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  • #1
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    Freelander 2003 à 2005. Boa opção?




    Olá pessoal,
    eu possuo XJ e particularmente acho cherokas seja ela qual for uma das melhores opções para quem gosta de aventura, potência, conforto e obviamente prazer.
    Por saber que curto estes tipos de carros, um colega de trabalho começou me questionar sobre a Freelander 2003 à 2005.
    Ela está muito interessado em adquirir uma, porém eu realmente não conheço nada de Land Rover.
    Para os que conhecem ou eventualmente possuem, gostaria de saber o que têm a falar das coisas básicas como:
    - Custo manutenção;
    - Quantidade de manutenção apresentada ao longo do tempo;
    - Consumo;
    - Seguro;
    - Durabilidade em off-road;

    Pelo mesmo valor eu recomendei à ele uma Cheroka Limited quadra-drive 2000, mas como falei sou suspeito em falar de cherokas.

  • #2
    Vou falar como um proprietário de Freelander HSE 2006 (mesmo modelo da 2005).

    - Manutenção dentro dos padrões aceitáveis para um carro caro
    * Exemplo: troca de pastilhas de freio na concessionária Land Rover = R$ 650,00 (mão de obra + material). Uns R$ 300 se for numa oficina que entenda de Land Rover.

    - Nunca me deixou na mão.

    - Muito confortável:
    * Bancos bem ajustados
    * Motor silencioso
    * Posição muito boa de dirigir
    * Bom conjunto de acessórios (destaco o teto solar que gosto muito e os 8 auto-falantes que fazem um som de boa qualidade).
    * Bom espaço interno (não é muito grande e não é muito pequeno) que o torna adequado para longas viagens e para andar dentro de uma grande cidade.
    * Bom isolamento acústico da cabine

    - Motor adequado para o peso do carro. Não sobra e não falta.

    - Consumo de 5 km/l na cidade com ar ligado, 9 km/l em estrada a 110 km/h
    * Não sou pé de chumbo e dirijo visando mais o conforto da viagem do que o tempo de chegada.
    * Já tive um Pajero TR4 com o mesmo consumo. Por isso acho que em se tratando de um V6 2.5 24V até que tá bom.

    - Olhando embaixo do carro, dá pra ver que ele até aguenta porrada, mas, não é feito pra isso não. Quando digo isso é porque já vi a estrutura de Defenders e Discoverys e sinceramente, não tem a mínima comparação. Então, se você pega estradas esburacadas e vai devagar, vai ter um carro pra vida inteira. Mas se você quer fazer trilhas ou anda em estradas MUITO ruins, melhor pegar um 4x4 de verdade (Defenders, Discos, Pajeros, etc).

    Enfim, para o meu uso, eu estou satisfeito com meu carro. Não escolheria outro na categoria dele e o trocaria por um Freelander 2, idéia que só deixo de lado pois quero um Discovery 3.

    Por outro lado, o carro ser bom ou não para 4x4 depende muito do motorista também. Eu não sei dirigir este carro em situações extremas, mas, tem gente que sabe:

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=bNGTvAcHdZw[/ame]
    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=UXlrHVGLetQ[/ame]
    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=ocC9X0XvqcY[/ame]
    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=6QOwLoaJi30[/ame]
    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=xz-QGGMjvBQ[/ame]
    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=WVEPpXqSQkM[/ame]



    Neilson

  • #3
    ja me disseram que a 2.0 usa o mesmo motor do focus e de alguns volvos... encontrar peças de reposição não será tão difícil...

  • #4
    Acho que quem te informou isso está enganado. As 2.0 que vi (Argentina e Chile) tem motor a diesel. Sei que existem modelos 1.8 a gasolina, mas, esses não vieram pro Brasil. Nem as S e as SE.

    Achar peças de reposição para qualquer Land Rover não é fácil e nem barato.
    Por isso muita gente prefere importá-las do que comprar no Brasil.

    Acredito que isso valha também para as Cherokas. Nunca tive uma.

    Neilson

  • #5
    Só acho o curso da suspensão muito curtinho...

  • #6
    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Acho que quem te informou isso está enganado. As 2.0 que vi (Argentina e Chile) tem motor a diesel. Sei que existem modelos 1.8 a gasolina, mas, esses não vieram pro Brasil. Nem as S e as SE.
    eu ja vi freelander 2.0 no brasil e era a gasolina...

  • #7
    Nem imagino como alguém conseguiu uma Freelander 2.0 a gasolina...

    As primeiras Freelanders (97 ou 98, se não me engano) eram 1.8 gasolina e 2.0 diesel.
    Em 2002 colocaram um 2.5 V6 nelas que é o que as equipa até o modelo que eu tenho (2006) além do 1.8 a gasolina e 2.0 a diesel. Mesmo esse motor não é pra se bater palmas. Na minha opinião ele só dá pro gasto. Imagino que qualquer coisa abaixo disso, a gasolina, seja completamente impraticável em virtude do peso do carro (mais de 2 toneladas).

    A 2.0 diesel é um tesão de carro !! MUITO torque ... a impressão que dá é que é outro carro !!! É realmente uma lástima não poder ter um carro desse no Brasil...

