x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
    Usuário
    Entrada
    25/08/2010
    Agradecimentos: 0

Freelander 1 - Conversão Flex

Prezados amigos sou novo por aqui e depois de muito pesquisar sobre a questão polêmica relativa a conversão de carros a gasolina para "Flex", especialmente dos carros da Land Rover, resolvi criar esse tópico para dividir com outros aventureiros a minha experiência. Tenho ha mais ou menos uns 05 meses uma Freelander HSE V6 ano 2005 gasolina. Moro em Goiânia, cidade que possui um trânsito muito truncado. Meu carro faz entre 5,5 a 6,5 Km/l com ar ligado na cidade. Depois de muito pesquisar criei coragem e comprei um "kit" conversão para flex de uma empresa goiana chamada Thunder. Resumidamente este kit é ligado em "paralelo" e atua no balanceamento da vazão do bicos injetores não acendendo luzez de advertência no painel, etc...(não sou expert no assunto, mas quem tiver interesse pode entrar no site da empresa Thunder para maiores detalhes).
    Instalei o Kit hoje e já abastecí o carro com uma mistura de 10 litros de gasolina e 45 litros de álcool (A gasolina aqui custa R$2,45 e etanol R$ 1,29), gastei R$82,55. Rodei muito pouco ainda, mas aparentemente não notei nenhuma mudança no comportamento do carro (diminuição na potência, falhas, engasgadas, etc.)
    Vou acompanhar e postar aqui o consumo e minhas impressões sobre o comportamento do carro e espero ajudar aqueles que por ventura tenham o mesmo interesse que eu.
    Abraços a todos e até mais.
    4X4 Brasil

Maxweber,
    Prepare-se para "levar porrada" aqui no fórum, pois esse tema é por demais polêmico. Vão sugerir que vc troque a Freelander por um Ecosport e por aí vai. Mas não esmoreça. O espaço aqui é democrático e assim deve continuar.
    Tive experiência com conversão de uma Blazer V6 (motor norte-americano) para flex. Que eu saiba eles reprogramaram a central da injeção eletrônica. O funcionamento foi bom, usei por uns 90.000km antes de vender o carro. O consumo piorou na proporção esperada (70% do que fazia com gasolina). O problema era a partida a frio, quando usava 100% álcool. A oficina instalou um tanquinho de gasolina, igual ao dos carros flex, mas aquilo nunca funcionou direito. O carro demorava a pegar e só adquiria comportamento normal depois de, digamos, um ou dois minutos de funcionamento. No caso da Blazer, acredito que a explicação seja a seguinte: a sonda lambda só funciona direito depois que atinge sua temperatura normal (acho que aprox. 600ºC); enquanto isso, a central assume uma programação "padrão", que obviamente é regulada para gasolina. Ou seja, mistura muito pobre se o carro estiver com álcool. Fora o problema de ignição do álcool com o motor frio, claro...
    Fico imaginando se a Freelander se beneficiaria do maior poder anti-detonação do álcool, já que ela pede o uso de gasolina de maior octanagem.
    Pessoalmente, não acho vantajosa a conversão, pois há sempre o risco de dar algum problema e o preço do álcool na minha região é alto. Mas estou curioso para saber o resultado da sua "aventura" mecânica.
    Abs.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Muito boa sua experiência. Na teoria existem muitos " senões " para fazer isso. Continue postando sua experiência para acompanharmos juntos.

Abs.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Agradecimento: 1
    Pergunto como ficam as juntas do motor, pois esse motor originalmente nao foi projetado para aguentar o maior poder abrasivo do etanol e as juntas normalmente sao o que se estragam mais rapido nesses casos.

[]´s
    Rafael

Usuário
    Entrada
    25/08/2010
    Citação Postado originalmente por sebastjr Ver Post
    Maxweber,
    Prepare-se para "levar porrada" aqui no fórum, pois esse tema é por demais polêmico. Vão sugerir que vc troque a Freelander por um Ecosport e por aí vai. Mas não esmoreça. O espaço aqui é democrático e assim deve continuar.
    Tive experiência com conversão de uma Blazer V6 (motor norte-americano) para flex. Que eu saiba eles reprogramaram a central da injeção eletrônica. O funcionamento foi bom, usei por uns 90.000km antes de vender o carro. O consumo piorou na proporção esperada (70% do que fazia com gasolina). O problema era a partida a frio, quando usava 100% álcool. A oficina instalou um tanquinho de gasolina, igual ao dos carros flex, mas aquilo nunca funcionou direito. O carro demorava a pegar e só adquiria comportamento normal depois de, digamos, um ou dois minutos de funcionamento. No caso da Blazer, acredito que a explicação seja a seguinte: a sonda lambda só funciona direito depois que atinge sua temperatura normal (acho que aprox. 600ºC); enquanto isso, a central assume uma programação "padrão", que obviamente é regulada para gasolina. Ou seja, mistura muito pobre se o carro estiver com álcool. Fora o problema de ignição do álcool com o motor frio, claro...
    Fico imaginando se a Freelander se beneficiaria do maior poder anti-detonação do álcool, já que ela pede o uso de gasolina de maior octanagem.
    Pessoalmente, não acho vantajosa a conversão, pois há sempre o risco de dar algum problema e o preço do álcool na minha região é alto. Mas estou curioso para saber o resultado da sua "aventura" mecânica.
    Abs.
    Olá Pessoal,
    É, realmente sei que o tema é muito polêmico e foi justamente por isso que resolvi postar minha experiência com a conversão. Mas deixando as paixões de lado quero dizer que entendo muito pouco de mecânica e sou apenas um proprietário de uma freelander HSE 2005 com "módulo flex" que resolveu correr um "risco". O sistema que instalei promete o seguinte: "Sistema total flex sem chaves (automático); Software com rastreador de economia; partida a frio digital (sem reservatório de gasolina). Rodei apenas 50 Km do trabalho pra casa e até agora tudo certo. Amanhã vou para Brasília (200km de Goiânia) e na semana que vem já poderei dar alguns detalhes sobre o consumo. Acho que após algum tempo a minha experiência poderá encorajar ou não pessoas a realizarem este tipo de conversão, pois muitas vezes a teoria é muito diferente da prática. Vamos aguardar e abraços a todos.
    PS: não tenho intenção de causar nenhuma polêmica Senhores!

Desculpe se te assustei com minha mensagem. Não foi essa a intenção. É que já vi umas reações meio fortes a quem relata ou faz perguntas sobre essas adaptações, tanto flex quanto GNV. Só quis preparar seu espírito para alguma eventualidade...

O kit que você instalou permite o uso de 100% etanol? Se permitir, aí sim você poderá testar o "sistema de partida a frio digital". Com a mistura que você descreveu (45L de álcool e o resto de gasolina, num tanque de 64L), a minha Blazer pegava de primeira.
    Obrigado por compartilhar as informações.
    Abs.
    PS: Não se esqueça de sair de Goiás com o tanque cheio. Aqui em BSB o álcool está entre R$1,90 e R$1,99, eu acho.

Banido
    Entrada
    11/04/2008
    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Pergunto como ficam as juntas do motor, pois esse motor originalmente nao foi projetado para aguentar o maior poder abrasivo do etanol e as juntas normalmente sao o que se estragam mais rapido nesses casos.

[]´s
    Rafael

Não é bem assim.

Afinal, a gasolina vendida no Brasil já possui pelo menos 20% de etanol anidro em sua composição.

Usuário
    Entrada
    25/08/2010
    Citação Postado originalmente por sebastjr Ver Post
    Desculpe se te assustei com minha mensagem. Não foi essa a intenção. É que já vi umas reações meio fortes a quem relata ou faz perguntas sobre essas adaptações, tanto flex quanto GNV. Só quis preparar seu espírito para alguma eventualidade...

