fizemos uma verdadeira aventura.
Chegamos em Salta e então fomos para Cafayate via Cachi. Chachi é ANIMAL!
De Cafayate subimos para Antofagasta de la Sierra (na Argentina). De Antofagasta de la Sierra, pegamos inúmeras picadas para apreciar as paisagens das Punas argentinas até finalmente chegarmos ao sul do salar de Antofala, pegando a pior estrada da minha vida, de Quinoas até o povoado de Antofala, que terminou por quebrar um dos tubos do suporte de estepe da Antoalde, tamanho eram as costelas de vaca.
O 110 foi um guerreiro. Por horas a fio enxergava dois painéis tamanha a violência da vibração.
De Antofala fomos margeando o salar até chegar no passo Socompa, e finalmente na cidade de Tolar Grande, onde soldei o suporte e conseguimos abastecer, depois de ± 700km de deserto e estradas de terra sem qualquer alma viva ou combustível. Detalhe, o combustível foi comprado diretamente da prefeitura!
De Tolar Grande fomos até Salar de los Pocitos e de lá pegamos uma péssima estrada abandonada, sem caminho demarcado pelo deserto, até o passo Jama. Então chegamos a "São Paulo de Atacama" rsrsr para descansar.
Curtimos as cidades abandonadas próximas à Panamericana, demos um pulo na Bolívia para ver as lagunas e agora estamos de volta a Argentina, em Jujuy já na maratona de volta ao Brasil.
A grande estrela no entanto foi o Tracker 2007 (Suzuki Grand Vitara) do meu amigo.
Acompanhou o Defender 100% dos caminhos, sem qualquer detalhe, apenas um pouco de entrada de poeira, questão que resolvi no Defender depois de muita silicone e sicaflex. No Tracker apenas o peito de aço da RC (acessório) soltou após a fadiga do seus suportes dianteiros.
Não fosse a moderada autonomia (± 600km) e a limitada capacidade de carga, seria minha primeira opção.
O tanque extra e a grande capacidade de carga além dos banquinhos no porta-malas, fazem do Defender um grande parceiro de viagens. Nada melhor que contar com 120L de Diesel a um consumo médio de 10,5km/l independente da qualidade da estrada.
Numa brincadeira, resolvi avançar sobre o caminho de areia ultra fofa do Vale da Morte em São Pedro. Com os pneus devidamente murchos, 18psi, bloqueado, pedal no fundo e muita adrenalina, o 110 venceu os 1000m de areião na subida em altitude, carregando 8 pessoas.
Não sei se um motor 2.0 aspirado conseguiria o mesmo. Passado o areião, foi reinflar os pneus e continuar.
Antofagasta de la Sierra será o novo Atacama, podem escrever!
Algumas fotos e vídeos podem ser vistos aqui: www.instagram.com/cgauer
Abraços
Clemente