Pessoal,
Resolvi (finalmente) trocar o óleo de câmbio do jipe. Sinceramente eu não sei quando foi a última troca, pois já peguei o jipe com esse óleo na caixa e rodei mais 25k km com ele, ultrapassando assim o limite recomendado de troca. Bobeada...
Fui atrás do famoso MTF-94, mas só encontrei o MTF-06 nas concessionárias Honda. Não havia nenhum tipo de informação sobre viscosidade, classificação API ou qualquer coisa do tipo na embalagem. Simplesmente comprei pois havia a informação (fóruns e MQG) de que esse era o óleo correto): 3 embalagens de 1 litro por R$ 40,30 cada...
Precisei de:
1- 3 litros de óleo (na caixa cabem aproximadamente 2,67 litros);
2- Chave torx T55 para o bujão de enchimento e chave de boca 32mm para o bujão de dreno;
3- Desengraxante e escovinha com cerdas metálicas para limpar o entorno dos bujões antes de abri-los;
4- Loctite 5699 para fixar a arroela de cobre no bujão de dreno (opcional) e Loctite 567 para vedar a rosca dos dois bujões;
5- 1 metro de mangueira plástica flexível transparente para fazer uma bomba de óleo movida a pulmão (hehehe);
6- Bacia plástica (de preferência branca para se poder visualizar os resíduos do óleo);
7- Força, paciência e saco para soltar o bujão de dreno...
Fiz mais ou menos o seguinte:
- Limpei muito bem o entorno dos bujões, pois a região fica bem suja devido a graxa que voa da cruzeta;
- Tive que usar um pano molhado num balde cheio de gelo para resfriar o bujão e faze-lo contrair um pouco, permitindo sua retida. "A seco" não saiu nem a pau... E eu estraguei a lateral da cabeça do bujão nas escapadas que a chave dava... (Acho que só dá para colocar cachimbo sextavado nesse bujão se o cardan for retirado). Vou providenciar um novo bujão da UK para a próxima troca...
- Drenei o óleo na bacia e me impressionei com a limalha na ponta magnética do bujão e também com a limalha existente no óleo... Coloquei uns 100ml de óleo novo para "lavar" um pouco as engrenagens e o fundo da caixa. Levantei um pouco a dianteira do jipe e deixei escorrendo por uma noite inteira.
- Limpei os dois bujões, seus alojamentos e a arroela de cobre (como eu reaproveitei esta, passei uma lixa beeeem fininha para eliminar rebarbas e melhorar a "pega" do loctite). Colei a arroela no bujão com loctite grey para garantir seu correto posicionamento entre a caixa e o bujão. Recoloquei o bujão de dreno com o Loctite veda rosca e deixei secar por uma noite.
- Fiz uma gambirra na tampinha de um dos óleos: fiz dois furos com uma broca e coloquei um pedaço de mangueira que ia até o fundo da embalagem e tinha a ponta curta e outra mangueira que mal passava a tampa e era bem comprida. Assim eu só precisei colocar a mangueira curta no furo de enchimento e soprar a mangueira longa pra fazer o óleo (que é bem fino) fluir... Facinho e sem sujeira!!!
- Com o óleo no nível, limpei de novo a rosca do furo de enchimento, passei veda rosca no bujão e aplicei 30Nm nele... (no bujão de dreno usei o braço pra dar torque, pois não tinha como colocar o cachimbo e o torquímetro ali... Segundo o manual o torque nesse bujão deve ser de 50Nm).
Não sei se é coisa da minha cabeça, mas eu posso jurar que senti as marchas "entrarem" melhor após a troca do óleo. No entanto o que mais me agradou foi saber que toda aquela limalha está fora da minha caixa agora...
Daqui pra frente trocas religiosas de 20 em 20k km!E sigo sonhando com um radiador de óleo...
Abraços!

Responder com Citação