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Convex Datacenter
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  • #37
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    07/09/2011
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    Eu troque todas as molas e amortecedores da minha 90tinha, por OME, botei VD na dianteira e MD na traseira, e tirei a barra estabilizadora(traseira) , o carro é outro! não balança nas curvas, e pra mim o que mais melhorou foi quando eu passo em um quebra molas, que a frente do carro não dá aquela baixada que dava antes, que em trilhas eu tinha medo de cair em um buraco e o carro dar uma "embidaca" no outro lado do buraco.

  • #38
    Usuário Avatar de crfn20
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    17/03/2012
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    Obrigado RAfael, o material realmente ajudou muito a esclarecer minhas dúvidas.
    Abraço.
    LR Defender 110 Pick-up 200Tdi

  • #39
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    24/04/2005
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    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Hugo,

    Após muita pesquisa antes de comprar o kit OME, posso te afirmar que o lift de até 2" não traz nenhuma consequência para os cardãs e cruzetas. Após as 2" é que as cruzetas passam a trabalhar com o angulo além do permitido e os sintomas descritos por ti podem aparecer.


    crfn20,

    Nesse link tem um bocado de informação que, acredito eu, vai tirar todas as suas duvidas: http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...ha-ou-nao.html (Molas OME HD na dianteira + MD na traseira. Boa escolha ou não?)
    []´s
    Rafael
    Rafael

    Não consegui o torque das cruzetas GKN número 18.179 (27 mm x 74,5 mm) que trabalham em nossas Defenders 110 Tdi, mais as Hardy Spicer 1300 HD ( 26,99 mm x 74,61 mm ) que são equivalentes, tem as seguintes características:

    Torque = 162 Nm (motor combustão, ângulo 3*, 3000 rpm, B10 5000 horas)
    Torque = 244 Nm (motor elétrico, ângulo 3*, 1750 rpm, B10 3000 horas)
    Torque = 815 Nm (para curta duração)
    Ângulo máximo = 17*

    * significa grau e no croquis a seguir "O" é diferencial


    Para medir os ângulos fabriquei um rústico goniômetro aferido por um nivel de pedreiro e esquadros escolares. Os erros de medição cometidos não interferem no raciocínio, os ângulos medidos foram:

    Frente O--c1----c2--|Transf|--c3-------c4--O Traseira

    "O" quer dizer "diferencial"

    Ângulo cruzeta c1 = 4*
    Ângulo cruzeta c2 = 12*
    Ângulo cruzeta c3 = 5*
    Ângulo cruzeta c4 = 6*

    Seguindo o manual http://www2.dana.com/pdf/IJ900.pdf e para o Maxion HS 2.5 Tcc com torque máximo de 284 Nm a 1.600 rpm, supondo uma eficiência de 0,85 para o câmbio e 0,95 para transferência, relação da quinta marcha 0,77:1 e da transferência de 1,411:1 temos:

    Torque cruzeta = Torque motor x Ef câmbio x Ef transf x Redução quinta x Redução transf x Fa x Fl x Fp/2

    Dividimos por dois por tratar de um 4x4 integral, agora se B10 = 5000 h -----> Fl = 1 e como estamos tratando de um motor a combustão Fp = 1, então podemos conhecer Fa.

    Fa = 162 x 2/(284 x 0,85 x 0,95 x 0,77 x 1,411) = 1,3 -----> do gráfico obtemos o ângulo máximo de 7,3*.

    Vemos que o ângulo para estas condições deveria ser bem menor que os 12* medidos, por isto esta cruzeta do cardan dianteiro do lado da transferência é um ponto fraco. O que escrevi sobre o que senti quando levantei 50 mm a dianteira comparada com uma Defender nova é verdadeiro, problemas como o cáster menor, buchas dos tensores forçadas, descentralização do eixo dianteiro puxado pela panhard para o lado do carona, vibração do cardan.

  • #40
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    Vale lembrar que no caso das Puma, o powertrain fica moderadamente inclinado para trás, atenuando ainda mais a questão do cardan dianteiro.

    No meu 110, após instalar as molas do 130, comecei a perceber uma ligeira vibração entre 115-130km/h. Resultado, acabei trocando o cardan por um Bailey Morris Limited - Propshaft Manufacturing Specialists

    Pronto!

