Galera to com meu motor feito a 2 meses e quero telo para sempre agora hehehe
bom minha ideia é o seguinte colocar um marcador digital no painel do carro com um sensor na temperatura do caminhão
alguem ja fez algo parecido?
outra ideia que tenho e colokar um botão e ligar a ventuinha manualmente em caso de engarrafamentos
bom nossa ventuinha é com acoplamento ou valvula termostatica?
se for acoplamento viscoso que teste faço para ver se ele ta funcionando?
abraço
A land tem acoplamento viscos. Para testar colocar carro encostado de frente em uma parede e mantem acelerado em uns 2000rpm. A temperatura vai subir rapidamente e verfique a "entrada" da ventohinha.
Seria de grande valia instalar um sensor de temperatura de oleo, pois este é bem mais importante.
Minha sugestão é comprar um kit pois o sensor tem que ser casado com o marcador. Eu prefiro instrumentos com ponteiro pois o digital é bem mais dificil de ler....
Por uma falha de projeto, a bomba dagua do 300 TDi é quase na mesma altura que o bujão... quando o nível baixa a bomba, apenas um pouco, a bomba já não consegue puxar a água.
quando o marcador acusa alta temperatura o motor já era, a junta já foi, por isso é muito mais útil o sensor de nível de água.
os casos relatados são inúmeros, e falo por experiência própria...
O Caíque tem toda a razão.O sensor de nivel de aguá também já me salvou. Acessócio que deveria ser obrigatório. Custa algumas centenas de reias e pode lhe poupar milhares de reais
Abs
Sergio
Desculpem, mas não é bem assim, a agua pode abaixar bastante no reservatorio pois o sistema trabalha pressurizado e com valvula de retorno (é aquela peça que fica na mangeira fina do reservatorio). A função desta é somente permitir a saida de ar e agua para o reservatorio e não voltando, assim sempre que há o minimo de agua no reservatorio, o sistema não tem como entrar ar. Inclusive as mangueiras do ar quente é mais alto ainda e se abrir a tampa teria que começar vazar agua só pela gravidade.
não quero criar polêmica, mas quem deu a informação foi o fraga, que tb recomenda a instalação de sensores de água.
os relatos de junta queimada são muitos, sempre que a temperatura passa do meio a junta já era...
segundo o fraga, basta pouca quantidade de água vazar para a bomba parar de puxar, lembrado que os motores 200TDi não apresentam esse problema com tanta frequencia, pois sua configuração é diferente.
Estou com o Caique, se baixar POUCA água no sistema do Defender e a temperatura subir, pelo menos o cabeçote já era...
Relatos é o que não faltam...
Coisas a fazer:
Sensor de nível d' água;
Troca pelos bujões de aeração por modelos de latão (há controvérsias);
Manter o sistema sempre estanque;
Utilizar o fluido de arrefecimento correto, na proporção correta;
Eu acho que vale a pena trocar a bomba d'água, a junta e a termostática a cada renovação de fluido (mas isso já é bem paranóia).