Powered by vBulletin

Uso do bloqueio da defender em asfalto na chuva

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 09/04/2012, 14:52
    CGAUER
    Finalmente algo que todos concordam!

Choveu; tira o pé!

O certo é entrar na curva sem nenhum ou quase nenhum vetor de força lateral, vetor que poderia te jogar para fora da curva em eventual perda de aderência, como Diesel na pista.

Andar com faróis acesos, vidros limpos, pneus em bom estado e amortecedores em dia. São tantos fatores que garantem segurança ainda mais em dias de chuva...

Fato é, o maior risco são os terceiros... Os bêbados, a turma que anda apagada ou só acende a lanterna no meio da chuva ou anoite, os assustados que sentam o pé no freio e os pseudo Ayrton Sennas com Passat turbinados. Nem falar da santa sumidade, governo, que não obriga uso de ABS e ESP, a falta de fiscalização, condição das estradas, frota sucateada, rada em curva, etc, etc...

O que esperar de um público que prefere o Air Bag ao ABS?! O primeiro serve para amortecer a batida e talvez te poupar o rosto, o segundo evita batidas...

Com ABS e ESP evita-se mais de 50% dos acidentes!

Abraços

Clemente

Citação:

Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    So complementando a informação já prestada pelos amigos: Quer se sentir mais seguro ao dirigir na chuva com o Defender? Diminua a velocidade!!!! :concordo:

[]´s
    Rafael

• 09/04/2012, 15:05
    Marco Aurélio R Guimarães
    Grande Papa Clemente (até teve um mesmo!) ahahaha!
    Você está certíssimo! E em momento algum duvidei disso! O que contestei foi a diferença de rotação entre as rodas, que por termos o diferencial aberto, não compromete os mesmos (dianteiro e traseiro) Quanto à diferença de rotação entre os eixos e consequente sobrecarga da caixa de transferência, isto foi anotado por mim: "Seus diferenciais, dianteiro e traseiro, continuarão abertos, portanto, não haverá essa tendência de rodas compensando diferenças de rotação( aqui eu quis dizer sendo forçadas...). O que vai acontecer é que a caixa de transferência irá receber o impacto da diferença de rotação dos eixos..."

O fato é que, eu não uso, mas não vejo grande prejuízo em fazê-lo por breves períodos nestas condições citadas pelo Vini. Eu faço o que o Rafa falou, diminuindo a velocidade e dirigindo com mais prudência que o normal. Sem considerarmos questões técnicas, a realidade é que a segurança nas estradas não depende só de nossa aderência ou caixas de transferência. Diversos fatores estão envolvidos, como a visibilidade, tráfego contrário, velocidade dos outros, etc, etc. etc. Portanto, minha conclusão é que PODEMOS bloquear, porém não DEVEMOS fazê-lo e SE o fizermos, estarmos ciêntes das consequencias para o equipamento a longo prazo.
    abraços

• 09/04/2012, 18:42
    Vinicimaes
    Pessoal.
    Minha ideia com este tópico era esta mesma. Criar o ambiente para discutirmos e esclarecermos cada vez mais esta questão do bloqueio da defender. Agradeço ao Clemente pelos videos bem esclarecedores, que ajudarão à todos. Confesso que concordo com todos, que na chuva o negócio é tirar o pé, mas fico com a impressão de que o desgaste dos pneus é mais provável nesta situação do que o desgaste mecânico, todo o caso, continuemos discutindo. Consigo entender bem o funcionamento dos diferenciais nos eixos mas não consigo visualizar o funcionamento do central. Clemente, tens algum video específico do funcionamento do central?
  • 09/04/2012, 23:25
    CGAUER
    Pois é procurei bastante... Mas não achei nada muito bom.. Só alguma coisa do Subaro e EVO, mas ambos dos modelos modernos com divisor de força ativo...

Mas eu nunca desisto...

Espera aí que encontro algo...

Abs

Clemente

Citação:

Postado originalmente por Vinicimaes Ver Post
    Pessoal.
    Clemente, tens algum video específico do funcionamento do central?

• 10/04/2012, 13:00
    http://www.planetaoffroad.com/portal...blocante02.jpg
    Vini, nesta ilustração você ve as distâncias diferentes e consequente velocidades diferentes dos diferenciais traseiro e dianteiro. O diferencial central compensa essa diferença.

Abraço
  • 10/04/2012, 18:16
    Eder Bonesi
    Caro Participantes deste tópico.
    Velhos Amigos de passeios, encontros, vizinhos de longa data.
    Vou manter a minha opinião (Clemente, vou me apoiar numa frase sua para esta tese...e não teoria) sobre não haver desgaste no conjunto mecânico.
    Vou manter a minha opinião sobre um possível desgaste mínimo nos pneus. Também questionável, pois há o diferencial central e outro coeficiente de atrito, QUANDO adicionamos agua entre o asfalto e borracha. Lembrando que o coeficiente de atrito depende exclusivamente e somente da natureza das superfícies).
    Também mantenho a minha experiência positiva e segura de andar em pista extremamente molhada, ou ainda, só garoa fina e começando a molhar a pista, com o bloqueio ativado.
    A frase que eu uso quando relato esta experiência aos Amigos é: A Defender vira um Subaro NA ÁGUA!
    Tudo isso porque: No manual do proprietário afirma que o bloqueio deve ser acionado somente quando em piso de baixa aderência.
    O que poderia ter mais baixa aderência que garoa + oleo na pista? Ou ainda, um bom filete de água constante, formando um trilho?
    Quem sabe, terra + agua + oleo de uma semana sem chuva?
    Portanto, em se tratando de PISO LISO, mandem bala. A Defender de fato vira um Subaro. Esta é a minha orientação.

Um grande abraço e até os próximos capítulos. Eita novela boa essa!
  • 10/04/2012, 20:08
    CGAUER
    Eder,

a fábrica recomenda o uso do bloqueio somente em piso sem aderência, justamente pelo fato de permitir que a diferença de velocidade dos eixos sejam compensadas pelo patinar dos pneus, sem prejuízo a dirigibilidade e mecânica. Claro, o bloqueio na lama é fundamental... Mas a questão aqui é o asfalto. Em momento algum qualquer fabricante recomenda o uso do bloqueio central em asfalto molhado, nem mesmo nos Range Rover, Disco e afins. Estariam todos errados! Oras! Seria um excelente marketing para vender bloqueio. A Toyota ia recomendar uso do 4x4 na chuva para seus 4x4 part time com roda livre... rsrs

O contato com asfalto molhado é algo binário. Até começar a derrapar, temos um contato firme com MUITA aderência se comparado a terra molhada e cascalho, mas assim que acontece a primeira derrapada, a área de contato do pneu passa a ser envolvida com água, que acaba por fazer o carro escorregar. Por esta razão um carro com pneu travado escorrega 10x mais na chuva que outro sem travar.

Filme de água só é problema em velocidade altas, velocidades onde o problema passa a ser o aqua-planning. Neste caso se é ou não 4x4, pouco interessa, pois as rodas sequer tem contato com o chão, estão esquiando. Aliás está no Correio Técnico da Revista 4Rodas a das bancas, uma pergunta se tração integral evita aqua-planning... Como colocando mais peso no eixo, enxugando o asfalto?! Cada uma...

Não se pode confundir aqua-planing com asfalto molhado. No primeiro o carro sequer tem contato com o piso, no segundo tem, porém a razão de aderência é menor e quando passa a escorregar, perde-se quase toda a dirigibilidade.

Pensem num escorregador de parque de diversão; quando molhado pode até grudar. Aqueles de parque aquático tem MUITA água para aí sim você deslizar sem entrar em contato direto, mas perceba a escala dos fatos.

Vejam um tênis (calçado), que antes de secar chega até grudar no chão, gruda mais que quando seco.

Não é porque tem um pouco de água que toda aderência se foi, apenas a divisa entre firme e escorregando que diminui. Na chuva deve-se ao máximo preservar o contato, mesmo que pouco, para não escorregar, por isso andamos devagar e com cautela à pé em chão de cozinha molhada (sem forçar escorregadas). Os humanos fazem por instinto, ESP, ABS e TC built-in!

Em resumo, andando bloqueado você nada mais faz do que forçar os pneus a obrigatoriamente derraparem nas curvas, nem falar do fato que a vontade natural do sistema bloqueado é de ir reto. É justamente isso que ninguém quer.

O desgaste dos pneus obviamente é mínimo, agora o mesmo não é verdade para as homocinéticas, cardans, diferenciais, etc...

Quando uma roda escorrega para corrigir o desequilíbrio da tração resultante do uso bloqueio, esta roda estará sem aderência e as demais em seu limite. Em piso molhado interessante é ter aderência nas 4 rodas e a força uniformemente distribuída conforme a necessidade.

A imagem colocada pelo Marco explica tudo.

Eu paro por aqui e sugiro que jamais andem na chuva bloqueados. Quem quiser insistir, que faça por sua conta e risco. De preferência longe dos demais.

