adeus bomba d'água! Obrigado sensor de nível!

Prezados,

Ontem à noite, após uma semana sem ligar o jipe, fui dar uma volta por POA. Antes mesmo de o motor esquentar, o led indicador do nível de água do sistema de arrefecimento começou a piscar bem fraquinho, como se estivesse num curto-circuito. Após pouco tempo, reparei que a luz acendia forte quando eu freiava (a água do reservatório ia para a frente do mesmo, fazendo o sensor que fica parte de trás fechar contato e dar o aviso).

Rodei bem na manha até chegar em um posto, onde verifiquei que estava pingando água pelo rolamento da bomba d'água. Desliguei o jipe, esperei o motor esfriar um pouco e abri a tampa do reservatório bem devagar, permitindo o gradual alívio de pressão existente no sistema. Verifiquei então que havia algo como 0,5 - 1cm de água no reservatório e que a mesma também não havia fervido.

Completei o nível com água e rodei mais 6 quadras até chegar em casa.

Acredito que o rolamento da bomba tenha colapsado parciamente permitindo que a mesma perdesse água, mas ainda mantendo a circulação de água pelo bloco.

Se eu não tivesse o sensor, a água teria baixado até o ponto em que a bomba, mesmo funcionando parcialmente, não teria mais o que bombear pelo bloco. Desse ponto para um motor fundido ou grandes prejuízos teria sido um "abraço"...

Gastei R$ 500,00 (R$ 350,00 da tampa com sensor original da Range Rover + R$ 150,00 do módulo do Krueger).

Quanto eu poupei?! Não gosto nem de pensar no custo e menos ainda em ter que fazer o motor do jipe...

Quem aqui no fórum ainda roda SEM sensor???

Quanto as causas desse colapso, um breve resumo:
    - comprei o jipe com 55.000km e ele já veio apenas com água comum no sistema de arrefecimento
    - rodei mais 20.000km com essa água, sempre me enrolando pra fazer a troca...
    - 1 mês atrás eu fiz a limpeza completa do sistema de arrefecimento numa casa especializada, bem como a troca de todo a água pelo fluido correto. Aliás, semana que vem eu deveria retornar lá para fazer a segunda e definitiva troca do fluido do sistema
    - Na penúltima vez que eu usei o jipe, forcei o motor em 3ª marcha para dar uma "limpada" no escapamento, pois reparei num leve aumento de fumaça nos últimos tempo...

Acredito sinceramente que a limpeza do sistema tenha liberado detritos que, no momento que eu forcei o motor para limpeza do escape, tenham colapsado a já fragilizada bomba d'água (por ter rodado muitos mil km apenas com água...)

Fica aqui o relato e o aviso: não tire seu land da garagem sem ter alarme de nível!!!

Agora é estudar os manuais e ver se eu dou conta de fazer a troca em casa mesmo! Só preciso arrumar um torquímetro emprestado... hehehe

Abraços!!!

Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Agradecimento: 1
    Também fui salvo pelo sensor. Um dos bujões de plástico estourou em pela ultrapassagem de um caminhão a 2000km de casa..... sorte que tinha outro de reserva, mas teria perdio do motor se não fosse o sensor. Realmente é algo "obrigatório". (bujões de metal também são obrigatórios rsss)
    Dá para trocar a bomba d'água tranqüilamente em casa Gustavo, seguindo o manual. Apenas umas dicas.
    - cuidado com os parafusos que prendem a bomba no bloco , as vezes eles espanam, use uma boa chave de boca na medida certa. Passar algum desingripante antes pode ser uma boa.
    - Muitos trocam também uma junta em forma de "P" que vai direto no bloco também. As vezes quando vc solta os parafusos eles a danificam. Quando troquei a minha, não troquei esta junta e tive que fazer o serviço novamente.
    De resto é bem simples. Divirta-se.
    Abs
    Sergio

Sergio,

Antes de mais nada, obrigado pela dicas! Serão muito úteis!

Estou com os bujões metálicos comprados há algumas semanas, mas ainda não fiz a troca. De amanhã não passa!

Pretendo colocar a bomba original LR ou a SKF, ambas com rotor metálico, e também vou trocar a junta...

O que mais me preocupa é o torque de aperto dos parafusos, pois eu não estava muito afim de deixar a bomba solta ou de espanar algum parafuso... Queria mesmo era consegui um torquímetro emprestado para fazer no capricho!

Aliás, como tu fez pra dar o aperto dos parafusos? foi na mão ou usou um torquímetro?

Obrigado mais uma vez!

Gustavo.

Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Gustavo, da primeira vez fiz na intuição, da segunda comprei um torquimetro, é melhor. Da para fazer sem, mas cuidado para não apertar demais os parafusos e rachar o corpo da bomba.
    Abs
    Sergio

Usuário
    Entrada
    07/01/2010
    Local
    Vitória/ES
    Agradecimentos: 0
    Teria como passar a lista de materiais "kit' para instalação do sensor de nível?
    Ouvi falar em outros sensores vcs conhecem?

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Caros, vale a pena colocar a bomba original LR, metálica comprada lá fora...

É recomendável também fazer o serviço com muito cuidado para não soltar a junta entre o bloco e a caixa da bomba d'água. Ou seja, separem a bomba de seu alojamento com muita cautela, sem martelar.

