Postado originalmente por
enasor
Caro Muscat,
Eu tenho inclinação pela SW4, porém, também estou "de olho" na Land Rover, particularmente, na Discovery Sport que virá por aí no começo de 2015.
Mas, vamos ao seu caso ... Você está na dúvida entre a Freelander e a SW4, atuais, e que estão com preços promocionais tentadores.
Olha só ... A Freelander vai sair de linha ... produtos que saem de linha costumam naturalmente apresentar uma depreciação mais relevante e uma liquidez menor na revenda ... A SW4 vai sofrer alterações (design e mecânica), mas não vai sair de linha; já sofreu outras alterações e nem por isso teve alta depreciação e, quaisquer delas apresentam boa liquidez na revenda. Existem, ainda, outros fatores a serem considerados e pesados na balança, entre as marcas: pós-venda, confiabilidade mecânica, conforto, robustez, custo de manutenção, disponibilidade de peças e assistência mecânica em longas viagens, universo de usuários e pretendentes ... etc., os quais, não vale a pena discutir aqui, para não nos alongarmos muito ... ambas as marcas tem os seus prós e contras ...
Por outro lado, temos também que considerar a relevância do comentário feito pelo colega Neilson, pois seu comentário tem bastante fundamentação. Com efeito, a coisa por aqui é cultural ... a maioria dos produtos fabricados “por aqui – mundo tupiniquim” tem padrão de qualidade inferior aos fabricados “por lá – primeiro mundo”. Parece que vêem os latinos, em particular, o brasileiro, com cara de trouxa, mesmo. Ou porque aqui, as coisas são feitas com, digamos, menos responsabilidade, porque o povo brasileiro “ser muito bonzinho” (como diria uma certa comediante com sotaque americano nos antigos programas humorísticos de nova TV) e ainda não desenvolveu a cultura de cobrar qualidade dos produtos e serviços que lhe são oferecidos. Portanto, pode sim, acontecer o preconizado pelo colega Neilson, apesar de estarmos em outros tempos ... porém ... a irresponsabilidade continua à solta por aqui ... e as coisas podem "virar um fiasco", preconizado pelo Neilson ...
Portanto, em que pese a qualidade da Freelander 2014/2015 atual (afinal, é um produto importado, com o natural elevado padrão de qualidade) e o atraente preço promocional, a depreciação e a liquidez a que a Freelander estará sujeita, só o mercado lhe dirá futuramente ... mas, eu não pagaria pra ver!!!! Eu ficaria com a SW4 2014/2015 atual ... e daria um tempo para a Land Rover se estabilizar com mais firmeza no nosso mercado ... sem, é claro, deixar de confiar na marca, pois, afinal, é a famosíssima Land Rover e está investindo R$ 750 milhões em nosso país para trazer um produto que, se houver seriedade por parte da marca e respeito para com o povo brasileiro, poderá ser uma boa alternativa às opções de SUVs que estão por ai ...
Agora, entre a SW4 2015/2016 e a Discovery Sport, vamos aguardar a chegada de ambas, pois, até lá, "muita água vai rolar por debaixo da ponte" ...
Abs.