Fala Paranhos, tudo bem? Belo roteiro, hein? Só lugares incríveis! Sua Defender é bem novinha, uma adolescentezinha ainda! heheheh!
Com relação ao diesel, acho mais prático e barato você levar um galão de de 20 litros. Isso te dará mais de 200Km de autonomia extra, embora não haja problema de combustível nesses lugares que você mencionou. A regra é nunca deixar o tanque muito vazio. Quando estivar faltando 1/4 para acabar o tanque, já abasteça no próximo posto e boa.
Quanto à parte de energia elétrica, sem dúvida um sistema com duas baterias e um regulador é a melhor opção. Existem baterias pequenas e potentes como a Optima Yellow Top, por exemplo. Acredito que caiba ao lado da sua bateria. O fato de você ter inversor é bom, mas deve ser usado com muita cautela, pois ele exige muito das baterias e você corre o risco de esquecê-lo ligado e ficar à pé. Sou muito mais a favor de comprar equipamentos que carreguem a bateria no 12v. Inversor serve para casos muito específicos.
Quanto à geladeira, eu não economizaria e iria de geladeira boa de verdade, uma quadrivolt WAECO, DOMETIC, ARB... essas são muito eficientes em energia, raramente dão problema e tem sistema inteligente para poupar a bateria do carro.
Quanto ao carro, é imprescindível ter um sensor de nível dágua e um termômetro eficiente para ter um mínimo de controle sobre o funcionamento do motor. Se quiser investir num sistema muito legal para monitorar o carro todo, invista num Nanocom, esse é show de bola!!!
Uma regra que eu tenho para overland é "quanto mais simples melhor". Vai fazer uns móveis internos? Faça o mais simpels possível e que te dê acesso às suas coisas, no máximo, em 30 segundos. Mais que isso dá preguiça e vira uma tristeza. Parece exagero, mas é sério! heheheh! Um veículo de overland, que se presume que irá ficar e circular por lugares inóspitos, deve ter duas coisas imprescindíveis: energia elétrica e água potável suficientes. O resto é opcional.
Eu vou fazer Jalapão e Chapada Diamantina em julho. Por conta disso, a partir da primeira semana de maio vou começar uma série d vídeos sobre a preparação do carro, vai ter vídeo pra caramba. Vou fazer um isolamento térmico no teto e nas paredes, móveis internos, caixa dágua nova, cortinas.... acho que vai ser legal e a gente pode ir trocando idéia por aqui ou pelo canal.
Abração e vamos nos falando, ok? Tamo junto!