Prepare-se para "levar porrada" aqui no fórum, pois esse tema é por demais polêmico. Vão sugerir que vc troque a Freelander por um Ecosport e por aí vai. Mas não esmoreça. O espaço aqui é democrático e assim deve continuar.
Tive experiência com conversão de uma Blazer V6 (motor norte-americano) para flex. Que eu saiba eles reprogramaram a central da injeção eletrônica. O funcionamento foi bom, usei por uns 90.000km antes de vender o carro. O consumo piorou na proporção esperada (70% do que fazia com gasolina). O problema era a partida a frio, quando usava 100% álcool. A oficina instalou um tanquinho de gasolina, igual ao dos carros flex, mas aquilo nunca funcionou direito. O carro demorava a pegar e só adquiria comportamento normal depois de, digamos, um ou dois minutos de funcionamento. No caso da Blazer, acredito que a explicação seja a seguinte: a sonda lambda só funciona direito depois que atinge sua temperatura normal (acho que aprox. 600ºC); enquanto isso, a central assume uma programação "padrão", que obviamente é regulada para gasolina. Ou seja, mistura muito pobre se o carro estiver com álcool. Fora o problema de ignição do álcool com o motor frio, claro...
Fico imaginando se a Freelander se beneficiaria do maior poder anti-detonação do álcool, já que ela pede o uso de gasolina de maior octanagem.
Pessoalmente, não acho vantajosa a conversão, pois há sempre o risco de dar algum problema e o preço do álcool na minha região é alto. Mas estou curioso para saber o resultado da sua "aventura" mecânica.
Abs.