
Postado originalmente por
Edintruder
Começa dos semi eixos dianteiros, diferenciais, cardans e caixa.
Nos semi-eixos dianteiros temos as homocinéticas, tulipas com trizetas que permitem uma pequena folga, creio que uns 3° na roda é muito. Se as capas das trizetas estiverem desgastadas contra as tulipas, esse angulo de folga aumenta sensivelmente.
Nos diferenciais, se as planetárias e satélites estiverem com um pouco de desgaste já aparece cerca de 10° de folga no pinhão, que por sua vez tem um pouco de folga entre a coroa.
Se os espigões e luvas dos cardans estiverem com desgaste, aparecerá mais um pouco de folga ali também.
Depois qualquer caixa sempre tem um pouco de folguinha para assentamento dos dentes...
Para não ter folga, só se o conjunto tiverm menos do que 50.000km de pouco esforço, pois é difícil não ter cerca de 15° de folga nas rodas quando levantadasm e o motor engatando...
A suavidade que o motorista conduz as trocas de marcha é que fazem aparecer ou não aparecer as folgas e solavancos. Para quem anda de carona percebe só seo motorista conduzir de forma brusca.