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  • #1
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    18/09/2012
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    Retificar ou não retificar o motor que já está fora?




    Blz galera Landeira!
    Como alguns sabem e acompanham, estou reformando minha 110 200 TDi. O motor está fora e ando pensando seriamente em manda-lo para a retifica.
    Não pq precise, mas por prevenção.
    Como dizem: o que é um p...eido para quem já está todo c...agado!
    O motor já está com 270.000 km e, com isso, uma retifica bem feita me garantiria que não me deixaria na mão. Já vou revisar o motor todo mesmo!
    E como ele já está fora, o resto fica mais fácil!
    O carro está sendo preparado para viagens longas, então, acho que seria bom me garantir mais ainda.
    O que os amigos acham?
    Abs.

  • #2
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
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    22/12/2011
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    Não vale a pena comprar um 300tdi usado ?
    Defender 110 - 2004 - Branca
    Defender 110 - 2005 Black
    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

  • #3
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    26/02/2013
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    Quilometragem de 270k não será problema se ele estiver sido usado e mantido com carinho. Tenho um amigo q faz trilha e viaja com uma 90tinha com 380k, e não tem esse carinho todo. Tem outro q garante q a 110 HCPU dele tem 1,4 milhões de km sem problemas.

    Mas caso decida retifica, sugiro orçar o kit de 2.8 para aproveitar e dar um up no bicho.

    Estou reformando uma 90tinha e esta repotencialização está na lista de itens próximos.

    Abçs,

    Mad

  • #4
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    10/06/2011
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    Citação Postado originalmente por Mad Bahia 4x4 Ver Post
    Quilometragem de 270k não será problema se ele estiver sido usado e mantido com carinho. Tenho um amigo q faz trilha e viaja com uma 90tinha com 380k, e não tem esse carinho todo. Tem outro q garante q a 110 HCPU dele tem 1,4 milhões de km sem problemas.

    Mas caso decida retifica, sugiro orçar o kit de 2.8 para aproveitar e dar um up no bicho.

    Estou reformando uma 90tinha e esta repotencialização está na lista de itens próximos.

    Abçs,

    Mad
    Mad Bahia 4x4,
    Onde você conserta seu carro? Estou buscando mecânicos com referências, aqui em Salvador, para a Freelander. Até outro dia tinha um colega do fórum querendo um mecânico para Defender.
    Abração

  • #5
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    26/02/2013
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    Ramires,
    Infelizmente não tenho nenhuma indicação para Freelander, se quiser consertar Defender indico Jorge q fica em Vilas do Atlântico ou Fábio (ex-GDK) q fica na Baixinha de São Gonçalo (Av. LEM).
    Abçs,
    Mad

  • #6
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    18/09/2012
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Tietsche Ver Post
    Não vale a pena comprar um 300tdi usado ?
    Depende! Se fosse uma 300 que tivesse o histórico dessa, que me escolhesse como essa fez, e que fosse ) bala como a minha vai ficar, até poderia. Mas nunca me daria a exclusividade que a minha 200 vai me dar. Um coisa é comprar um carro pronto; a outra é "fazer" o seu carro.
    Esse é o espírito e a filosofia envolvida na "reconstrução" da minha 200.
    Mas se alguém me perguntar se deveria fazer o mesmo eu responderia se ele queria um carro apenas ou um projeto. Eu encarei a compra da minha 200 como um projeto.
    Ademais, será que a 300 não teria que fazer o mesmo? Ora, vemos aí um monte custando a partir de 55 k. Independente do ano. A minha tem uma história legal: Faz parte do 1º lote de Defender que desembarcou aqui. Foi de um único dono. E está no ponto para eu fazer nela o que eu quiser, o que não faria se tivesse comprado um carro por mais de 50 mil.
    Por isso acho que não valeria a pena uma 300, se não fosse nas mesmas condições da que eu comprei.
    Abs.

  • #7
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    05/01/2007
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    O 200 Tdi é um senhor motor. Na minha opinião tem um projeto mais caprichado que o 300 tdi. Eles aprimoraram o 200 Tdi e chamaram de 300 Tdi, mas acho que não teve muito aprimoramento não. Só em termos de ruido e suavidade. Em termos de durabilidade e resistencia acho que o 200 Tdi é melhor.
    Se o motor estiver legal, com boa compressão e tal, eu deixaria como está. Daqui a uns 200 mil km vc pensa nisso.
    ALém disso tirar um motor não é tão complicado assim.
    Abs
    Sergio

  • #8
    Usuário Avatar de CGAUER
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    11/11/2006
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    Medina,

    o 200 TDI é um motor que dura muito, tanto ou mais que o 300tdi. Se quiser ser preciosista, troque apenas os pistões e anéis. Compre tudo na Inglaterra. E marque meticulosamente a localização de todas as peças (bielas casquilhos, etc).

    Antigamente, nos tempos de MO barata, era comum fazer troca de pistões e anéis, garantindo assim maior vida aos cilindros. Claro, para isso encomende a junta do cabeçote na mesma medida da original, mas mesmo assim meça a altura dos pistões em relação a junta antes e depois. Se ficar mais alto, vai precisar de uma junta mais grossa.

    Aproveite e troque a correia dentada e os tencionadores. No 200TDI precisa retirar a bomba d'água, o que requer um jogo de juntas.