Mesmo assim a chance é grande de acontecer um vazamento após a substituição da bomba, uma vez que seus 3 parafusos longos são os mesmos que atravessam e fixam a segunda junta.

Para soltar os parafusos da polia da bomba, apenas deixe a correia no lugar. Se esta rodar em falso, vai uma dica: afrouxe a correia, pinte a polia com spray preto e antes que a tinta seque tensione novamente. Espere alguns minutos e voilá. Nestes parafusos chave 10, usem ferramenta boa (sextavada) e nunca de boca. Espanar um destes é fácil.

Recomendo fortemente pintar o corpo dos 3 parafusos longos com tinta de galvanização a frio, pois é muito comum que estes fiquem inteiramente corroídos. Nas roscas recomendo o uso de pasta de cobre para evitar futura dor de cabeça para remove-los. Parece que é grande a chance deles quebrarem após muitos anos engripados e corroídos no lugar.

Seguindo as dias acima, o futuro proprietário vai ser um cara de sorte, afinal com bomba d'água original e tudo mais, fica difícil ter algum problema tão cedo.

Se um mecânico convencional um dia colocar as mãos no meu carro, vai concluir rapidamente que o dono era um completo maníaco obsessivo... Nem falar as coisas absurdas que tenho que importar, como pasta de cobre, graxa, parafusos, porcas, pinos, etc... rsrsrsr

Abraços

Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    Gustavo, da primeira vez fiz na intuição, da segunda comprei um torquimetro, é melhor. Da para fazer sem, mas cuidado para não apertar demais os parafusos e rachar o corpo da bomba.
    Abs
    Sergio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -bdagualroriginal.jpg  
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Sergio,

Torquimetro é caro pra caramba!!! Sabia que não ia ser barato, mas não imaginava que alguns tipos chegassem a custar quase R$ 2000,00...

Achei um do tipo estalo, de 1/2 a 20kg, meio "xing-ling" mas acho que é melhor do que nada... E pelo preço, posso até usar como martelo se não for um bom torquimetro! hehehe...

Dá uma olhada: http://produto.mercadolivre.com.br/M...rolongador-_JM

__________________________________________________ _____________

Patricio,

Eu usei os seguintes itens:
    - tampa com sensor original da Range Rover (código PRC 7925);
    - módulo de monitoramento com alarme sonoro e visual (led);
    - 5 ou 6 metros de fio (não lembro a espessura, mas comprei igual a dos fios que tinham no módulo);
    - 3 metros de conduite plástico para proteção do fio que vai do módulo até a tampa;
    - Dois conectores para ligar os fios nos contatos da tampa;
    - Tubo termo retrátil para acabamento;
    - Cintas hellermann tyton para prender tudo;
    - Soldador e solda.

A tampa comprei na concessionária por R$ 220,00 (e não R$ 350,00 como tinha dito antes)

O módulo comprei do Krueger. Procurando melhor, achei esse e-mail como sendo o dele: marcus@o3tec.com.br

Fiz toda a instalação sozinho, não levou mais do que algumas horas!

Qualquer coisa é só perguntar!!!

Clemente,

Cotei a original (importada) na concessionária por R$ 380,00 incluindo a junta, mas vou aguardar a confirmação de que o rotor é metálico pra comprar!

Bem que eu gostaria de comprar lá fora, mas não tô afim de esperar...

Quanto as dicas, estão todas anotadas!!! Vou fazer o possível para segui-las a risca! hehehe

Obrigado a todos pelas informações e pela ajuda!!!

Gustavo!

Usuário Avatar de Fernando da Terra
    Entrada
    11/01/2007
    Local
    Amparo/SP
    Se um mecânico convencional um dia colocar as mãos no meu carro, vai concluir rapidamente que o dono era um completo maníaco obsessivo...
    Cara, você deve ter o mesmo DNA do Portela,
    eu acho.....kkkk.....
    (queria ter uma memória dessas, pra guardar tanta informação precisa........)

Fernando

Usuário Avatar de Henrique Josino
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Gustavo!

Eu tenho torquimetro aqui, se quiser emprestado é só vir pegar!

abraço

Henrique Josino

Usuário Avatar de ka2
    Entrada
    05/06/2010
    Local
    Sao Carlos/SP
    Achei a tampa/sensor com bom preço aqui:
    http://www.motorcarsltd.com/PRC7925.html
    Nunca comprei deles, mas o preço está bom, acho que vou arriscar

abs
    ka2

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    O Portela é o meu Mestre Miyagi....

Meu único medo é acabar andando de Disco 3,4,5... rsrs

Abraçoo

Clemente

Citação Postado originalmente por Fernando da Terra Ver Post
    Cara, você deve ter o mesmo DNA do Portela,
    eu acho.....kkkk.....
    (queria ter uma memória dessas, pra guardar tanta informação precisa........)

Fernando
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Gustavo, estes top de linha são muito caros mesmo. Eu comprei um daqueles simples de vareta e funcionou. Acho que este do mercado livre também deve funcionar para nosso uso , que é eventual e não necessita de precisão absoluta. Alguém com experiência em torquímetros talvez possa ajudar melhor.
    Abs
    Sergio

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem