Pois é, o embuchamento não vai ajudar.
Quanto à durabilidade das pastilhas, admito que posso ter superestimado. Comprei o carro com 23 mil km e supus que a última troca tinha sido a da nota fiscal, com 10 mil km. Mas é possível que o dono anterior tenha trocado novamente as pastilhas pouco antes de me vender a viatura. Mas entre 23 mil km e 60 mil km usei o mesmo jogo com certeza. Dá 37 mil km.
Essa coisa de durabilidade de pastilha de freio deve depender do estilo de direção do motorista, entre outros fatores. Mas o principal fator é o “olhômetro” do mecânico. Tenho outro carro e ele tem o sensor de desgaste da pastilha. Quando o jogo de pastilhas tinha 30 mil km de uso, o mecânico disse que estava gasto e que precisava trocar. Eu falei que iria esperar o sensor acusar o desgaste. Pois bem, o aviso só pintou com 55 mil km, 25 mil km depois do “olhômetro” indicar desgaste excessivo. Minha opinião, hoje, é que quando o carro não tem sensor a gente acaba trocando muito cedo as pastilhas, até para evitar o desastre de estragar o disco de freio. A questão é justamente o quanto de prudência devemos ter. Na dúvida, talvez o mais correto seja trocar com 20 mil km mesmo. É um item muito barato.
Se eu trocar as pastilhas nas próximas semanas, vou tentar fotografar a nova e a usada para comparar.
Mas entre 23 mil km e 60 mil km usei o mesmo jogo com certeza. Dá 37 mil km.
Essa coisa de durabilidade de pastilha de freio deve depender do estilo de direção do motorista, entre outros fatores. Mas o principal fator é o “olhômetro” do mecânico. Tenho outro carro e ele tem o sensor de desgaste da pastilha.
Quando tinha um Freelander, trocava as pastilhas de 24.000 em 24.000 km e salvo engano, elas tinham sensor de desgaste.
No painel do carro tem uma luz vermelha mais ou menos nesse formato -> (O)
Ali é onde fica indicado o estado de desgaste das pastilhas.
Neilson,
Quando pesquisei a compra da pastilha verifiquei essa questão do sensor e vi que as pastilhas indicadas para a FL 1 não têm sensor. Dei uma olhada no manual RAVE e também não há menção ao sensor. As últimas pastilhas que coloquei nela certamente não têm sensor. Agora fiquei encucado com essa possibilidade que vc levantou. Vou tentar verificar diretamente no carro.
Valeu!
Eu tinha salvo em outro HD uma discussão em um fórum onde afirmavam que a FL1 tem sensor, mas um mecânico especializado lá de fora matou a charada, não tem sensor. A verificação de vida útil das pastilhas é feita através da medição da pressão do fluído de freio. Quando as pastinhas se aproximam do fim da sua vida útil, há uma diferença nessa pressão e a ECU sinalizada no painel nessa luz vermelha com o formato (O) e uma exclamação no meio.
Neilson,
Muito interessante esse mecanismo. Substitui o sensor de uma forma inteligente. O único senão é que essa luz parece ser a mesma que acende quando o fluido de freio está baixo. Pode confundir o motorista. Eu provavelmente nunca vou testar o mecanismo. Você deve ter notado que tenho pé leve para frear, sou um grande economizador de pastilhas. Mas pelo jeito tenho o "poder" de torná-las barulhentas com pouco tempo de uso. A oficina onde levo minha viatura atende outras FL e o mecânico diz que eu sou o único a reclamar do assovio nos freios. Vai entender...
Abs,
SM-S
Neilson,
Muito interessante esse mecanismo. Substitui o sensor de uma forma inteligente. O único senão é que essa luz parece ser a mesma que acende quando o fluido de freio está baixo. Pode confundir o motorista. Eu provavelmente nunca vou testar o mecanismo. Você deve ter notado que tenho pé leve para frear, sou um grande economizador de pastilhas. Mas pelo jeito tenho o "poder" de torná-las barulhentas com pouco tempo de uso. A oficina onde levo minha viatura atende outras FL e o mecânico diz que eu sou o único a reclamar do assovio nos freios. Vai entender...
