É colega acredito que vc teria que lutar para devolver o veiculo nem que demore poie desse valor vç consegue comprar uma melhor pois se tratanto de chassi a coisa ta feia heim !! boa sorte
Versão Imprimível
É colega acredito que vc teria que lutar para devolver o veiculo nem que demore poie desse valor vç consegue comprar uma melhor pois se tratanto de chassi a coisa ta feia heim !! boa sorte
Rapaz..
Não sei nem o que falar..
Tirando essas ferrugens, esta satisfeito com o carro? Tem grana para consertar o que mais precisar no carro?
Cara, consulta mais uns advogados, talvez especialistas em direito do consumidor. Te digo que tive umas módicas aulas sobre direito do consumidor, e esse seu caso, é "batata" , parece ganha fácil. Claro que uma coisa é ganhar, outra é receber.
Pesquisa mais sobre processos contra a loja e conta o proprietário. A 110 quando você comprou estava em nome da loja ou do antigo proprietário? Veja se há bens (patrimônio) em nome da loja ou proprietário. Se essa loja nao tiver nada no nome dela, já da para se preocuopar pois provavelmente nao vao pagar, mesmo que vc ganhe. Tenta descobrir o antigo proprietário lá 110 e saber sobre os coisas, mande seu advogado conversar com o cara. Isso me parece um conchavo de tramoia entre todos.
Em SP tem muita gente boa para fazer esse trabalho. Não deve ser barato, mas ao menos será bem feito.
Posso falar besteira nesse comentário, mas vamos lá, é só um outro ponto de vista sobre o cenario: Uma land 110 "supimpa" , está em torno de 60 mil reais. Voce pagou 45, gastou 6 em manutenção mecânica. Entao, ainda tem uns 10 mil para arrumar o resto. Assim, empata as coisa. Claro que vai ter a pertubação da reforma, coisas que vão encher o saco, ficar sem carro e etc.
Independente de qualquer coisa, entre na justiça contra a loja e tente reaver o que gastou no carro, ainda dá pra pedir uns danos morais pois ficou sem carro, perdeu noite de sono e etc.. todos os problemas foram oriundos do carro, vc documenta, guarda tudo que depois da pra usar. Ate taxi ou aluguel de carro que fizer enquanto a land estiver reformando (se for reformar).
Coloca aqui o nome da loja, nome do proprietário da loja, antigo proprietário da land 110 e etc.. esse mundo é pequeno de mais, não custa nada alguém aqui do fórum saber alguma coisa e poder ajudar.
boa sorte, e vá postando aqui.
Meccano,
O advogado cobrou 15% de honorários e me deu uma previsão de uns 2 anos. Quanto ao Toninho, beleza, quando achar o contato, por favor, me passe. Que bom que ele está perto, sou da zona sul também, fica mais fácil.
Essa ideia de um chassi usado parece ser uma boa.
A dono da loja chama-se José Plácido Moreira Silva e loja, Autotrader (http://www.autotradermultimarcas.com.br/).
Mais uma vez, obrigado!
Abraço
Walter,
Você sabe me dizer se para fazer a perícia judicial terei que levá-lo até Fortaleza e se posso usar o carro até fazer a perícia?
Abraços e muito obrigado.
Rubens,
Eu gostei do carro, apesar de ter usado pouco, me senti uma criança com um brinquedo novo. Desde menino sempre admirei as 110, lembro que uma vez, há algum tempo, fui ver o preço de uma usada e, naquela época, era muito para mim, hoje, se tornou viável e comprei um carro que sempre tive vontade de ter, imaginando, como o Luis Raats falou, que iria me dar alegrias e aventuras e agora toda essa dor de cabeça.
Eu conversei com 3 advogados, 2 de São Paulo e um de Fortaleza, realmente, com o que tenho, todos disseram que não tem como perder, o problema é que o cara parece ser picareta, ai já viu. Apesar de ganhar, imagino que terei dificuldade para receber. O carro estava no nome do antigo dono, a loja é grande tem muitos carros, mas se todos estiverem na mesma situação, vai ficar difícil para receber. Eles também falaram de pedir danos morais, enfim, pelo que falaram, eu ganho, e não fico no prejuízo, pelo menos na decisão, receber é outra história.
A loja chama-se Autotrader (AutoTrader Multimarcas), o dono José Plácido Moreira Silva, o antigo dono do carro, Luiz Alexandrino de Oliveria.
Pelo que eu me lembro, um processo cível deve ser ajuizado na cidade de domicílio do réu, portanto a pericia tem que ser feita lá. Não me lembro se no caso de direito do consumidor há exceção à essa regra. Precisa consultar um advogado especialista.
Sim, vc pode usar o carro até fazer a perícia, mas quanto mais o tempo passar e mais intervenções fizer, mais difícil de comprovar o prejú.
O processo que sugeri (prod antecipada de prova) é um processo preparatório que possibilita fazer a perícia de imediato, pois uma perícia no processo principal pode demorar muito a ser deferida.
Um amigo comprou ano passado uma HCPU com o chassi todo enferrujado com o seu, porém consciente. Pagou acho que 11 mil e trocou o chassi.
Caso vc vá por esta via, me passe seu tel que ele te liga e vcs conversam, ele pode te passar umas dicas.
Meu e-mail particular: belloo@terra.com.br
Abs
Sergio
Rafael,
que pena que uma situação dessas possa colocar dificuldades na realização de um sonho...
Creio que realmente você deva processar a loja, fazendo a perícia imediata e buscando viabilizar o conserto do carro.
Infelizmente, é muito mais barato mexer na parte mecânica do que na estrutural e na lataria.
Como você está na zona sul de SP, vale a pena ir na oficina do Dimas perto da av. Santo Amaro, pois ele pode de dar uma estimativa de preço dos consertos necessários.
Um abraço,
Paulo
Que situação hein meu camarada !!!!
Vc nao desconfiou em nenhum momento do preço do carro ? 45 mil numa 2002 110 ainda ... Isso é preço de uma 98/99 bem cuidada . Defender é o tipo do carro que se compra pelo estado e nao pelo preço , e geralmente as boas estão sempre mais caras .
boa sorte pra resolver o problema amigo .
Meu cunhado entrou na justiça contra a Suzuki. Dois anos se passaram e a perícia ainda não foi marcada. Sei que depende de vários fatores mas eu se fosse você, calcularia uns 5 anos para o término do processo.
Teu advogado tb é bem ruinzinho hein....
Eu que não sou advogado acho que sei mais do que ele.
Vou ser bem sucinto:
1) Você comprou um carro, portanto existe uma relação de consumo e neste caso você deve utilizar o Código de Defesa do Consumidor como referência.
2) Bens de consumo duráveis tem garantia de 90 dias implícita,isso quer dizer que ainda que o vendedor lave as mãos tem garantia (e ponto final).
3) O fornecedor de produtos e serviços responde independente de culpa
4) Sendo relação de consumo, qualquer processo corre no domicílio do comprador, portanto que raios seu advogado foi fazer no Ceará? Se vc mora em SP, manda uma notificação extrajudicial, se não responder você ajuíza uma ação em SP e o vendedor que se vira pra se defender em sua cidade.
5) Na relação de consumo, o ônus da prova se inverte. Você pode alegar que não sabia da real situação do carro ele ele terá que provar na justiça que você sabia dos problemas.
6) No JEC (Juizado Especial Cívil), vc sozinho pode entrar com uma ação contra a loja e pleitear o valor de até 20 salários mínimos (R$ 14.480,00) e até 40 salários com a presença de um advogado.
7) Você não precisa imobilizar o carro nesse meio tempo a menos que seu objetivo seja devolver o carro.
Sugestão pessoal.
Tome 3 orçamentos diferentes (consiga CNPJ e Razão Social dessas empresas). Sendo o valor do reparo até os 20 salários mínimos, vai pro pau sem pensar. Se ele não vier a SP a justiça o condena a revelia.
Em sua petição proponha receber o valor integral dos reparos + danos morais até este teto de 20 salários. Antes da audiência de instrução (julgamento) haverá a audiência de conciliação, pelo que você relatou, peça os R$6.000,00 que vc gastou + devolução do carro pra vc encerrar o processo, do contrário deixa julgar.
Pela minha experiência em cerca de 30 dias você já vai ter a audiência de conciliação e em no máximo 6-8 meses isso vai ser julgado.
Aprendi tudo isso na marra, sou logista e já precisei me defender em 2 processos. O Grande problema pra lojista é que o processo SEMPRE vai correr na cidade do consumidor e como disse acima ele vai sempre ter que PROVAR O CONTRÁRIO do que você alegar, isso por si só já é uma bucha pra quem trabalha com vendas/serviços.
Abs,