Como limpar o tanque de combustível de veículos a diesel? Confira aqui!
Do Blog da Petropuro Como limpar o tanque de combustível de veículos a diesel? Confira aqui! | Petropuro
Como limpar o tanque de combustível de veículos a diesel?
Muitos proprietários de veículos a diesel (caminhonetes, vans, micro-ônibus, ônibus, caminhão, trator, colheitadeiras, etc) tem relatado problemas de desempenho, gasto excessivo de combustível, fumaça escura, motor falhando, entre outras reclamações. Você sabia que o motivo disso tudo pode ser sujeira no tanque de combustível?
Nem sempre é possível abastecer sempre no mesmo posto, se você está na estrada terá que abastecer eventualmente num posto que você não conhece, e nem sempre a qualidade do diesel será 100%, a presença de água e da borra (biomassa bacteriana) pode causar grandes estragos ao veículo.
Portanto, o ideal é observar os sinais: motor falhando, perda de potência, partida difícil, fumaça escura, mudança no consumo de combustível, filtro com sinais de ferrugem, queima de peças (como módulo da bomba, bomba, bicos), se os procedimentos tradicionais como a troca do filtro, limpeza de bico, troca do diesel não estão resolvendo, o ideal é dar um pouquinho de atenção para o tanque de combustível.
O tanque de combustível dos veículos a diesel tem se tornando ponto chave, principalmente depois que o combustível passou a conter 5% de biodiesel, o que provoca a sua deterioração de forma muito mais rápida. A presença de água e de sujeira, resultante de um combustível não filtrado, pode agravar o processo de formação de borra no tanque, e como proceder para limpá-lo?
Para limpar o tanque de combustível de um veículo a diesel é preciso:
- Desmontar o tanque, retirando-o do veículo – esse serviço precisa ser feito por um profissional para evitar problemas com a remontagem, principalmente com a válvula de respiro e também com a boia
- Proceder a lavagem do tanque: o ideal é que seja feita também por um profissional, utilizando para isso óleo diesel, NUNCA proceda a uma lavagem de tanque utilizando água e sabão, os dois são contaminantes para o diesel, e qualquer resquício de água ou sabão pode desencadear um novo processo de contaminação
- Utilize um sistema próprio para lavagem de tanques, como o Ulitec, que é capaz de lançar o diesel em pequenos jatos, que são direcionados para as paredes e para o fundo do tanque, que removem a ferrugem e a borra fixada no tanque, sugando posteriormente os resíduos junto com o combustível utilizado.
- Descarte o combustível utilizado para a lavagem, ele agora está contaminado.
- Proceda a limpeza das mangueiras e filtros presentes no tanque de combustível, lembrando sempre de utilizar apenas diesel para essa lavagem
MUITO IMPORTANTE:
Não use água e sabão, não faça o processo colocando areia, pedaços de metais, pedras, etc, como algumas pessoas “ensinam” na internet, isso pode provocar vazamentos, ranhuras e até descascar internamente o tanque. Procure um profissional e faça a limpeza utilizando jatos de diesel sob pressão.
PREVINA-SE:
Nada melhor do que prevenir, na hora de abastecer procure postos que possuem sistemas de filtragem do diesel no ato do abastecimento, pergunte ao frentista, confira a cor do diesel que passa pelo filtro, procure postos que tenham um bom movimento e que sejam de confiança. Nunca compre óleo diesel de terceiros (fora de postos ou de TRR’s), não armazene em casa sem os devidos cuidados e troque regularmente o filtro do seu veículo!
Segue abaixo 3 imagens de sujeira provocada por diesel de má qualidade postadas por Carlos A. C. Azevedo de Ananindeua (PA) no Fórum 4×4 Brasil (clique aqui para ver)
Mais coisa interessante sobre diversos tipos de Diesel do Blog da Petropuro.
Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50 | Petropuro
Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50
Muitas pessoas tem nos perguntado sobre as diferenças entre o Diesel S10 e o Diesel S50. De maneira simples o que mudou foi a quantidade de enxofre presente no diesel, que passou de 50 partes por milhão (S-50) para 10 partes por milhão (S-10), o que reduz a quantidade de NOx, SOx e outros materiais particulados quando da sua queima. IMPORTANTE: a cor do S-10 é a mesma do S-50 (incolor a levemente amarelado, enquanto o S-500 é vermelho e o S-1800 amarelo escuro a laranja com traços de marrom) para saber se é S-10 ou S-50 é preciso verificar a indicação da bomba.
Mas as perguntas não param por aí, elas sempre vem acompanhadas de e o que isso muda para o meu veículo? É apenas a diminuição da emissão de gases poluentes? O Diesel S-10 traz algum benefício além de contribuir para o meio ambiente?
Sim! O Diesel S-10 passa por um processo de refino diferente, o que eleva seu nível de cetano. Enquanto o Diesel S-500/1800 tem cetano de 42, o Diesel S-50 apresenta 46 e o S-10 tem cetano de 48. Isso melhora a qualidade da ignição, principalmente a partida a frio e o desempenho do veículo.
Outra vantagem (que para alguns pode não ser inicialmente uma vantagem, já iremos falar sobre isso) é o fato do Diesel S-10 ser mais solvente que o Diesel comum (S-500/1800), isso significa que ele possui mais hidrogênio, e assim um comportamento ligeiramente mais solvente de sujeiras. Segundo a própria Petrobrás:Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional.
Para os veículos novos, que desde o início estão sendo abastecidos com o Diesel S-10 (ou que já começaram sendo abastecidos com o S-50 e agora migraram para o S-10) isso é uma grande vantagem, já que se tomadas as devidas precauções (abastecer em postos com filtros adequados, que filtrem o diesel no ato do abastecimento; manter o tanque cheio quando for ficar estacionado períodos maiores; não deixar o veículo parado com combustível no tanque por mais de 15 dias, etc) a tendência é que haja uma menor formação de sedimentos no tanque e nos componentes do sistema de combustível.
Já para os veículos que vinham sendo abastecidos com Diesel S-500/S-1800, pode ser uma desvantagem inicial, já que se o veículo não passou pela lavagem do tanque, troca dos filtros e limpeza do sistema de combustível, o Diesel S-10 tenderá a dissolver a sujeira presente no tanque, empurrando essa sujeita para o sistema de combustível, entupindo filtros, mangueiras e bicos, causando um transtorno inicial muito maior.
Fica aqui novamente a nossa dica: Antes de trocar e passar a utilizar os diesel S-50 e S-10, faça uma lavagem completa do tanque com sistema próprio para tal finalidade como o ULITEC, troque os filtros e limpe todo o sistema de injeção/combustível.
Cuide bem do combustível do seu veículo, abasteça em postos que possuem filtros desidratantes, que sejam de sua confiança e aproveite as vantagens do Diesel S-10.
Veja como proceder a lavagem de tanque clicando aqui, e não se esqueça de conferir também o post sobre os tipos de filtros que são utilizados nos postos clicando aqui.
- See more at: Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50 | Petropuro