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  • #1

    temperatura digital




    Galera to com meu motor feito a 2 meses e quero telo para sempre agora hehehe
    bom minha ideia é o seguinte colocar um marcador digital no painel do carro com um sensor na temperatura do caminhão
    alguem ja fez algo parecido?
    outra ideia que tenho e colokar um botão e ligar a ventuinha manualmente em caso de engarrafamentos
    bom nossa ventuinha é com acoplamento ou valvula termostatica?
    se for acoplamento viscoso que teste faço para ver se ele ta funcionando?
    abraço

  • #2
    Landeiro, a ventoinha da Defender é acionada com a correia e fica ligada o tempo todo enquanto o motor estiver ligado.
    abços,
    Rodrigo.

  • #3
    Usuário
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    Acoplamento viscoso
    Sergio

  • #4
    marcador de temperatura a land já tem , o melhor a fazer é instalar um sensor de nível de água...esse sim já salvou muitos motores, inclusive o meu...

  • #5
    A land tem acoplamento viscos. Para testar colocar carro encostado de frente em uma parede e mantem acelerado em uns 2000rpm. A temperatura vai subir rapidamente e verfique a "entrada" da ventohinha.
    Seria de grande valia instalar um sensor de temperatura de oleo, pois este é bem mais importante.
    Minha sugestão é comprar um kit pois o sensor tem que ser casado com o marcador. Eu prefiro instrumentos com ponteiro pois o digital é bem mais dificil de ler....

  • #6
    Por uma falha de projeto, a bomba dagua do 300 TDi é quase na mesma altura que o bujão... quando o nível baixa a bomba, apenas um pouco, a bomba já não consegue puxar a água.

    quando o marcador acusa alta temperatura o motor já era, a junta já foi, por isso é muito mais útil o sensor de nível de água.

    os casos relatados são inúmeros, e falo por experiência própria...

    abraço

  • #7
    Ai amigo,desculpe se eu nao entendi,mas eu acho que a sigla para sua pick up e HCPU e nao HPCU.
    High Capacity Pick Up.
    Abracos

  • #8
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
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    Galera,

    A melhor coisa que pode acontecer quando a viatura esquenta é poder parar antes de torrar tudo, tenho uma Sportage, como quase todos sabem tem problema crônico de temperatura, geralmente provocado pela FDP da ventoinha de acoplamento viscoso, que normalmente tem prazo de validade, para de funcionar sem avisar lá pelos 80.000 km, faz a viatura ferver e geralmente junta de cabeçote e o próprio cabeçote vão torrar, isso no mínimo, não tem direito de ferver, torra tudo. Como sabemos que qualquer viatura um dia vai ferver, acabei me precavendo, instalei um sistema auxiliar de temperatura de água e óleo, coloquei os 2 por pura precaução, se um falhar ainda tem o outro para avisar, os reloginhos são da Guster (digitais e nunca tinha ouvido falar) são baratinhos e de fácil instalaçào, possuem alarmes sonoros e luminosos programáveis, óleo e água andam quase juntos na temperatura, por exemplo, se a viatura trabalha normalmente entre 85 e 90º, dá pra programar os alarmes em 95º, daí se a coisa for ficar feia, pelo menos vc será avisado antes de torrar e poderá parar a viatura e arrumar, seja uma mangueira furada, seja um radiador furado, seja a bomba que pelo visto no caso de vcs tem problemas crônicos, mas pelo menos não vão torrar a junta do cabeçote e coisa e tal...



    Boa lama!



    Robinho da Jaguatirica
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #9
    exato seria hcpu, tive que mudar pq o nome ja existia hehehehe
    bom trojão poderia passar um tutorial de como instalar esse seu sistema?
    acho que é isso mesmo que eu tava querendo
    abraço

  • #10
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
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    Citação Postado originalmente por landeirohpcu Ver Post
    exato seria hcpu, tive que mudar pq o nome ja existia hehehehe
    bom trojão poderia passar um tutorial de como instalar esse seu sistema?
    acho que é isso mesmo que eu tava querendo
    abraço
    Oi landeirohpcu,

