Ajudou sim. Pra completar (como sabes, somos abusados mesmo :twisted:) poderias colocar umas fotos dessa tubulação? No caso da Defender, a configuração é a mesma? Sei que o motor é quase igual, mas nao totalmente.
[]´s
Rafael
Versão Imprimível
No motor da Defender , essa tubulação serve pra levar água quente até o radiador do sistema de aquecimento (da cabine)..
Tem carro que não tem sistema de aquecimento , então essa tubulação só faz a ponte da água de um lado pro outro ..
Pra rapaziada que tem viatura mais antiga , vale dar uma conferida !!
Na minha viatura(200tdi) , o tubo já tava bastante comprometido ..
Tirei o sistema de aquecimento e adaptei um tubo de alumínio .
Vou tentar tirar fotos do tubo e da adaptação ..
abç
Zé
Pessoal , se for o mesmo tubo de metal que o Elmer citou , é esse ai da foto ..
Tirei de um motor 200tdi .
É esse mesmo, pelas fotos dá pra galera notar que a peça deteriora facil, imaginem a pressão de água no sistema abrindo um pequeno furo nessa corrosão... é o suficiente pra fritar um motor.
[]'s
Amigos Landeiros,
Vou contar a minha experiência com a bomba d'água da minha 110. Ela estava com um barulho tipo rolamento engripado, e aí decidí fazer a troca preventiva da mesma. Resultado: comecei desmontando de cima para baixo tirando a correia, os parafusos e a polia (é um serviço relativamente fácil, só um pouco demorado). Pois bem quando cheguei aos parafusos que fixam a bomba a carcaça de alumínio e esta ao motor, dois parafusos estavam muito apertados e depois de forçar além da conta os mesmos quebraram. Aí começou a minha "Via Crucis", os parafusos estavam oxidados e não liberavam a tal carcaça para permitir a extração, o duto da carcaça estava todo preenchido pela oxidação impedindo a carcaça de se movimentar. Bom, para concluir, depois de meio dia forçando a carcaça usando WD-40 e com cuidado para a mesma não trincar, finalmente conseguí sacá-la e extrair os parafusos com uma chave de grifo, posteriormente troquei a bomba d'água.
Desta forma recomendo a troca dos famigerados parafusos juntamente com a bomba d'água, para evitar problemas futuros.
A propósito a bomba é da marca Shadeck e já rodou 10.000 Km sem apresentar problemas.
Um abraço a todos.
Jaylson.
Prezados.
Como novato no assunto gostaria de um resumo sobre esse tópico.
Vou trocar a bomba d´água preventivamente.
Pelo que pude verificar a original tem rotor de plastíco e trinca o rotor!!!
A "Schadek" tem rotor de "aço ou alumínio" mas há relatos de vazamento no eixo e que não passou no teste!!!!!
Qual a marca ou qual a melhor alternativa?
Abraço.
Patrício.