O kit que você instalou permite o uso de 100% etanol? Se permitir, aí sim você poderá testar o "sistema de partida a frio digital". Com a mistura que você descreveu (45L de álcool e o resto de gasolina, num tanque de 64L), a minha Blazer pegava de primeira.
    Obrigado por compartilhar as informações.
    Abs.
    PS: Não se esqueça de sair de Goiás com o tanque cheio. Aqui em BSB o álcool está entre R$1,90 e R$1,99, eu acho.
    Olá Amigos...Fala Sebastjr vc não me assustou! apenas quiz dizer que não sou muito entendido em mecânica ok! Obrigado pelos toques.
    Bem, continuando a minha aventura...viajei semana passada para Brasília (200 km de onde moro) e abasteci o carro com 6,5 litros de gasolina e 57,5 litros de etanol e o resultado foi o seguinte:
    Rodei com ar cond. ligado e acelerando entre 140 km/h e 160km/h, salvo em paradas, quebra-molas e retomadas. consegui a autonomia de 330km com um tanque nessa proporção de Etanol/Gas, o que perfaz uma média de 5,1 km/l. Antes da instalação do "kit Flex" rodando com gasolina brasileira meu carro fazia uma média de 5,5 6,0 km/l na estrada nas mesmas condições citadas acima. A diferença no bolso é a seguinte: Encher o tanque só com gasolina (R$2,45/litro em Goiânia) seria de R$ 156,80. Com a mistura Gasolina/Etanol (R$1,35/litro) encher o tanque sai por R$ 93,60. É uma diferença de aproximadamente R$63,00 por tanque abastecido.
    Não tive nenhum problema até agora, nem mesmo alguns esperados como "engasgadas", ou algo semelhante.
    Esse kit recomenda o uso de 10% de gasolina da capacidade total do tanque, ou seja, no meu caso 6,4 litros de gasolina e completo o restante com etanol.
    Bem amigos, por enquanto é só...vou continuar postando as minhas impressões ok! Abraços a todos!

Citação Postado originalmente por Maxweber Ver Post
    Olá Amigos...Fala Sebastjr vc não me assustou! apenas quiz dizer que não sou muito entendido em mecânica ok! Obrigado pelos toques.
    Bem, continuando a minha aventura...viajei semana passada para Brasília (200 km de onde moro) e abasteci o carro com 6,5 litros de gasolina e 57,5 litros de etanol e o resultado foi o seguinte:
    Rodei com ar cond. ligado e acelerando entre 140 km/h e 160km/h, salvo em paradas, quebra-molas e retomadas. consegui a autonomia de 330km com um tanque nessa proporção de Etanol/Gas, o que perfaz uma média de 5,1 km/l. Antes da instalação do "kit Flex" rodando com gasolina brasileira meu carro fazia uma média de 5,5 6,0 km/l na estrada nas mesmas condições citadas acima. A diferença no bolso é a seguinte: Encher o tanque só com gasolina (R$2,45/litro em Goiânia) seria de R$ 156,80. Com a mistura Gasolina/Etanol (R$1,35/litro) encher o tanque sai por R$ 93,60. É uma diferença de aproximadamente R$63,00 por tanque abastecido.
    Não tive nenhum problema até agora, nem mesmo alguns esperados como "engasgadas", ou algo semelhante.
    Esse kit recomenda o uso de 10% de gasolina da capacidade total do tanque, ou seja, no meu caso 6,4 litros de gasolina e completo o restante com etanol.
    Bem amigos, por enquanto é só...vou continuar postando as minhas impressões ok! Abraços a todos!
    Max sugiro que vc faça uma revisão na bomba de combustível depois de um tempo rodando com essa mistura. Certamente vc vai ter corrosão nela acima do normal. As bombas de combustível para carro alcool/flex recebem um tratamento anti-corrosão diferente das bombas para carros gasolina.

Outro ponto de atenção é o filtro de combustível que deve ser trocado para um filtro para modelo flex. Não sei como é o filtro da Freelander e também não sei se algum carro nacional possui filtro semelhante, mas vc deve ver isso rápido pois o carro pode te deixar na mão.

[]´s
    Alex

Usuário
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    Osasco/SP
    Agradecimento: 1
    o filtro fica embutido na bomba
    acho que não vende separado

dá uma conferida nisso aí

Usuário
    Entrada
    25/08/2008
    Max,,

Qual sua experiencia nos dias frios?

Já tive uma Pathfinder e coloquei o Kit... era um parto de manha para ligar, mesmo com o Kit de partida a frio.
    Batia a chave umas 5x e ainda tinha que esperar uns 5min, caso contrario o carro não tinha força. Minha tristeza era quando deixava o carro em estacionamento com manobrista

Tbm tenho uma Frelander 2005.
    Estou fazendo uma média de 6km em SP/Capital. 2/3 cidade e 1/3 estrada (indo para o litoral).

Usuário
    Entrada
    18/06/2011
    bom dia galera fugindo do asunto , desculpa ao entrar assim mas sou novo no 4x4,comprei um freelander 2005 mas estou com um probleminha ,esta consumindo um pouquinho de agua temperatura normal ,mas esta entrando no oleo a agua muito pouca coisa
    alguem pra me dar umas dicas , o carro é maravilhosso.grande abraços a todos

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem