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Hybrid View

  • #1
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    Valeu Lucar,

    mas ainda é um mistério o que aconteceu...simplesmente a mola traseira não coube no prato/"seat"

    Falei com o Airton da Gesetparts e ele se prontificou a receber e me devolver a grana (muito tranquilo ele...ficou o dia inteiro tentando resolver o problema). Além desse problema do prato que ACHO que daria pra resolver em um torneiro (pois a medida da mola era apenas 3 mm menor que o encaixe do prato e ela só alargar um pouco a boca da mola, por exemplo), o que achei estranho era a "dureza" ou número de voltas da mola traseira.

    A altura da mola traseira nem era problema, mas ela parecia muito mais "forte" que a dianteira. Ou seja, na dianteira onde tem o motor e ainda tem guincho e quebra-mato, ficaria uma mola mais fraca...aí num rola... (vide fotos)

    teste de suspensao Defender-2013-04-24-16.44.57.jpg

    Dá pra ver na foto (da esquerda para a direita) a mola traseira embalada, a traseira "original", a traseira terrafirma e a dianteira terrafirma.

    Não sei se isso é uma medida de "dureza" da mola, mas dá pra ver (contar) que na traseira tem 10 voltas e na dianteira tem 6 voltas. Fiquei com medo de forçar a instalação e acabar com a VTR "embicada" pra frente...

    No site da terrafirma que mostra o kit que comprei, na foto as molas aparecem com mesmo numero de voltas embora as traseiras seja maiores...

    https://www.terrafirma4x4.com/produc...=TF202&grp=106

    catalogo com mais especificações das molas:

    Terrafirma

    Se vcs puderem opinar a respeito, ajudaria a eu devolver ou nas as molas.

    Abs

    Wald

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    Valeu Lucar,

    mas ainda é um mistério o que aconteceu...simplesmente a mola traseira não coube no prato/"seat"

    Falei com o Airton da Gesetparts e ele se prontificou a receber e me devolver a grana (muito tranquilo ele...ficou o dia inteiro tentando resolver o problema). Além desse problema do prato que ACHO que daria pra resolver em um torneiro (pois a medida da mola era apenas 3 mm menor que o encaixe do prato e ela só alargar um pouco a boca da mola, por exemplo), o que achei estranho era a "dureza" ou número de voltas da mola traseira.

    A altura da mola traseira nem era problema, mas ela parecia muito mais "forte" que a dianteira. Ou seja, na dianteira onde tem o motor e ainda tem guincho e quebra-mato, ficaria uma mola mais fraca...aí num rola... (vide fotos)

    teste de suspensao Defender-2013-04-24-16.44.57.jpg

    Dá pra ver na foto (da esquerda para a direita) a mola traseira embalada, a traseira "original", a traseira terrafirma e a dianteira terrafirma.

    Não sei se isso é uma medida de "dureza" da mola, mas dá pra ver (contar) que na traseira tem 10 voltas e na dianteira tem 6 voltas. Fiquei com medo de forçar a instalação e acabar com a VTR "embicada" pra frente...

    No site da terrafirma que mostra o kit que comprei, na foto as molas aparecem com mesmo numero de voltas embora as traseiras seja maiores...

    https://www.terrafirma4x4.com/produc...=TF202&grp=106

    catalogo com mais especificações das molas:

    Terrafirma

    Se vcs puderem opinar a respeito, ajudaria a eu devolver ou nas as molas.

    Abs

    Wald
    Wald acho que voce esta trocando a posição a mola da esquerda embalada que tem mais elos inclusive com os de baixo mais juntos é a dianteira a outra é a traseira o defender usa na frente dois tipos de mola uma que os elos são todos iguais e com o mesmo espaçamento e um outro tipo que tem mais elos e com a distancia proximo ao final em baixo mais junta a mola tem dois estagios de dureza se não me engano esse tipo é mais macio já a outra com o espaçamento igual é mais dura.
    mola dianteira terra firma
    defender front coil - Pesquisa Google

    obs: li na net que o fabricante das molas terrafirma e britipart é o mesmo e estas são iguais só muda a cor.

  • #3
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    Luiz,

    eu tb achei isso, mas veio escrito qual mola era traseira e qual mola era dianteira. Inclusive as molas traseiras (essa maior) vem escrito qual é o lado do motorista (a mola é um pouquinho maior) e qual é a do passageiro(mola um pouquinho menor)...

    Mas agora surgiu OUTRA dúvida. As molas traseiras tb tem esse lado (motorista e passageiro?)

    Vou ver se consigo "conversar" com o pessoal da TerraFirma

    Abs

    Wald

  • #4
    chegou meus amortecedores, seguindo conselhos de um amigo meu, nao trocarei as molas, mas colocarei calços.





    teste de suspensao Defender-dsc_0044.jpgteste de suspensao Defender-dsc_0045.jpg
    DEFENDER 90

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    Luiz,

    eu tb achei isso, mas veio escrito qual mola era traseira e qual mola era dianteira. Inclusive as molas traseiras (essa maior) vem escrito qual é o lado do motorista (a mola é um pouquinho maior) e qual é a do passageiro(mola um pouquinho menor)...

    Mas agora surgiu OUTRA dúvida. As molas traseiras tb tem esse lado (motorista e passageiro?)

