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  • #1
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    Citação Postado originalmente por LJZIPPERER Ver Post
    Agora faço a seguinte pergunta, fazendo trajeto curtos todos dias tem problema ? Não que seja preguiçoso hehe, mas da minha casa a minha empresa da uns 1 Kms mais menos, mas como as vezes tenho que sair com carro para alguns clientes, dai que vou com viatura, estes trajetos curtos pode faz\er mal????, as vezes penso que motor não aqueceu suficiente pode prejudicar o motor
    COM CERTEZA! Melhor vc deixar o carro em casa e quando for sair com cliente vc pede pra esperar 10 minutos e pega o carro em casa...rsrs

    Trajetos curtos e congestionamentos diários fazem mal pra QUALQUER carro. As montadoras chamam isso de uso severo! Ou seja, seu deslocamento de 1km/dia da sua casa ao trabalho é o mesmo que fazer trilha na poeira!

    Na FIAT, por exemplo (eu tinha uma Idea Adv), se vc usa o carro sob condições severas (estrada de terra, deslocamentos diários inferiores a 8km, transito pesado) a troca de óleo era reduzida pela metade. Ao invés de 15 em 15 mil, ia pra cada 7.500 km. Isso tem no manual...

    Sugestão, saia mais cedo de casa e dê uma 20 voltas no quarteirão com a VTR antes de chegar no trabalho...

    Ou melhor, compra uma bike né!? (dá voltar a casa em menos 5 minutos pra pegar a VTR, caso tenha que levar os clientes). Fora a saúde!

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #2
    Usuário Avatar de rfdex
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    Isso de ligar e sair rodando não existe em motor algum. Independentemente se diesel, gasolina, gnv ou etanol, o funcionamento é o mesmo no que tange à estrutura, lubrificação, etc. Eu aguardo ao menos 30 segundos com o veículo em marcha lenta e depois saio, sem acelerar bruscamente até o motor chegar à temperatura de funcionamento. Antes os veículos ciclo otto terminavam nos obrigando a aguardar o "esquenta", uma vez que o carburador, por melhor que funcionasse, embolava ou oscilava por uns instantes até estabilizar a injeção de combustível e consequentemente o funcionamento do motor. Com a injeção não há isso. A central se encarrega de "manter ligado" o motor, sem em qual condição for. É muito comum ouvirmos: "hoje com a injeção eletrônica não precisa mais esquentar o motor". Do ponto de vista da injeção de combustível realmente não precisa aguardar, mas e o motor em geral, seus componentes internos em atrito? Também não adianta o cidadão aguardar alguns segundos para lubrificar o motor se por outro lado não cuida bem do mesmo em trocas de óleo, excesso de rotação, falta de água no radiador, filtros velhos, e por aí vai. Durabilidade de motor não está atrelada a um único quesito, mas ao conjunto destes e principalmente do componente chamado "burrinho da direção". Saudações
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #3
    Usuário Avatar de F. Oliveira
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    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    COM CERTEZA! Melhor vc deixar o carro em casa e quando for sair com cliente vc pede pra esperar 10 minutos e pega o carro em casa...rsrs

    Trajetos curtos e congestionamentos diários fazem mal pra QUALQUER carro. As montadoras chamam isso de uso severo! Ou seja, seu deslocamento de 1km/dia da sua casa ao trabalho é o mesmo que fazer trilha na poeira!

    Na FIAT, por exemplo (eu tinha uma Idea Adv), se vc usa o carro sob condições severas (estrada de terra, deslocamentos diários inferiores a 8km, transito pesado) a troca de óleo era reduzida pela metade. Ao invés de 15 em 15 mil, ia pra cada 7.500 km. Isso tem no manual...

    Sugestão, saia mais cedo de casa e dê uma 20 voltas no quarteirão com a VTR antes de chegar no trabalho...

    Ou melhor, compra uma bike né!? (dá voltar a casa em menos 5 minutos pra pegar a VTR, caso tenha que levar os clientes). Fora a saúde!

    Abs

    Wald
    Como moro em interior e a 400 mts do emprego, bem como rodo pouco nesta minúscula cidade, é tudo de bike...kkkkkkkkkkkkk
    rodo pouco menos de 20mil km por ano, mas praticamente em rodovias, pois se eu for inventar de andar nesse local de carro, o uso será severíssimo...andou menos de 1km, para, desliga, anda mais 1km, para, desliga...não rola meeeesmo!

    vai de bike que o coração agradece!

  • #4
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    Aproveitando o assunto, alguém conhece aqueles pré-aquecedores de motor, como por exemplo este do link
    Technology in Detail - Eberspächer
    Pelo que entendi a proposta é pré-aquecer o motor antes da saída de modo que o carro já saía quase quente. Rodando pouquíssimo até atingir a temperatura normal.
    Abs
    Sergio

  • #5
    Usuário Avatar de rfdex
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    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    Aproveitando o assunto, alguém conhece aqueles pré-aquecedores de motor, como por exemplo este do link
    Technology in Detail - Eberspächer
    Pelo que entendi a proposta é pré-aquecer o motor antes da saída de modo que o carro já saía quase quente. Rodando pouquíssimo até atingir a temperatura normal.
    Abs
    Sergio
    Acredito que seja bom para países frios, pois deixa o motor internamente numa temperatura mais propícia à ignição/explosão/compressão. Mas acredito que não substitui a lubrificação. "Esquentar o motor" não é apenas deixá-lo aquecido, mas suas peças lubrificadas - o que não acontece com esse sistema alemão pelo que entendi. Saudações!!!
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #6
    Usuário Avatar de dorderf
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    Bem, no para-brisa de minha Toyota, ainda original, consta um informativo de que se o carro ficou mais de 6 horas parado deverá ficar em funcionamento por 30 segundos antes de sair. Se o carro rodou acima de 80 km/h deverá esperar 20 segundos antes de desligar e se o carro rodar em subidas bem íngremes ou acima de 100 Km/h deverá esperar 2 minutos antes de desligar.
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #7
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    E em relação ao ar condicionado? Se incomodam em ligar logo assim q ligam o carro ou esperam o motor aquecer um pouco para depois ligar?
    Abços.
    ________________________
    Land Rover Defender 90 2002
    Santa Fé 2010

  • #8
    Usuário Avatar de rfdex
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    Coisa de 30 segundos depois da partida já pode ligar. Eu faço assim!
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

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