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  • #1
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    Tensor da correia dentada qual a melhor?




    Galera abri a distribuicao para trocar a correia dentada apos andar uns 70.000km, entao procedemos a troca preventiva. Mas ao abrir, notamos que a correia uma power stroke havia perdido uns 5cms na lateral, formando um verdeiro ninho de rato dentro da tampa, entao podemos averiguar ao desmintar que os rolamentos do tensor HS 500 sofreram um empeno e empurrava a correia para fora ocasionando o desgaste. Agora fica a pergunta? o que teria ocasionado o empeno? alguem ja viu? coloquei outro jogo
    abcs

    joao

  • #2
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    Anexo 435505 Anexo 435506


    acima a correia nova ao lado da usada e o tensor empenado.

  • #3
    Usuário Avatar de petcho
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    será que a correia na estava muito tensionada??? é o único motivo que me vem a cabeça pra ter empenado o tensor
    Pedro Ribeiro
    LAND ROVER DEFENDER 90-2000

  • #4
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    Olhando minha pecas usadas achei o conjunto que havia trocado quando coloquei este conjunto que empenou, era tensor INA, pude notar que parece bem mais robusto que o dayco. Na foto da pra ver a diferenca na espessura do rolamento.

    Anexo 435507 sendo INA o da direita.

    abcs

  • #5
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    Moura,

    espero que tenha recebido a resposta no FB.

    Minha teoria; tem toda cara de excesso de torque no esticador. O montar a correia nova, acione o motor, sem acelerar, com a tampa aberta de modo a conferir o alinhamento.

    Voce deu sorte, provavelmente por usar uma correria de excelente qualidade.

    O correto é colocar exatos 1kgfm com torquimetro no furo quadrado do esticador (na sua foto).

    Abraços

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
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    Que sorte a sua!!! A minha não deu tempo de trocar, quebrou antes.

    Abs.
    LR DEFENDER 90 2002

  • #7
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Moura,

    espero que tenha recebido a resposta no FB.

    Minha teoria; tem toda cara de excesso de torque no esticador. O montar a correia nova, acione o motor, sem acelerar, com a tampa aberta de modo a conferir o alinhamento.

    Voce deu sorte, provavelmente por usar uma correria de excelente qualidade.

    O correto é colocar exatos 1kgfm com torquimetro no furo quadrado do esticador (na sua foto).

    Abraços

    Clemente
    Quando troquei a minha correia (DIY), fiquei bastante receoso do trabalho ter sido bem feito e então antes de fechar fiz o que o Clemente recomendou: liguei o motor e observei o alinhamento.

    Só não pode deixar muito tempo ligado porque os parafusos da tampa mantem as juntas do conjunto no lugar.

    E o torque no esticador foi no torquímetro segundo o manual (havia uma pequena diferença entre o manual LR o guia da GOODYEAR com o passo a passo para a troca).

    É por essas e outras que eu meto a mão na massa, se ficar mal feito fui eu mesmo que fiz....

    Se bem que no caso da correia dentada o prejuizo é grande ...
    4X4 Brasil
    Saudações,
    Nelson
    DEFENDER 110 - 1997

  • #8
    Que sorte em João, tambem aposto na tensao da correia, como o clemente falou, um quilo, nada mais, com o torquimetro, um cabelinho de aperto, nada mais, a gente pensa ate que nao apertou.
    Quando o Djalma Inoue teve aqui, aconteceu algo parecido com a dele, no caso dele, foi o parafuso prisioneiro do esticador que quebrou e o esticador ficava batendo na tampa do compartimento e comendo a correia tambem.
    Defender 90 - Branca de Neve
    Ex. Defender 110 - Moana

  • #9
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...-2013-a-8.html (Projeto Nordeste 2013)

    segue fotos da situaçao da correia da viatura do djalma, foi por pouco tambem.

    abraço
    Defender 90 - Branca de Neve
    Ex. Defender 110 - Moana

  • #10
    Tive uma situação parecida com a do Djalma, relatada pelo Luciano. Comecei a escutar um barulho esquisito vindo do motor, na estrada, voltando para casa num domingo a noite. Fiquei receoso em para por falta de segurança e segui... Como muitos relatam, a Land sempre nos permite voltar. Foi a conta de chegar. Por falta de conhecimento, não abri e levei para o mecânico, rebocada (plataforma). Ao abrir, um dos parafusos havia quebrado e por sorte o estrago não foi maior. A correia estava bem gasta, uma imundice feita pelo restante que se esfarelou e uma bela marca na tampa, que não chegou a ser perfurada. Cheguei a pensar em trocar a tampa, mas é bem carinha! Se não me engano algo em torno de R$1.100,00 à época. Como o mecânico disse que ela não havia furado, nem empenado, não haveria necessidade. Acho que o dano foi causado também por uma instalação ruim. O serviço não foi feito por mim, certamente pelo antigo proprietário. Estranhei pois a quebra só ocorreu depois de já estar com o carro há um tempinho e ter rodado uns 16.000 km. Uma instalação com torque errado, teria me permitido andar "tanto" assim, ou pode ter sido outra fatalidade? E quanto a tampa, vocês veem necessidade de troca-la? Infelizmente não tirei fotos. Abraços, Leandro
    Defender 110 CSW - 300 Tdi 2005

  • #11
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    Djalma, pelo que se apresenta na foto, acho que nao ha necessidade de troca, apenas levou umga marca interna e nao houve ruptura....
    abcs
    joao

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