    Algumas fotos:

    Cardan Bailey Morris | Flickr

    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Rafael

    Não consegui o torque das cruzetas GKN número 18.179 (27 mm x 74,5 mm) que trabalham em nossas Defenders 110 Tdi, mais as Hardy Spicer 1300 HD ( 26,99 mm x 74,61 mm ) que são equivalentes, tem as seguintes características:

    Torque = 162 Nm (motor combustão, ângulo 3*, 3000 rpm, B10 5000 horas)
    Torque = 244 Nm (motor elétrico, ângulo 3*, 1750 rpm, B10 3000 horas)
    Torque = 815 Nm (para curta duração)
    Ângulo máximo = 17*

    * significa grau e no croquis a seguir "O" é diferencial


    Para medir os ângulos fabriquei um rústico goniômetro aferido por um nivel de pedreiro e esquadros escolares. Os erros de medição cometidos não interferem no raciocínio, os ângulos medidos foram:

    Frente O--c1----c2--|Transf|--c3-------c4--O Traseira

    "O" quer dizer "diferencial"

    Ângulo cruzeta c1 = 4*
    Ângulo cruzeta c2 = 12*
    Ângulo cruzeta c3 = 5*
    Ângulo cruzeta c4 = 6*

    Seguindo o manual http://www2.dana.com/pdf/IJ900.pdf e para o Maxion HS 2.5 Tcc com torque máximo de 284 Nm a 1.600 rpm, supondo uma eficiência de 0,85 para o câmbio e 0,95 para transferência, relação da quinta marcha 0,77:1 e da transferência de 1,411:1 temos:

    Torque cruzeta = Torque motor x Ef câmbio x Ef transf x Redução quinta x Redução transf x Fa x Fl x Fp/2

    Dividimos por dois por tratar de um 4x4 integral, agora se B10 = 5000 h -----> Fl = 1 e como estamos tratando de um motor a combustão Fp = 1, então podemos conhecer Fa.

    Fa = 162 x 2/(284 x 0,85 x 0,95 x 0,77 x 1,411) = 1,3 -----> do gráfico obtemos o ângulo máximo de 7,3*.

    Vemos que o ângulo para estas condições deveria ser bem menor que os 12* medidos, por isto esta cruzeta do cardan dianteiro do lado da transferência é um ponto fraco. O que escrevi sobre o que senti quando levantei 50 mm a dianteira comparada com uma Defender nova é verdadeiro, problemas como o cáster menor, buchas dos tensores forçadas, descentralização do eixo dianteiro puxado pela panhard para o lado do carona, vibração do cardan.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #41
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
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    Pessoal, to comprando minhas buchas hoje pq a barulheira nas 4 rodas de ferro com ferro ou de coisa solta ta me chateando.
    Irei comprar esse kit da Paddock pq tenho um crédito la com eles SDLR03PWA | Floflex Polyurethane Bush kit (front and rear including s/abs bushes)

    Outra coisa que irei comprar é um amortecedor de direção pra ver se melhora a folga/shimmy. Ao olhar o carro por baixo vi essa coifa rasgada. Alguém poderia me dizer se preciso trocar apenas a coifa ou a peça inteira e se esta peça é o braço pitman ? Se souberem o Part Number agradeço.
    Molas e Amortecedores da Puma no 300tdi!?-img00098-20120404-1320.jpg

  • #42
    Usuário Avatar de vwinit
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    Alexandre, é o braço pitman ... e você pode trocar somente o reparo se quiser.
    Comprei na Tekcom em SP com o Rafael.
    vendas.rafael@autop.com.br
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #43
    Usuário Avatar de scadufax
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    Alexandre,
    este é o Ball Joint Kit, segue link da Paddock

    RBG000010G | Drop arm ball joint kit - for PAS - OE Manufacturer
    Scadufax
    Land Rover Defender 110 1999 ==> You can go fast .... But I can go anywhere !!
    Land Rover Discovery 3 HSE 2006 TDV6 2.7 ==> anywhere ?!?!?!

  • #44
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Rafael

    Não consegui o torque das cruzetas GKN número 18.179 (27 mm x 74,5 mm) que trabalham em nossas Defenders 110 Tdi, mais as Hardy Spicer 1300 HD ( 26,99 mm x 74,61 mm ) que são equivalentes, tem as seguintes características:

    Torque = 162 Nm (motor combustão, ângulo 3*, 3000 rpm, B10 5000 horas)
    Torque = 244 Nm (motor elétrico, ângulo 3*, 1750 rpm, B10 3000 horas)
    Torque = 815 Nm (para curta duração)
    Ângulo máximo = 17*

    * significa grau e no croquis a seguir "O" é diferencial


    Para medir os ângulos fabriquei um rústico goniômetro aferido por um nivel de pedreiro e esquadros escolares. Os erros de medição cometidos não interferem no raciocínio, os ângulos medidos foram:

    Frente O--c1----c2--|Transf|--c3-------c4--O Traseira

    "O" quer dizer "diferencial"

    Ângulo cruzeta c1 = 4*
    Ângulo cruzeta c2 = 12*
    Ângulo cruzeta c3 = 5*
    Ângulo cruzeta c4 = 6*

    Seguindo o manual http://www2.dana.com/pdf/IJ900.pdf e para o Maxion HS 2.5 Tcc com torque máximo de 284 Nm a 1.600 rpm, supondo uma eficiência de 0,85 para o câmbio e 0,95 para transferência, relação da quinta marcha 0,77:1 e da transferência de 1,411:1 temos:

    Torque cruzeta = Torque motor x Ef câmbio x Ef transf x Redução quinta x Redução transf x Fa x Fl x Fp/2

    Dividimos por dois por tratar de um 4x4 integral, agora se B10 = 5000 h -----> Fl = 1 e como estamos tratando de um motor a combustão Fp = 1, então podemos conhecer Fa.