    Os reloginhos já vêm com sensor elétrico (claro que um mecânico a mercúrio seria melhor, mas aí não teria os alarmes que são vitais), o da temperatura de água vc faz um "T" instala no bloco na saída da cebolinha de temperatura do marcador do painel, coloca o sensor original da viatura em uma saída e o sensor do reloginhona outra, então ambos pegarão o mesmo sinal, geralmente é bem próximo da válvula termostática. O de óleo da mesma forma, só que usa a saída da cebolinha de pressão de óleo, é o melhor local para pegar o sinal da temperatura do óleo, nunca instale na entrada da lubrificação da turbina, eu fiz essa caca achando que seria o local de maior temperatura do óleo, quando a turbina esquenta, ( e ela esquenta muito) maqueia o sinal do óleo pq o sensor tbm esquenta, daí numa subida de serra, a água estará a 89º (normal) e o óleo a 125º (loucura total), vc para a viatura e fica igual a um "jacú" tentando entender o que está acontecendo, mas na realidade tá tudo normal, até eu descobrir isso virei "jacú de carteirinha".
    Os reloginhos eu comprei na wolloko.com, eles demoram uns 20 dias pra chegar, mas chegam, custam cento e poucas latas cada um, as conexões "T" para adaptação são baratinhas, vc acha em qualquer loja de material hidráulico para tratores, tem que levar os sensores para achar as roscas certinhas. Qualquer eletricista meia-boca instala os reloginhos.
    Resultado:
    -Mão-de-obra-R$50,00
    -reloginhos e conexões-R$270,00
    -Poder parar a viatura antes de torrar tudo, quando os reloginhos alarmarem virando uma verdadeira árvore de natal além daquela cigarra irritante- Não tem preço.


    Boa lama!


    Robinho



    Ps.: vai uma fotos pra vc ver como fica a gambiteck
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos temperatura digital-sinal-de-agua-4a.jpg   temperatura digital-fixaxao-relogios.jpg  
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #11
    grande trojão essa do "jacú foi boa hehehehe eu ficaria com a mesma cara parado olhando o motor, vareta essas coisas hehehehe
    Bom cara obrigado mesmo pela dica era bem isso que eu estava afim de fazer
    vou entrar no site e encomendar os manometros e quando eu instalar volto dizer como ficou
    parçero quando presisa so da um toque
    grande abraço a todos

  • #12
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Citação Postado originalmente por Trojão Ver Post
    Oi landeirohpcu,

    Os reloginhos já vêm com sensor elétrico (claro que um mecânico a mercúrio seria melhor, mas aí não teria os alarmes que são vitais), o da temperatura de água vc faz um "T" instala no bloco na saída da cebolinha de temperatura do marcador do painel, coloca o sensor original da viatura em uma saída e o sensor do reloginhona outra, então ambos pegarão o mesmo sinal, geralmente é bem próximo da válvula termostática. O de óleo da mesma forma, só que usa a saída da cebolinha de pressão de óleo, é o melhor local para pegar o sinal da temperatura do óleo, nunca instale na entrada da lubrificação da turbina, eu fiz essa caca achando que seria o local de maior temperatura do óleo, quando a turbina esquenta, ( e ela esquenta muito) maqueia o sinal do óleo pq o sensor tbm esquenta, daí numa subida de serra, a água estará a 89º (normal) e o óleo a 125º (loucura total), vc para a viatura e fica igual a um "jacú" tentando entender o que está acontecendo, mas na realidade tá tudo normal, até eu descobrir isso virei "jacú de carteirinha".
    Os reloginhos eu comprei na wolloko.com, eles demoram uns 20 dias pra chegar, mas chegam, custam cento e poucas latas cada um, as conexões "T" para adaptação são baratinhas, vc acha em qualquer loja de material hidráulico para tratores, tem que levar os sensores para achar as roscas certinhas. Qualquer eletricista meia-boca instala os reloginhos.
    Resultado:
    -Mão-de-obra-R$50,00
    -reloginhos e conexões-R$270,00
    -Poder parar a viatura antes de torrar tudo, quando os reloginhos alarmarem virando uma verdadeira árvore de natal além daquela cigarra irritante- Não tem preço.
    Há algum tempo venho no dilema do que fazer com relação a proteção contra aquecimento para minha 110. Os sistemas mais conhecidos e comprovadamente funcionais como MADMAN, LBB e o sensor do Kroger. Os 2 primeiros sao muito bons mas bastante caros. O sensor do Kroger tambem é muito bom, mas alem dele tem que comprar a tampa do vectra que tambem nao é das mais baratas, tornando o custo total nao tao baixo assim (prox. dos R$700). Esse sistema parece ser o mais barato, mas será que é eficiente/suficiente para os nossos 300tdi com toda a sensibilidade a baixa de agua no sistema e a lentidao do indicador de temperatura?

    []´s
    Rafael

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