x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0

Ventoinha elétrica motor Defender

Olá,

Alguém tem experiência ou colocou uma ventoinha elétrica para arrefecimento antes do radiador da Defender, gostaria de colocar e acho que tem espaço. Alguma sugestão de especificação, marca e preço ?

Ranger cd xlt 3.0 2006 bl 2" bfall 265/75/16
    Defender 110 2002 bf 265/75/16

Usuário Avatar de mizo92
    Entrada
    12/01/2012
    Local
    Sorocaba/
    eu tenho uma na minha e não sabia até ler esse tópico. rsrs na verdade numca vi ela em funcionamento, ela está em frente ao radiador.
    Land Rover Defender 90 CSW - 300tdi - 2001

Usuário Avatar de scadufax
    Entrada
    30/01/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por mizo92 Ver Post
    eu tenho uma na minha e não sabia até ler esse tópico. rsrs na verdade numca vi ela em funcionamento, ela está em frente ao radiador.
    Mizo,
    ventoinha na frente do radiador serve para o ar-condicionado - será que não é o seu caso?

t+
    Scadufax
    Land Rover Defender 110 1999 ==> You can go fast .... But I can go anywhere !!
    Land Rover Discovery 3 HSE 2006 TDV6 2.7 ==> anywhere ?!?!?!

Usuário Avatar de mizo92
    Entrada
    12/01/2012
    Local
    Sorocaba/
    Citação Postado originalmente por scadufax Ver Post
    Mizo,
    ventoinha na frente do radiador serve para o ar-condicionado - será que não é o seu caso?

t+
    sim, acho que é isso.
    Land Rover Defender 90 CSW - 300tdi - 2001

Usuário
    Entrada
    09/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 3
    Amigos,

Se estão com problemas de aquecimento, não seria mais interessante procurar a causa, mantendo, tanto quanto possível, o veículo original? Notem que o sistema de arrefecimento do Defender, quando em bom funcionamento, é perfeitamente adequado para manter o motor em sua faixa otimizada de temperatura.

Note que este sistema extra de controle de temperatura do motor pode mantê-lo funcionando em uma temperatura abaixo da recomendada o que pode ser também prejudicial à sua vida útil.

Se, comprovadamente, o sistema de arrefecimento original não está atuando adequadamente, esta ventoinha extra pode ser um paliativo ATÉ ser corrigido o problema original.

Se estiver tendo problema de temperatura comecem verificando a troca adequada de calor (radiador) e não esquecendo do acoplamento viscoso.

Apenas uma dica.

Abraços.

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Exatamente.

Não existe nenhum motivo para usar uma ventoinha elétrica como principal, apenas faz sentido para o AC nos momentos onde o carro está parado no transito. Para o motor pouco importa, pois em marcha lenta, um Diesel com injeção direta mal produz calor.

A ventoinha tocada pela correia é capaz de emprestar até 4hp do motor para fim de refrigeração, claro, isso se o acoplamento viscoso estiver ok...

4 hps em Watts é quase 3kW. Nenhum ventilador elétrico jamais terá tamanha potência, a começar pelas bitolas de seus cabos, que deveriam suportar mais de 240 Amperes continuamente, nem falar do alternador, bateria, circuitos de controle, etc...

Resumindo, em time vencedor não se bota a mão.

É justamente o fato ter um ventilador movido pelo motor, que faz do Defender um veículo capaz de rebocar até 6.5ton. Indiferente da velocidade e força, sempre haverá muito "vento" passando pelo radiador. É isso que separa um bom veículo de carga para um carro de passeio. O mesmo é observado em caminhões e cia...

Abraços

Clemente

Citação Postado originalmente por Dinho_BH Ver Post
    Amigos,

Se estão com problemas de aquecimento, não seria mais interessante procurar a causa, mantendo, tanto quanto possível, o veículo original? Notem que o sistema de arrefecimento do Defender, quando em bom funcionamento, é perfeitamente adequado para manter o motor em sua faixa otimizada de temperatura.

Note que este sistema extra de controle de temperatura do motor pode mantê-lo funcionando em uma temperatura abaixo da recomendada o que pode ser também prejudicial à sua vida útil.

Se, comprovadamente, o sistema de arrefecimento original não está atuando adequadamente, esta ventoinha extra pode ser um paliativo ATÉ ser corrigido o problema original.