  • #8
    Alguém saberia me dizer qual a diferença da se pra hse? Alguma diferença na mecânica delas?
    Abç a todos!

  • #9
    Padeiro,

    Mesma mecânica. Rigorosamente iguais.

    A HSE tem alguns itens de conforto como bancos dianteiros aquecidos, controle de som no volante, teto solar e etc.

    A maioria das SE vem com roda aro 16 que eu particularmente acho feia, mas, os pneus são bem mais baratos e dá pra colocar uns sapatinhos melhores pra lama.

    As HSE vem com aro 18 se eu não me engano e é uma roda bonita, mas o pneu custa R$ 1.300 cada um e só tem pra asfalto.

    Se for pra colocar em estrada de chão, a SE deve ser mais confortável porque tem mais borracha no pneu. As rodas da HSE não são tão boas pra estrada de chão porque socam bem mais.

    Considerando custo x benefício e facilidade de revenda, vale mais a pena pegar a HSE.

    A minha HSE foi vendida em uma semana. Nem bem entrou na loja e saiu.
    Também ... era linda a bichinha ... que saudade ...

    Um abraço,
    Neilson


  • #10
    Usuário Avatar de CID DOS SANTOS SCALA
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    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Vou falar como um proprietário de Freelander HSE 2006 (mesmo modelo da 2005).

    - Manutenção dentro dos padrões aceitáveis para um carro caro
    * Exemplo: troca de pastilhas de freio na concessionária Land Rover = R$ 650,00 (mão de obra + material). Uns R$ 300 se for numa oficina que entenda de Land Rover.

    - Nunca me deixou na mão.

    - Muito confortável:
    * Bancos bem ajustados
    * Motor silencioso
    * Posição muito boa de dirigir
    * Bom conjunto de acessórios (destaco o teto solar que gosto muito e os 8 auto-falantes que fazem um som de boa qualidade).
    * Bom espaço interno (não é muito grande e não é muito pequeno) que o torna adequado para longas viagens e para andar dentro de uma grande cidade.
    * Bom isolamento acústico da cabine

    - Motor adequado para o peso do carro. Não sobra e não falta.

    - Consumo de 5 km/l na cidade com ar ligado, 9 km/l em estrada a 110 km/h
    * Não sou pé de chumbo e dirijo visando mais o conforto da viagem do que o tempo de chegada.
    * Já tive um Pajero TR4 com o mesmo consumo. Por isso acho que em se tratando de um V6 2.5 24V até que tá bom.

    - Olhando embaixo do carro, dá pra ver que ele até aguenta porrada, mas, não é feito pra isso não. Quando digo isso é porque já vi a estrutura de Defenders e Discoverys e sinceramente, não tem a mínima comparação. Então, se você pega estradas esburacadas e vai devagar, vai ter um carro pra vida inteira. Mas se você quer fazer trilhas ou anda em estradas MUITO ruins, melhor pegar um 4x4 de verdade (Defenders, Discos, Pajeros, etc).

    Enfim, para o meu uso, eu estou satisfeito com meu carro. Não escolheria outro na categoria dele e o trocaria por um Freelander 2, idéia que só deixo de lado pois quero um Discovery 3.

    Por outro lado, o carro ser bom ou não para 4x4 depende muito do motorista também. Eu não sei dirigir este carro em situações extremas, mas, tem gente que sabe:

    Neilson
    Cara, vc falou com uma propriedade incrivel tudo sobre esse espetaculo de carro, tambem sou fã inconteste dessa viatura, sem duvidas, fora de serie!!

    Achei uma usada de uma velhinha que estou tentando convencer a me vender, e está com apenas 30 mul km rodados, modelo HSE 04/05, IMPECAVEL!

    TO LOKINHO NA COLA DA VELHINHA, QUALQUER HORA ELA CEDE A TENTAÇÃO E ME VENDE!

    Acho o consumo muito bom, posto que seu porte, peso e motorização implicam nisso. Para efeito de ilustração, ja tive um Astra 2.0 que fazia 5km/l na cidade e 10,5km/l na estrada... agora comparem peso, motor, aerodinamica, dimensao dos pneus etc etc etc!! O FREELANDER É MUITO ECONOMICO, ISSO SIM! E O CONFORTO? DUVIDO OUTRO IGUAL NA SUA FAIXA DE PREÇO x BENEFICIO!!

    Custo de manutenção? Vc quer ter um Land Rover e meter numa oficina de rato fuçador de zona norte? Peças de mercado paralelo?? TENHA PACIENCIA NÉ!!!

  • #11
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    Pelo que andei lendo por aqui, esse motor da Freelander 2.5 V6 é o mesmo da Kia Carnival - o motor KV6. Ainda não procurei peças via Kia...

  • #12
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    Olá bom dia estou adquirindo uma freelander 2005 , 130KM rodados , único dono, vai ser o meu primeiro carro, e gostaria muito da orientação de vcs, qual manutenção necessaria para esta quilometragem, visto que oantigo dono era super zeloso e sempre manteve o carro alinhado.

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