    Abs

    Clemente



    Citação Postado originalmente por GLMedina Ver Post
    Blz galera Landeira!
    Como alguns sabem e acompanham, estou reformando minha 110 200 TDi. O motor está fora e ando pensando seriamente em manda-lo para a retifica.
    Não pq precise, mas por prevenção.
    Como dizem: o que é um p...eido para quem já está todo c...agado!
    O motor já está com 270.000 km e, com isso, uma retifica bem feita me garantiria que não me deixaria na mão. Já vou revisar o motor todo mesmo!
    E como ele já está fora, o resto fica mais fácil!
    O carro está sendo preparado para viagens longas, então, acho que seria bom me garantir mais ainda.
    O que os amigos acham?
    Abs.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #9
    Usuário
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    18/09/2012
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    Teresópolis/RJ
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Medina,

    o 200 TDI é um motor que dura muito, tanto ou mais que o 300tdi. Se quiser ser preciosista, troque apenas os pistões e anéis. Compre tudo na Inglaterra. E marque meticulosamente a localização de todas as peças (bielas casquilhos, etc).

    Antigamente, nos tempos de MO barata, era comum fazer troca de pistões e anéis, garantindo assim maior vida aos cilindros. Claro, para isso encomende a junta do cabeçote na mesma medida da original, mas mesmo assim meça a altura dos pistões em relação a junta antes e depois. Se ficar mais alto, vai precisar de uma junta mais grossa.

    Aproveite e troque a correia dentada e os tencionadores. No 200TDI precisa retirar a bomba d'água, o que requer um jogo de juntas.

    Abs


    Clemente

    Grande Clemente, vc é o cara que eu sonhava em me responder!
    Eu já havia comprado a correia dentada original nova e os tensionadores para trocar. Mas valeu pela dica.
    Na verdade, como se trata de uma reforma total, nem sei se posso considerar preciosismo a "retifica".
    Aliás, a única coisa que não comprei foi o kit de pistões, assim como bielas e casquilhos, ou seja, o coração do motor.
    A MO está garantida: Tenho amigo que tem oficina mecânica e o DIY está garantido! Claro que com ajuda.
    Minha dúvida é a de que já que o motor está fora, estou trocando tudo que tem que trocar (mangueiras, correias, embreagem da 130 completa, arrefecimento, turbina), revisando tudo, esse trato no motor seria a "azeitona da empada".
    O motor não queima nem baixa óleo, portanto antes de tudo, iria verificar a necessidade de tal troca e não trocaria nada à toa (verificar estado dos pistões, cilindro, bielas, comando de válvulas e afins). Sabemos que é mais fácil agora do que montado no carro, não? Se for necessário faria o que precisasse. Depois era só montar tudo novinho!
    Abs.

  • #10
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Pensando bem faria o que o lucar propôs. Verifique a compressão, atentando para a correção de acordo com a altitude. O motor deve estar quente e a bateria e arranque devem estar 100%.

    Para fazer a troca de pistões não é necessário remover o motor, logo pode fazer depois.

    Abs

    Clemente




    Citação Postado originalmente por GLMedina Ver Post
    Grande Clemente, vc é o cara que eu sonhava em me responder!
    Eu já havia comprado a correia dentada original nova e os tensionadores para trocar. Mas valeu pela dica.
    Na verdade, como se trata de uma reforma total, nem sei se posso considerar preciosismo a "retifica".
    Aliás, a única coisa que não comprei foi o kit de pistões, assim como bielas e casquilhos, ou seja, o coração do motor.
    A MO está garantida: Tenho amigo que tem oficina mecânica e o DIY está garantido! Claro que com ajuda.
    Minha dúvida é a de que já que o motor está fora, estou trocando tudo que tem que trocar (mangueiras, correias, embreagem da 130 completa, arrefecimento, turbina), revisando tudo, esse trato no motor seria a "azeitona da empada".
    O motor não queima nem baixa óleo, portanto antes de tudo, iria verificar a necessidade de tal troca e não trocaria nada à toa (verificar estado dos pistões, cilindro, bielas, comando de válvulas e afins). Sabemos que é mais fácil agora do que montado no carro, não? Se for necessário faria o que precisasse. Depois era só montar tudo novinho!
    Abs.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #11
    Usuário Avatar de lucar
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    04/01/2012
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    Concordo com Clemente.

    Trocaria correia, tensores, aproveita e troca bomba de agua, já que mesma sai na troca.

    Os pistões e aneis, com simples teste de compressão voce tem uma boa ideia de como eles estão. Caso esteja fora da especificação minimia (consulta o manual de mecanica) já troca também...

    Retirando o carter vc consegue fazer uma ionspeção visual nas bronzinas.

    Se o motor esta bom, não queima óleo além do normal, e não apresenta vazamentos... eu acredito que uma boa revisão de tudo conforme manda o manual, vai ficar 100%

    Mas se acha que fazer o motor é só a azeitona da empada... manda bala. Tem que torcer para não virar o tomate do molho, haja visto os preços que os vermelhinhos estão nos mercados!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

  • #12
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Concordo com Clemente.

    Trocaria correia, tensores, aproveita e troca bomba de agua, já que mesma sai na troca.

    Os pistões e aneis, com simples teste de compressão voce tem uma boa ideia de como eles estão. Caso esteja fora da especificação minimia (consulta o manual de mecanica) já troca também...

    Retirando o carter vc consegue fazer uma ionspeção visual nas bronzinas.

    Se o motor esta bom, não queima óleo além do normal, e não apresenta vazamentos... eu acredito que uma boa revisão de tudo conforme manda o manual, vai ficar 100%

    Mas se acha que fazer o motor é só a azeitona da empada... manda bala. Tem que torcer para não virar o tomate do molho, haja visto os preços que os vermelhinhos estão nos mercados!
    Pior que com os preços do tomate, daqui a pouco vão oferecer umas caixas na troca!

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