Se estiver tendo problema de temperatura comecem verificando a troca adequada de calor (radiador) e não esquecendo do acoplamento viscoso.

Apenas uma dica.

Abraços.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Exatamente.

Não existe nenhum motivo para usar uma ventoinha elétrica como principal, apenas faz sentido para o AC nos momentos onde o carro está parado no transito. Para o motor pouco importa, pois em marcha lenta, um Diesel com injeção direta mal produz calor.

A ventoinha tocada pela correia é capaz de emprestar até 4hp do motor para fim de refrigeração, claro, isso se o acoplamento viscoso estiver ok...

4 hps em Watts é quase 3kW. Nenhum ventilador elétrico jamais terá tamanha potência, a começar pelas bitolas de seus cabos, que deveriam suportar mais de 240 Amperes continuamente, nem falar do alternador, bateria, circuitos de controle, etc...

É justamente o fato ter um ventilador movido pelo motor, que faz do Defender um veículo capaz de rebocar até 6.5ton. Indiferente da velocidade e força, sempre haverá muito "vento" passando pelo radiador. É isso que separa um bom veículo de carga para um carro de passeio. O mesmo é observado em caminhões e cia...

Abraços

Clemente
    Clemente, Dinho,
    Aproveito e pergunto, qual a temperatura do fluido do 300 tdi ? Minha Defender geralmente mantém 95-97 graus. Mas quando ando na estrada com muito calor e o ar ligado por muitas horas com engarrafamento, começa a marcar 115 - 120 graus(pico 150 graus). Aí fico preocupado. Já troquei a bomba de água por uma com rotor de metal, acoplamento viscoso trocado, mangueiras novas e fluido novo. Será esta temperatura normal ? Pode ser o meu sensor de temperatura não está medindo direito ? Apesar da temperatura, o motor parece estar normal. A temperatura do cabeçote é maior que a do fluido ? Pode estar medindo a temperatura do bloco e não o fluído ? Como solução pensei em uma ventoinha elétrica dupla da range rover na frente do radiador mantendo a ventoinha mecânica, esta segunda ventoinha seria acionada pelo sensor de temperatura via relê. A minha Defender tem um monte de coisa na frente do radiador, guincho, faróis auxiliares, etc... Isto influi ? Meu carro só parece esquentar no transito pesado com muito calor.

Usuário Avatar de Wilson Haddad
    Entrada
    01/06/2008
    Local
    Natal/RN
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Exatamente.

Abraços

Clemente
    E como o mestre clemente disse só serve para o ar condicionado, meu carro possui uma o modelo e o mesmo utilizado em vans

-20140113_143652.jpg
    Defender 110 2002 2.8 Pneus Bf 285 AT e Pajero TR4 2006 AT
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/132561-defender-110-quase-terminada.html

Usuário
    Entrada
    23/02/2012
    Local
    sao paulo/SP
    Agradecimentos: 9
    amigos, e o mito de que Defender tem o radiador´´ligeiramente´´menor que o necessário?

Usuário Avatar de HelFel
    Entrada
    07/04/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Meccano,
    Não sei se o mito é verdade. Estou trocando o meu radiador por um modelo de um caminhão MB (salvo engano, trata-se do MB 709 - posso checar depois). Conheço algumas pessoas que fizeram essa troca e deu certinho.

Abs

Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    amigos, e o mito de que Defender tem o radiador´´ligeiramente´´menor que o necessário?

Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    Desconhecia este mito. Que eu saiba, a refrigeração do 300Tdi é eficiente, quanto ao dimensionamento do sistema. O que pega ,as vezes é a bomba d'água que pode apresentar problemas no rotor (quando de plástico) ou rolamento, principalmente as paralelas.
    Quando o sistema está OK, com o acoplamento viscoso em dia, o Defender pode rebocar toneladas por um deserto sem problemas.
    Abs
    Sergio

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. VENTOINHA ELÈTRICA
      Por hefepipe no fórum Jeep Willys
      Respostas: 97
      Última resposta: 24/03/2023, 11:48
    2. Ventoinha eletrica no 3.0
      Por dcifu no fórum Troller
      Respostas: 18
      Última resposta: 25/03/2018, 07:38
    3. ventoinha eletrica
      Por daniel soligo no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 2