Abs,
SM-S
SM-S,
Eu também achei legal, embora concorde que deveria ser um indicador diferente, mas nesse caso a pastinha realmente teria que ter sensor.
De fato você é uma excessão. Durante o tempo que tive FL (~ 75.000 km), troquei as pastilhas 3 vezes e felizmente nenhuma delas a pastilha assobiava.
Meu pai arrematou uma Land Rover Freelander 5DR 25L 2005/2005 num leilão recentemente. Vimos o carro antes e estava aparentemente bom. Constava que o carro ligava e tal. Arrematamos o carro por 17 mil reais.
O carro saiu do pátio rebocado, sendo colocado no reboque por uma empilhadeira. Ao chegarmos em casa, ingrata surpresa: as 4 rodas do carro estão travadas!!!!!
Meu pai foi na Land Rio e eles disseram q só levando o carro lá, mas tem que ter a documentação do carro. Mas como? O leilão leva até 90 dias, eu acho, para fornecer os documentos.
Enquanto isso, meu pai já tentou de tudo. Arrumou um mecânico que disse que o problema era na caixa de transmissão do carro. Notamos também que as rodas estão com os aros meio amassados por dentro...
Sei que é mto difícil alguém nos ajudar assim no escuro, mas gostaríamos de uma luz, pq o carro está dormindo há uma semana na rua, pq não conseguimos colocá-lo na garagem.
Meu pai arrematou uma Land Rover Freelander 5DR 25L 2005/2005 num leilão recentemente. Vimos o carro antes e estava aparentemente bom. Constava que o carro ligava e tal. Arrematamos o carro por 17 mil reais.
O carro saiu do pátio rebocado, sendo colocado no reboque por uma empilhadeira. Ao chegarmos em casa, ingrata surpresa: as 4 rodas do carro estão travadas!!!!!
Meu pai foi na Land Rio e eles disseram q só levando o carro lá, mas tem que ter a documentação do carro. Mas como? O leilão leva até 90 dias, eu acho, para fornecer os documentos.
Enquanto isso, meu pai já tentou de tudo. Arrumou um mecânico que disse que o problema era na caixa de transmissão do carro. Notamos também que as rodas estão com os aros meio amassados por dentro...
Sei que é mto difícil alguém nos ajudar assim no escuro, mas gostaríamos de uma luz, pq o carro está dormindo há uma semana na rua, pq não conseguimos colocá-lo na garagem.
Caro amigo aventureiro: voce pagou uma bagatela de 17 mil num carro que se bem cuidado passa dos 40. Me parece que rodas travadas e tudo mais precisa de um mecanico que sabe de LR e etc, mas veja: aparentemente talvez valha a pena vender as peças. Faz um orçamento quanto fica para colocar o carro de pé... depois pensa!
FreeLander HSE V6 Rover LR --> OutLander V6 MIVEC - MIT + Jeep Willys 58 "Chico" --> TR4 e Outlander 2.0
Boa noite galera ,sou novo aqui no Forum e, acabei de comprar uma freela 2006 verde com interior bege . O carro tá com 65K ,mas parece novo ,pois não tem um arranhão sequer .Vou levar para dar uma geral no estofamento ,pois não sei quem andou sentando nele! rsrsrs, desci a serra de Teresópolis e peguei a 040 ,como anda gostoso esse carro ,andei vendo aqui no forum que alguns participantes andaram falando sobre a desaparecimento do liquído de refrigeração do motor .Gostaria de saber se seria aconselhavel a colocação de um sensor de temperatura no bloco do motor ,pois em caso de vazamento ele poderia avisar sobre o aumento da temperatura antes que o problema fique serio,porque queimar a junta e quebrar o motor sai bem mais caro que o sensor.
Desde já agradeço a atenção de todos . Ps. a minha mulher já está com ciúmes do carro !
Bom dia! Tenho uma Freelander HSE 2005 - 4 portas, o vidro lateral (lado do passageiro) do porta malas quebrou e não encontro, o forro do teto também está descolando e não sei quem arrume. Preciso fazer estes dois serviços para vender o carro. Alguém conhece quem faça estes serviços? Abraços!