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  • #1
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    Ventoinha elétrica motor Defender




    Olá,

    Alguém tem experiência ou colocou uma ventoinha elétrica para arrefecimento antes do radiador da Defender, gostaria de colocar e acho que tem espaço. Alguma sugestão de especificação, marca e preço ?

  • #2
    Ranger cd xlt 3.0 2006 bl 2" bfall 265/75/16
    Defender 110 2002 bf 265/75/16

  • #3
    Usuário Avatar de mizo92
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    eu tenho uma na minha e não sabia até ler esse tópico. rsrs na verdade numca vi ela em funcionamento, ela está em frente ao radiador.
    Land Rover Defender 90 CSW - 300tdi - 2001

  • #4
    Usuário Avatar de scadufax
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    Citação Postado originalmente por mizo92 Ver Post
    eu tenho uma na minha e não sabia até ler esse tópico. rsrs na verdade numca vi ela em funcionamento, ela está em frente ao radiador.
    Mizo,
    ventoinha na frente do radiador serve para o ar-condicionado - será que não é o seu caso?

    t+
    Scadufax
    Land Rover Defender 110 1999 ==> You can go fast .... But I can go anywhere !!
    Land Rover Discovery 3 HSE 2006 TDV6 2.7 ==> anywhere ?!?!?!

  • #5
    Usuário Avatar de mizo92
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    Citação Postado originalmente por scadufax Ver Post
    Mizo,
    ventoinha na frente do radiador serve para o ar-condicionado - será que não é o seu caso?

    t+
    sim, acho que é isso.
    Land Rover Defender 90 CSW - 300tdi - 2001

  • #6
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    Amigos,

    Se estão com problemas de aquecimento, não seria mais interessante procurar a causa, mantendo, tanto quanto possível, o veículo original? Notem que o sistema de arrefecimento do Defender, quando em bom funcionamento, é perfeitamente adequado para manter o motor em sua faixa otimizada de temperatura.

    Note que este sistema extra de controle de temperatura do motor pode mantê-lo funcionando em uma temperatura abaixo da recomendada o que pode ser também prejudicial à sua vida útil.

    Se, comprovadamente, o sistema de arrefecimento original não está atuando adequadamente, esta ventoinha extra pode ser um paliativo ATÉ ser corrigido o problema original.

    Se estiver tendo problema de temperatura comecem verificando a troca adequada de calor (radiador) e não esquecendo do acoplamento viscoso.

    Apenas uma dica.

    Abraços.


  • #7
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Exatamente.

    Não existe nenhum motivo para usar uma ventoinha elétrica como principal, apenas faz sentido para o AC nos momentos onde o carro está parado no transito. Para o motor pouco importa, pois em marcha lenta, um Diesel com injeção direta mal produz calor.

    A ventoinha tocada pela correia é capaz de emprestar até 4hp do motor para fim de refrigeração, claro, isso se o acoplamento viscoso estiver ok...

    4 hps em Watts é quase 3kW. Nenhum ventilador elétrico jamais terá tamanha potência, a começar pelas bitolas de seus cabos, que deveriam suportar mais de 240 Amperes continuamente, nem falar do alternador, bateria, circuitos de controle, etc...

    Resumindo, em time vencedor não se bota a mão.

    É justamente o fato ter um ventilador movido pelo motor, que faz do Defender um veículo capaz de rebocar até 6.5ton. Indiferente da velocidade e força, sempre haverá muito "vento" passando pelo radiador. É isso que separa um bom veículo de carga para um carro de passeio. O mesmo é observado em caminhões e cia...

    Abraços

    Clemente


    Citação Postado originalmente por Dinho_BH Ver Post
    Amigos,

    Se estão com problemas de aquecimento, não seria mais interessante procurar a causa, mantendo, tanto quanto possível, o veículo original? Notem que o sistema de arrefecimento do Defender, quando em bom funcionamento, é perfeitamente adequado para manter o motor em sua faixa otimizada de temperatura.

    Note que este sistema extra de controle de temperatura do motor pode mantê-lo funcionando em uma temperatura abaixo da recomendada o que pode ser também prejudicial à sua vida útil.

    Se, comprovadamente, o sistema de arrefecimento original não está atuando adequadamente, esta ventoinha extra pode ser um paliativo ATÉ ser corrigido o problema original.

    Se estiver tendo problema de temperatura comecem verificando a troca adequada de calor (radiador) e não esquecendo do acoplamento viscoso.

    Apenas uma dica.

    Abraços.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #8
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Exatamente.