    Fa = 162 x 2/(284 x 0,85 x 0,95 x 0,77 x 1,411) = 1,3 -----> do gráfico obtemos o ângulo máximo de 7,3*.

    Vemos que o ângulo para estas condições deveria ser bem menor que os 12* medidos, por isto esta cruzeta do cardan dianteiro do lado da transferência é um ponto fraco. O que escrevi sobre o que senti quando levantei 50 mm a dianteira comparada com uma Defender nova é verdadeiro, problemas como o cáster menor, buchas dos tensores forçadas, descentralização do eixo dianteiro puxado pela panhard para o lado do carona, vibração do cardan.
    Hugo,

    Antes de optar pela compra/instalação das molas OME +2" li todos os tópicos referente ao assunto que consegui encontrar nas listas e fóruns pela net. Não encontrei nenhuma referencia aos problemas mencionados por você quando da instalação das molas OME. Pesquisei em português e em inglês.

    Não estou duvidando de suas contas, mas talvez as Spicer não sejam tão semelhantes assim as usadas nos Defenders, não faço ideia, mas pelo que pude coletar de informação com base na experiencia pratica de quem usa esse kit nos seus Defenders não achei reclamações nesse sentido.

    []´s
    Rafael
    "Tenha talento, trabalhe como um condenado, sue sangue, e você conseguirá tudo sem esforço." -Humberto Gessinger

  • #45
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Hugo,

    Antes de optar pela compra/instalação das molas OME +2" li todos os tópicos referente ao assunto que consegui encontrar nas listas e fóruns pela net. Não encontrei nenhuma referencia aos problemas mencionados por você quando da instalação das molas OME. Pesquisei em português e em inglês.

    Não estou duvidando de suas contas, mas talvez as Spicer não sejam tão semelhantes assim as usadas nos Defenders, não faço ideia, mas pelo que pude coletar de informação com base na experiencia pratica de quem usa esse kit nos seus Defenders não achei reclamações nesse sentido.

    []´s
    Rafael
    Complementando a informação, eu mesmo estou usando essas molas +2" junto com os amortecedores OME a aproximadamente 20.000km e não tive qualquer problema. Honestamente, sou só elogios ao conjunto que comprei.

    []´s
    Rafael
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  • #46
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Rafael

    Pode pasar as medidas "A"e "B" (centro da roda até parte inferior do fender) do lado esquerdo e direito da tua 110?


  • #47
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Hugo,

    Medi hoje na trena, sendo que a diferença entre os lados esquerdo e direito da viatura é aproximadamente. 2mm, considerei isso erro de medição.

    Dianteira: 51,4 aprox.
    Traseira: 57,2 aprox.

    Porque precisas dessas medidas?!?

    []´s
    Rafael
    "Tenha talento, trabalhe como um condenado, sue sangue, e você conseguirá tudo sem esforço." -Humberto Gessinger

  • #48
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Rafael

    Na concessionária medi numa 110 zero e deu A = 500 mm, então a tua está mais alta na dianteira 514-500 = 14 mm. Com isto você nao tem os problemas citados por mim e lido em vários fóruns (inglês,australiano francês,argentino), inclusive advertido no manual da OME http://bgnor.com/wordpress/wp-conten...5_APR201q0.pdf quando se levanta na frente 50 mm. Eu testei levantando 55 mm utilizando as molas dianteiras da 130 mais um calço de 32 mm e por isto meu relato.
    O kit anunciado pela OME em levantar xx mm é para carros sem acessórios, instalando guincho, quebra mato e outros o resultado é outro.
    A minha com as molas da 130 na dianteira (NRC 9448 esquerda, NRC 9449 direita) e na traseira RKB 101111 está com:

    A = 515 mm em ambos lados
    B = 530 mm em ambos lados

    Mais uma comprovação na tua e na minha 110 é que utilizando a mola da esquerda mais alta que da direita compensamos o peso maior na esquerda, por conta do motor e a transmissão estar deslocados para a esquerda, ficando o carro nivelado. A estória de que se coloca altura maior na esquerda por conta de nivelar o peso do motorista, quando este está sozinho, o seja quanto está acompanhado fica novamente desnivelado, fica como certo para outros acreditarem. Para mim o carro sem passageiros deve ficar nivelado.

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