Powered by vBulletin

Uso do bloqueio da defender em asfalto na chuva

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234
  • 21/04/2012, 12:05
    Cardosoland
    Citação:

Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Falaaaa Marco,

então, seria verdade sua afirmação se, tivéssemos um eixo dirigível na traseira, assim como o Quadrasteer da GM ou sistema do Toyota Megacruiser.

Quando fazemos uma curva na areia; nota-se claramente que o carro deixará 4 marcas de pneu. Consequentemente a soma das diferenças de rotação dos eixos será diferente, infelizmente.

Faça a prova: coloque seu carro no asfalto seco, bloqueie e faça uma curva (vai devagar para não quebrar nada). O carro simplesmente travará (basta dar uma ré com o volante na mesma posição). Isso prova que sim, em curvas, sejam fechadas, abertas, rápidas, lentas no seco ou na chuva, existe sim diferença de rotação entre os eixos.

Mesmo que sejá minima a diferença, tudo que NÃO queremos na chuva, é a perda de contato do pneu com o asfalto. Como todos sabemos, basta uma pequena patinada para a aderência estar comprometida.

A questão toda se resume nas condições de pouca aderença no asfalto. Nestes momentos evita-se uma distribuição de força errada, que aponte o carro para uma reta e sem promover patinadas de roda para compensar a diferença nas curvas.

Os engenheiros não podem estar errados. Tantos anos desenvolvendo tecnologia com terceiro diferencial para chegarmos aqui e recomendar o contrário. É ruim para o carro e para segurança.

Pelo amor e segurança de todos; não bloqueiem o diferencial central na chuva! E quem insistir, pelo menos me avisa para eu não comprar o carro! rsrsr

Abs

Clemente

AHHHH: já ia me esquecendo! Papa aqui só aquele que mora cercado de ouro e muito luxo láaaaa no Vaticano! rsrsrsrs

Clemente,
    muito obrigado e parabens pela aula.
    cardoso
  • 21/04/2012, 15:43
    Fabrício Bastos
    :???:
    Citação:

Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Estamos trabalhando com uma premissa errada gente! Não há desgaste de pneus ou patinação dos mesmos com o diferencial central bloqueado! Os diferenciais dianteiro e traseiro estão livres, não há bloqueio neles, portanto as rodas giram livres!! Aqui o desgaste é da caixa de transferência somente...

Fala Marco!
    Tenho essa dúvida desde quando compramos a land a 2 anos atrás!
    Todos falam que bloqueando-se o dif central todas as rodas terão trações iguais(Acho que essa informação não procede!) vou dar um exemplo que penso toda vez que me questionam sobre o assunto:

Vamos supor que o motor forneça 100% de força. Ao chegar no Dif Central ele distribui 50% para cada eixo(50% para o diant. e 50% para o traseiro) isso com o bloqueio ligado! (se ele estiver desl. o eixo que "precisar" de mais rotação em uma curva por exemplo recebera "mais" Ex:75% pro diant. e 25 para o tras.)
    Agora quando os 50%(Dif Central bloqueado) chegam ao eixo cada roda recebe "o que quiser" (se tiver bloqueio de diferencial em cada eixo, cada roda receberia 25%(25% para direita e 25% para a esquerda) mas numa land original se estiver em uma erosão por exemplo e uma das roda no ar ela rodará em falso!
    Isso é o que entendo do bloqueio na land!
    Estou certo???:???:
    Todos que passavam perto dela falavam que podiamos ir a qualquer lugar pq o carro tem bloqueio mas pelo que eu sei de bloqueios o central não tem nada a ver com os que compramos para eixos(ARB,Eaton,etc.)
    Espero que seja isso!rsrsrs
    Land Abraço,

Fabrício!
  • 21/04/2012, 16:22
    CGAUER
    Se fosse um Mercedes Classe G, sim, ele tem 3 lockers.

Os nossos LRs tem somente um. Aliás considero isso uma vergonha para a proposta do Defender. Com a eletrônica, dos TD5 em diante, melhorou, agora se as pastilhas estiverem com lama, não ajuda muito...

Agora se ja existe confusão com o dif central, imagine os problemas gerados em decorrência do mal uso dos bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro.

Abraços

Clemente

Citação:

Postado originalmente por Fabrício Bastos Ver Post
    :???:

Todos que passavam perto dela falavam que podiamos ir a qualquer lugar pq o carro tem bloqueio mas pelo que eu sei de bloqueios o central não tem nada a ver com os que compramos para eixos(ARB,Eaton,etc.)
    Espero que seja isso!rsrsrs
    Land Abraço,

Fabrício!

• 21/04/2012, 16:42
    Fabrício Bastos
    Citação:

Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Se fosse um Mercedes Classe G, sim, ele tem 3 lockers.

Os nossos LRs tem somente um. Aliás considero isso uma vergonha para a proposta do Defender. Com a eletrônica, dos TD5 em diante, melhorou, agora se as pastilhas estiverem com lama, não ajuda muito...

Agora se ja existe confusão com o dif central, imagine os problemas gerados em decorrência do mal uso dos bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro.

Abraços

Clemente

Clemente pelo que entendi então minha suposiçao maluca está correta???
    Com todas aquelas porcentagens!kkkkkkk no final até eu achei confuso!
    Mas pelo visto está correto!

Abraços!
  • 21/04/2012, 17:32
    Marco Aurélio R Guimarães
    Está certo Fabrício!
    Falando de uma maneira extremamente simplista: quando você bloqueia o diferencial central, você tem um 4x4 comum.
    Sabe aquela situação do X, onde você entra de lado em uma erosão e uma das rodas fica sem contato com o chão? Pois é, se você estiver com o bloqueio de diferencial desligado, você ficará imóvel, pois todo o torque irá para esta roda que está no ar.
    Se você bloquear o diferencial central, esta roda que está no ar, continuará recebendo todo o torque do eixo, girando em falso, porém, as outras rodas que estão encostadas no chão vão impulsionar você. Agora, nesta mesma situação, se uma roda de cada eixo estiver no ar, você ficará imóvel novamente, pois não há bloqueio do diferencial dos eixos. Aí, somente com ARB, Eaton, etc, instalado em cada diferencial dos eixos...
    Abraço!
  • 21/04/2012, 17:40
    Fabrício Bastos
    Citação:

Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Está certo Fabrício!
    Falando de uma maneira extremamente simplista: quando você bloqueia o diferencial central, você tem um 4x4 comum.
    Sabe aquela situação do X, onde você entra de lado em uma erosão e uma das rodas fica sem contato com o chão? Pois é, se você estiver com o bloqueio de diferencial desligado, você ficará imóvel, pois todo o torque irá para esta roda que está no ar.
    Se você bloquear o diferencial central, esta roda que está no ar, continuará recebendo todo o torque do eixo, girando em falso, porém, as outras rodas que estão encostadas no chão vão impulsionar você. Agora, nesta mesma situação, se uma roda de cada eixo estiver no ar, você ficará imóvel novamente, pois não há bloqueio do diferencial dos eixos. Aí, somente com ARB, Eaton, etc, instalado em cada diferencial dos eixos...
    Abraço!

Isso ae marcão!
    Isso é que luto com todo mundo que tento explicar!kkkkk

Abraço!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:53.