    Não existe nenhum motivo para usar uma ventoinha elétrica como principal, apenas faz sentido para o AC nos momentos onde o carro está parado no transito. Para o motor pouco importa, pois em marcha lenta, um Diesel com injeção direta mal produz calor.

    A ventoinha tocada pela correia é capaz de emprestar até 4hp do motor para fim de refrigeração, claro, isso se o acoplamento viscoso estiver ok...

    4 hps em Watts é quase 3kW. Nenhum ventilador elétrico jamais terá tamanha potência, a começar pelas bitolas de seus cabos, que deveriam suportar mais de 240 Amperes continuamente, nem falar do alternador, bateria, circuitos de controle, etc...

    Resumindo, em time vencedor não se bota a mão.

    É justamente o fato ter um ventilador movido pelo motor, que faz do Defender um veículo capaz de rebocar até 6.5ton. Indiferente da velocidade e força, sempre haverá muito "vento" passando pelo radiador. É isso que separa um bom veículo de carga para um carro de passeio. O mesmo é observado em caminhões e cia...

    Abraços

    Clemente
    Clemente, Dinho,
    Aproveito e pergunto, qual a temperatura do fluido do 300 tdi ? Minha Defender geralmente mantém 95-97 graus. Mas quando ando na estrada com muito calor e o ar ligado por muitas horas com engarrafamento, começa a marcar 115 - 120 graus(pico 150 graus). Aí fico preocupado. Já troquei a bomba de água por uma com rotor de metal, acoplamento viscoso trocado, mangueiras novas e fluido novo. Será esta temperatura normal ? Pode ser o meu sensor de temperatura não está medindo direito ? Apesar da temperatura, o motor parece estar normal. A temperatura do cabeçote é maior que a do fluido ? Pode estar medindo a temperatura do bloco e não o fluído ? Como solução pensei em uma ventoinha elétrica dupla da range rover na frente do radiador mantendo a ventoinha mecânica, esta segunda ventoinha seria acionada pelo sensor de temperatura via relê. A minha Defender tem um monte de coisa na frente do radiador, guincho, faróis auxiliares, etc... Isto influi ? Meu carro só parece esquentar no transito pesado com muito calor.

  • #9
    Usuário Avatar de Wilson Haddad
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Exatamente.

    Não existe nenhum motivo para usar uma ventoinha elétrica como principal, apenas faz sentido para o AC nos momentos onde o carro está parado no transito. Para o motor pouco importa, pois em marcha lenta, um Diesel com injeção direta mal produz calor.

    A ventoinha tocada pela correia é capaz de emprestar até 4hp do motor para fim de refrigeração, claro, isso se o acoplamento viscoso estiver ok...

    4 hps em Watts é quase 3kW. Nenhum ventilador elétrico jamais terá tamanha potência, a começar pelas bitolas de seus cabos, que deveriam suportar mais de 240 Amperes continuamente, nem falar do alternador, bateria, circuitos de controle, etc...

    Resumindo, em time vencedor não se bota a mão.

    É justamente o fato ter um ventilador movido pelo motor, que faz do Defender um veículo capaz de rebocar até 6.5ton. Indiferente da velocidade e força, sempre haverá muito "vento" passando pelo radiador. É isso que separa um bom veículo de carga para um carro de passeio. O mesmo é observado em caminhões e cia...

    Abraços

    Clemente
    E como o mestre clemente disse só serve para o ar condicionado, meu carro possui uma o modelo e o mesmo utilizado em vans

    -20140113_143652.jpg
    Defender 110 2002 2.8 Pneus Bf 285 AT e Pajero TR4 2006 AT
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/132561-defender-110-quase-terminada.html

  • #10
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    amigos, e o mito de que Defender tem o radiador´´ligeiramente´´menor que o necessário?

  • #11
    Usuário Avatar de HelFel
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    Meccano,
    Não sei se o mito é verdade. Estou trocando o meu radiador por um modelo de um caminhão MB (salvo engano, trata-se do MB 709 - posso checar depois). Conheço algumas pessoas que fizeram essa troca e deu certinho.

    Abs

    Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    amigos, e o mito de que Defender tem o radiador´´ligeiramente´´menor que o necessário?

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    amigos, e o mito de que Defender tem o radiador´´ligeiramente´´menor que o necessário?
    Desconhecia este mito. Que eu saiba, a refrigeração do 300Tdi é eficiente, quanto ao dimensionamento do sistema. O que pega ,as vezes é a bomba d'água que pode apresentar problemas no rotor (quando de plástico) ou rolamento, principalmente as paralelas.
    Quando o sistema está OK, com o acoplamento viscoso em dia, o Defender pode rebocar toneladas por um deserto sem problemas.
    Abs
    Sergio

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