Abraçooooo

Clemente

Citação:

Postado originalmente por Eder Bonesi Ver Post
    Caro Participantes deste tópico.
    Velhos Amigos de passeios, encontros, vizinhos de longa data.
    Vou manter a minha opinião (Clemente, vou me apoiar numa frase sua para esta tese...e não teoria) sobre não haver desgaste no conjunto mecânico.
    Vou manter a minha opinião sobre um possível desgaste mínimo nos pneus. Também questionável, pois há o diferencial central e outro coeficiente de atrito, QUANDO adicionamos agua entre o asfalto e borracha. Lembrando que o coeficiente de atrito depende exclusivamente e somente da natureza das superfícies).
    Também mantenho a minha experiência positiva e segura de andar em pista extremamente molhada, ou ainda, só garoa fina e começando a molhar a pista, com o bloqueio ativado.
    A frase que eu uso quando relato esta experiência aos Amigos é: A Defender vira um Subaro NA ÁGUA!
    Tudo isso porque: No manual do proprietário afirma que o bloqueio deve ser acionado somente quando em piso de baixa aderência.
    O que poderia ter mais baixa aderência que garoa + oleo na pista? Ou ainda, um bom filete de água constante, formando um trilho?
    Quem sabe, terra + agua + oleo de uma semana sem chuva?
    Portanto, em se tratando de PISO LISO, mandem bala. A Defender de fato vira um Subaro. Esta é a minha orientação.

Um grande abraço e até os próximos capítulos. Eita novela boa essa!

• 10/04/2012, 20:31
    lipe20
    Mantenho a posição do Clemente.

Só para efeito de comparação, carros de arrancada andam 100% bloqueados nas rodas de tração pois a única função é ir reto e o mais rápido possível, tente manobrar um carro desse num espaço curto.

Andei muito no autódromo e, o bloqueio até certo ponto ajuda mas ter bloqueado 100% como o bloqueio do diferencial central faz não é nada recomendado.

Acaba por força todo conjunto motriz, pois a tendência é ir reto!

Pista molhada não faz perder aderência se perde-se seria impossível andar na chuva. Aquaplanagem é que faz perder aderência.

As ranhuras dos pneus justamente fazem o papel de escoar a água lateralmente para manter o contato do pneu no solo, mantendo a aderência.

Claro em estrada normal, digo não serra, vc quase não nota a diferença.
  • 10/04/2012, 20:41
    Vinicimaes
    Clemente. Só mais uma pergunta. Se eu levantar as duas rodas dianteiras e deixar o central desbloqueado, engatar uma primeira marcha e desembrear, as rodas traseiras ficarão paradas e as dianteiras girando? Se na sequencia eu bloquear o diferencial central nesta mesma condição (rodas dianteiras levantadas), o carro tenderá a se movimentar só com as traseiras?
  • 10/04/2012, 21:18
    plnx
    Citação:

Postado originalmente por Vinicimaes Ver Post
    Clemente. Só mais uma pergunta. Se eu levantar as duas rodas dianteiras e deixar o central desbloqueado, engatar uma primeira marcha e desembrear, as rodas traseiras ficarão paradas e as dianteiras girando? Se na sequencia eu bloquear o diferencial central nesta mesma condição (rodas dianteiras levantadas), o carro tenderá a se movimentar só com as traseiras?

Pensamento Correto, acrescentando ainda que no primeiro teste você poderia levantar apenas uma roda (qualquer uma) e apenas aquela se moveria.

Obs.: Este pensamento é correto quando não há eletrônica envolvida, acabei de prestar atenção que sua Defender é 2010 e acredito que tenha controle de tração e vai fazer a prática ficar diferente da teoria
  • 10/04/2012, 21:52
    Estamos trabalhando com uma premissa errada gente! Não há desgaste de pneus ou patinação dos mesmos com o diferencial central bloqueado! Os diferenciais dianteiro e traseiro estão livres, não há bloqueio neles, portanto as rodas giram livres!! Aqui o desgaste é da caixa de transferência somente...
  • 11/04/2012, 18:12
    elemarmb
    Estou a alguns dias tentando entender porque com o bloqueio central ativado o
    veiculo tende a manter a reta ?

Afinal temosas rodas dianteiras esterçadas e com alguma tração tirando o veiculo
    da reta, parece-me de forma mais eficaz que com rodas dianteiras sem tração!

Estou pensando em carro com tração apenas traseira, por exemplo um fusca
    ou uma camioneta!

Não entendo porque tende a seguir reto, pois é contra-intuitivo!

P.S. Tenho pouca experiência . . .
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:10.