    Vou ver se consigo "conversar" com o pessoal da TerraFirma

    Abs

    Wald
    Wald na verdade depois que vi que não deu na traseira agora acho que voce está com as 4 molas dianteiras porem de dureza diferentes um par das progressivas e outro par comum segue uma tabela pra voce comparar

    PART

    nessa lista voce pode comparar com as suas

  • #6
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    Citação Postado originalmente por luiz ccosta Ver Post
    Wald na verdade depois que vi que não deu na traseira agora acho que voce está com as 4 molas dianteiras porem de dureza diferentes um par das progressivas e outro par comum segue uma tabela pra voce comparar

    PART

    nessa lista voce pode comparar com as suas
    Luiz,

    tô achando que essas "traseiras" vieram erradas mesmo. Não veio nenhum código nelas e ao contrário das dianteiras, não vieram na caixa. A princípio achei que era para não ocupar muito espaço, mas agora não sei direito.

    Olha a foto que tirei das quatro lado a lado. Na ordem da esquerda para a direita:

    "Suposta" mola traseira (motorista)
    "Suposta" mola traseira (carona)
    Mola dianteira (motorista)
    Mola dianteira (carona)

    teste de suspensao Defender-2013-04-25-19.24.37.jpg


    Além do mais, a diferença de cor (pintura) entre as traseiras e dianteiras...

    Sei não...

    Abs

    Wald

  • #7
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    Como falei ta parecendo que são dois pares da frente no meu post anterior tem um link com as especificações das molas deve ter nas suas dois riscos coloridos em algum elo com essas cores voce descobre o tipo da mola e a dureza se não tiver na lista que te mandei joga no google por exemplo defender coil spring + cor que vai aparecer o tipo de mola

    luiz

  • #8
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    Citação Postado originalmente por luiz ccosta Ver Post
    Como falei ta parecendo que são dois pares da frente no meu post anterior tem um link com as especificações das molas deve ter nas suas dois riscos coloridos em algum elo com essas cores voce descobre o tipo da mola e a dureza se não tiver na lista que te mandei joga no google por exemplo defender coil spring + cor que vai aparecer o tipo de mola

    luiz
    Luiz,

    não entendi bem essa lista que vc mandou...isso seria apenas das molas originais né? pq essas molas são da TerraFirma e não achei esses dois riscos coloridos. O que eu sei pelo catálogo da Terrafirma (Terrafirma)

    A dianteira as especificações são (T018): Spring rate : 230 Lbf/in; Length: 390/380 mm (motorista/carona) ; Load 100kg

    A traseira as especificações são (T023v): Spring rate: 300-340 Lbf; Length: 420/410 mm (motorista/carona) ; Load 200kg

    Então...o que me intriga é que no site diz que essas especificações são para lift de 2" e para vtr que tenha bagageiro, quebra-mato e guincho. Aí vem eles e põe a mola mais "fraca" na dianteira se o peso todo (motor, guincho, quebra-mato) está na dianteira!?!?!? A não ser que eu tenha interpretado errado esses dados...

    "quem poderá me ajudar!?" rsrs

    Abs

    Wald

  • #9
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    Só pra dar uma atualizada e esclarecida pra galera.

    Coloquei as molas e suspensão TerraFirma (lift 2") e melhorou muito o conjunto. O carro ficou mais estável sem aquela sensação de "balanceio" da frente nas curvas. Vai um pouco, mas volta e fica firme. Apesar de todas as dúvidas quanto a posição e tipo de molas, consegui (na oficina) instalar as molas traseiras que eram a maior dúvida.

    Não me lembro da medida anterior, mas o lift não chegou aos 5cm (ainda bem...rs). Agora minha VTR tem na parte mais alto do bagageiro (atrás) 2,19m. Agora falta saber se eu vou ter coragem de entrar em estacionamentos que dizem que a altura máxima é 2,20m...

    Na hora de colocar as molas traseiras, eles não cabiam nos pratos, mas rodamos com elas e elas assentaram (a direita completamente e a esquerda faltou 01 (um) mm. Colocamos uma marca pra ver se ela não se movimenta e estou monitorando e aparentemente está firme. Segue as fotos (mola direita e mola esquerda respectivamente):

    teste de suspensao Defender-2013-05-02-09.23.28.jpgteste de suspensao Defender-2013-05-02-09.23.43.jpg

    Abs

    Wald

  • #10
    Usuário Avatar de lucar
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    Acho que com o tempo ela assenta. Detalhe do cano de fluido de freio... coloca ele na presilha que tem ali (2ª foto) pois se não corre o risco dele furar e ficar sem freio... não deixa eles soltos não. Já teve caso de gente que furou no Jalapão e teve que isolar o freio ate conseguir emendar o cano!
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Acho que com o tempo ela assenta. Detalhe do cano de fluido de freio... coloca ele na presilha que tem ali (2ª foto) pois se não corre o risco dele furar e ficar sem freio... não deixa eles soltos não. Já teve caso de gente que furou no Jalapão e teve que isolar o freio ate conseguir emendar o cano!
    Opa!!!

    Valeu Lucar, mas ali é uma presilha dupla. O caninho está preso na presilha de trás...fui lá verificar e tirei uma foto...

    teste de suspensao Defender-2013-05-04-21.21.23.jpg

    Abs

    Wald

  • #12
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    Que bom que estava preso... quando erguer o veiculo confere todas elas, não custa nada e pode evitar atrito e possíveis furos!

    Eu pensei em colocar este kit de molas e amortecedores... porém minha na minha garagem consigo entrar no limite. Troquei o pneu e passou por menos de 2 dedos... ufa... se não ia ter que murchar os pneus para guardar a viatura e encher ao sair (tenho compressor em casa e um posto de gasolina a menos de 50 metros de casa) imagina o trampo.

    Como voce disse aumentou 5cm... já não entraria mais. Até pensei em fazer uma vala do lado da Land para ter mais espaço, porém quero fazer um muro na frete de casa e aumentar mais 3 a 4 vagas na garagem ... aí farei direito e colocarei um portão grande! Já aproveitando para fazer meu barracãozinho para reformar as tranqueiras que eu compro por ai. kkk
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